TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e diversidade

Por:   •  7/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.001 Palavras (9 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

Curso de Pedagogia

Polo Joana Angélica

Desafio profissional: Estrutura e Organização da Educação Brasileira e

Educação e diversidade

Professor ª Maria Clotilde Bastos

   Nome                                                      RA

 

                               Maria Jose Conceição Santos Borges         392088

                                                          Salvador

25 de setembro de 2015

Introdução

Atualmente vivemos uma crescente preocupação com a formação e identidade da futura geração, onde a base da educação tem que ser bem alicerçada com parâmetro bem definidos.

A escola é o local onde se lida com diferente cultura, onde vivencia o a diversidade e o multiculturalismo tema que ainda causa polemicas, por isso tem a missão de instruir, tanto alunos como o corpo decente e funcionário sobre as diferenças relacionadas á raça, religião, idade, sexo, opção, sexual, condição física e outras que encontramos no dia a dia

As instituições de ensino deve organizar o seu PPP, tendo a intenção de desenvolver o currículo de forma integrada, com conteúdos abordados em todas as disciplinas. O currículo da escola deve trabalhar em favor da formação de identidades abertas a pluralidade cultural.

É preciso existir atividades que trabalhem o multiculturalismo a diversidade, possibilitando o aluno a conhecer a diversas culturas, principalmente as influencia indígenas e africanas na cultura brasileira, e não a dos colonizadores como muitos fazem só cantam música America, apresentações estilo americano e nada dentro da nossa cultura.

E de grande importância trabalhar a identidade cultural das famílias, das crianças atendidas, para que elas possam perceber as diferenças entre cada ser humano, entre elas e seus colegas de classe, sendo assim os diferentes costumes familiares e grupos social, religioso que cada um vive, permitindo construir de maneira coletiva a valorização do outro tendo como principio a própria realidade, e seu conhecimento de mundo.

Este trabalho tem como o objetivo de avaliar como também fazer refletir as diferentes normas brasileiras que auxiliam na formação do cidadão brasileiro, as como também sugestões no uso de trabalho pedagógico para a realização da criação de currículos escolares eficazes que valoreis a nossa cultura e suas influencias, e ao próximo como independente de sua raça, religião, opção sexual, ou condição física ou psicológica. Tendo tolerância à opinião do outro e sua forma de viver. Mostrando assim que todos podem viver em paz através do respeito.

Desenvolvimento

Todos nos possuímos características diversificadas que influenciam as nossas ações na sociedade. A nossa formação ocorre por meio de conhecimentos adquiridos no convívio com a sociedade, em grupo com pessoas de diferentes culturas, seja elas políticas, religiosas ou diferença física e étnica.

A escola sendo um local onde encontramos uma diversidade cultural entre os alunos deve estar comprometida em propiciar, através de diversas linguagens, a construção do saber, do conhecimento, preparando o educando para a transformação do mundo.

O professor, assim como o gestor e o coordenador precisa pautar na legislação apoiado na sua pratica pedagógica de acordo com que diz os documentos, alguns documentos tratam da necessidade de observar a diversidade e o multiculturalismo nas escolas.

O Projeto Pedagógico Curriculares das escolas devem estar de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes e Curriculares Nacional para a Educação das Relações Ètnicos-Raciais e ora o ensino de isHhhHHidsmjdfjhjihdchjj         História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, revelam alguns aspectos que abordam os temas sobre o multiculturalismo e a diversidade cultural.

Abaixo os principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito ás diversidades e ao multiculturalismo.·.

Documentos

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito ás diversidades e ao multiculturalismo

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN (9.394/96)

O art.26 afirma que as instituições de ensino fundamental e médio sejam publica ou privado torna-se obrigatório o estudo da historia e cultura afro-brasileira e indígena. No 1 parágrafo indica que o conteúdo programático devera incluir vários aspectos da historia e da cultura a partir dos dois grupos étnicos em questão. A partir dessa lei pretende-se instituir a melhor forma de abordar as questões de diversidade em sala de aula, não somente tratando das cultuas afro-brasileiras e indígenas, mas todo tipo de diferenças que de certa forma influencia na formação da cultura brasileira.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

A pluralidade cultural é um dos temas proposto neste documento, mostra as ações realizadas para promover a inserção de negros e indígenas no sistema de cotas, no ano de 2003 passou a serem obrigatórias às temáticas de historia e a cultura do negro no Brasil, nos currículos escolares com a lei 10.639/03.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Ètnico-Rciais e para o Ensino de Historia e Cultura Afro-brasileira e africana.

Este documento complementa o debate sobre a implementação da LDB alterada pela lei 10.639/2003 na educação básica. Constituído por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação e a Secretaria especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ele traz ao conhecimento com marcos legais das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Ètnico-Raciais e para o Ensino da Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana, o sistema escolar foi escolhido como ferramenta para mudar a imagem social.

Referência Curricular Nacional para a Educação Infantil Volume um.

Mostra que cabe ao professor a tarefa de individualizar as situações de aprendizado oferecidas ás crianças, considerando suas capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas assim como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens socioculturais diversas.  O professor deve planejar e oferecer uma aprendizagem que respeitem as necessidades e ritmos individuais, visando enriquecer e ampliar as capacidades de cada criança, já que são diferentes entre si, com características próprias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (133.2 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com