TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.552 Palavras (11 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Universidade Anhanguera-UNIDERP

Centro de Educação a Distância

CURSO PEDAGOGIA - LICENCIATURA

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade

NAVIRAÍ/MS

2015

[pic 2]

Universidade Anhanguera-UNIDERP

Centro de Educação a Distância

CURSO PEDAGOGIA- LICENCIATURA

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade

Fabiola Franciélle de Fatima        RA 1706169969

Maiara Soares Brito                RA 2852206881

Silvana Maria Louza                RA 2857867199

Elisandro Troni Campos         RA 1715263963

Cristhiane Moraes dos Santos        RA 1706794594[pic 3]

.

NAVIRAI/MS

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO                                                                        1
  2. DESAFIO PROFISSIONAL                                                                2
  1. LEGISLAÇÃO                                                                        2
  2. ANÁLISE DA COMEMORAÇÃO DA ESCOLA                                        3
  3.  DESENHOS PEDAGÓGICOS COM ORIENTAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE E O MULTICULTURALISMO                                        4
  1. DISCUSSÃO DO RESULTADO                                                        5
  2. CONSIDERAÇOES FINAIS                                                        6
  3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS                                                7


  1. INTRODUÇÃO

                Ao apresentar este trabalho estamos abordados os temas estudados no 1º semestre: Estrutura e Organização da Educação e Diversidade. Nos documentos: Lei e Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), Parâmetros Curriculares Nacional (PCN), Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação das Relações Étnicos-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1, será observado os principais aspectos abordados sobre diversidade e multiculturalismo. Em seguida será apresentado em uma análise crítica o conteúdo de uma comemoração do dia dos pais em uma escola, conteúdo retirado da internet, observando o evento citado, como foi abordado o tema do Multiculturalismo e Diversidade.

                O ultimo passo será utilizando-se visualmente de desenhos feitos por crianças descrever em que aspectos eles podem ser abordados em uma sala de aula com o intuito de valorizar o Multiculturalismo e Diversidade. O objetivo desse trabalho é discutir o tema da diversidade que está ligada aos conceitos variáveis de diferentes ângulos de visão ou de abordagem.

                A diversidade também é uma cultura e representa a forma de ser pensar, diferenciando um individuo do outro, é uma forma de garantir que a cidadania seja exercida na sociedade, com tolerância, respeito e educação para com todos, ou seja, propagando a disseminação de respeito e a fraternidade entre todos.  A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e a verdade muitas das vezes também podem ser encontradas na comunhão de contrário, na intersecção de diferença ou ainda na tolerância mútua. A diversidade é as diferentes características das pessoas cada uma tem defeitos e qualidades diferentes. É nosso objetivo é analisar a legislação que ampara o respeito às diversidades culturais e avaliar as implicações prática multiculturalismo na construção do Projeto Pedagógico Curricular das escolas.

        2.  Desafio Profissional

  1. Legislação

        Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo e pontos de leis.

Documentos

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo

Lei e Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)

 A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

Tem o proposito de proporcionar aos alunos o acesso ao conhecimento relevante para exercer a cidadania. 1º a 4º serie tem objetivo de estabelecer uma referencia curricular de apoio das escolas integrantes. 5º a 8º serie tem o sistema de ensino com base nacional curricular das escolas. Para o ensino médio os PCN auxiliam os educadores na reflexão da pratica diária em sala de aula.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Essa lei deve ser compreendida como uma vitória nas lutas históricas empreendidas pelo movimento negro brasileiro em prol a educação. A escola é uma das instituições sociais responsáveis pela construção de representação positiva dos afros- brasileiros.

A inclusão de historia e cultura Afro-brasileira e africana nos currículos da educação básica trata-se de decisão política, com repercussões pedagógicas inclusive na formação de educadores.

Essa resolução se estabelece de orientação, princípios e fundamentos para planejar a avaliação da educação, e tem por objetivo, promover a educação de cidadão atuantes e conscientes da sociedade multicultural e das diversas etnias do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas rumo á construção de nação democrática.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 01.

Referente às creches, pré-escolares, considera a primeira etapa da educação básica, com objetivo do desenvolvimento integral da criança até os 06 (seis) anos de idade.

Considerando-se as especialidades afetivas, emocionais, sociais de crianças de 0 (zero0 a 06 (seis)  anos. Podem contribuir para o exercícios da cidadania estando ligados nos seguintes princípios:

O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, o direito das crianças a brincar, o acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, a socialização e participação e ao desenvolvimento de sua identidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (226.6 Kb)   docx (91.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com