TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Centro Universitário Anhanguera- Unidade Santo André

DESAFIO PROFISSIONAL

Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade

Curso: Pedagogia/ Licenciatura

Santo André /2015

Introdução

             Durante o desafio profissional participou-se de varias pesquisa sobre atividades curriculares, da lei de diretrizes e bases da educação nacional (LBDEN), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares para Educação, Referencia Curricular para a Educação infantil, como também de festas envolvendo dia das Mães /Pais, sem exceção de famílias, homo afetivas entre outras.  

            Este desafio foi elaborado com objetivo de mostrar os importantes aspectos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo, analisando a legislação que auxilia o respeito às diversidades culturais e avaliando as  práticas do multiculturalismo, na construção do projeto Pedagógico Curricular das escolas. É uma pesquisa baseada nos estudos teóricos referentes aos temas do multiculturalismo.

            Analisamos criticamente o vídeo da escola Ednéia Garcia, onde crianças homenagearam suas mães, como estamos em um país onde temos uma diversidade de culturas, concluímos baseadas nas leis que esta apresentação deveria estar voltada, não somente para as mães e sim para a pessoa de seu âmbito familiar que ela considera importante. 

     

       

.  

     Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ás diversidades e ao multiculturalismo.

Documento

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo. 

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) 

    A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. Valorização do profissional da educação escolar. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. Consideração com a diversidade étnico-racial. Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação. 

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) 

     Qualidade para guiar as equipes escolares na execução de seus trabalhos. Aperfeiçoamento do profissional, para lidar com as diferenças entre as pessoas tais como religião, raça, sexo, poder aquisitivo etc. Padronizar o ensino no país. Promover ações pedagógicas, mediar conflitos das relações interculturais. Em sua abordagem, os parâmetros curriculares nacionais definem que os currículos e conteúdos, não podem ser trabalhados apenas como transmissão de conhecimentos, mas que as práticas docentes devem encaminhar os alunos rumo à aprendizagem.

 

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana 

    Promover a educação, Combater o preconceito racial  e a discriminação, reconhecer e valorizar as histórias e culturas no Brasil.     Valorização e respeito à história da resistência negra e da cultura dos africanos e seus descendentes. Igualdade de direitos sociais, civis, econômicos e culturais, assim como a adoção de políticas educacionais e de estratégias pedagógicas que valorizem a diversidade, visando superar a desigualdade étnico-racial presente na educação escolar brasileira, nos diferentes níveis de ensino. 

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume1. 

    Respeito à dignidade aos direitos das crianças, com suas diferenças sociais econômicas religiosas etc. Direito de brincar e expressar pensamentos. Conhecimentos prévios de qualquer natureza, que as crianças já possuem sobre o assunto, já que elas aprendem por meio de construção interna, ao relacionar suas ideias com as novas informações de que dispõem, e com as interações que estabelece. Considerar as diferença entre as crianças, e propiciar uma educação baseada em condições diversas de aprendizagem e desenvolvimento, respeitando cada uma em seu aspecto global. 

   

Titulo: Comemoração do Dia das Mães – Escola Ednéia Garcia

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UJC-3MXP8No

Acesso em 18/03/2015

Analise Critica

            Assim que observamos o vídeo notamos a frase: “Mãe com você a vida é mais colorida”.

    Entretanto não podemos esquecer que algumas crianças, são criadas por outras pessoas. 

No vídeo relata especificamente a comemoração do dia das mães  , mas poderia ser comemorado este dia com outros temas como: 

            O dia do amor ou o dia especial, onde cada criança pudesse levar a pessoa de seu âmbito familiar que ela considere importante e que ame mesmo que não seja  a figura materna, assim entenderia melhor que afeto, proteção, educação e amor podem ser dados por aquele que educa. 

            Por isso é tão importante frisar a diversidade na escola, pois o amor é constituído com a conivência. Cada pessoa independente de sua diversidade tem a capacidade de educar, orientar e dar uma diretriz aos seus filhos. 

            É obrigação da escola saber orientar e respeitar as diferenças, e passar para seus alunos a importância da convivência, com a diversidade das famílias que temos nos dias atuais. 

    Aspecto que podem ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade e o multiculismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (147.7 Kb)   docx (186.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com