TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.143 Palavras (9 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 2]

Belo Horizonte (MG) Unidade1

Curso: Pedagogia

Disciplinas: Estrutura e Organização da Educação Brasileira e

                  Educação e Diversidade

Desafio Profissional: Diversidade e Multiculturalismo

Nome: Magda de Fátima Almeida – RA : 8740119445

      Tutora: Ana Flávia

      Belo Horizonte - MG

Sumario:

1..................Capa.

2..................Introdução.

3.................Desenvolvimento.

4.................Considerações finais.

5.................Referencias Bibliográficas.

                

1-Introdução

O presente trabalho refere-se à diversidade cultural nas escolas, as consequências dessa interação de culturas bem como os desafios que os professores enfrentam ao abordar o este tema, quais estratégias estão sendo utilizadas nesse processo de inclusão da diversidade dentro das escolas. O objetivo é analisar as práticas pedagógicas das escolas, permitindo avaliar o que tem sido feito para melhorar a integração dos alunos de nacionalidades e culturas diferentes na sala de aula. Pois administrar as diferenças é um grande problema para os educadores.

A metodologia usada foram pesquisas baseadas nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil Volume 1, documentos os quais  amparam o respeito a diversidade e o multiculturalismo presente nas escolas, enriquecida com algumas entrevistas  através de vídeos da Univesptv e noticiário da revista Veja e Nossa escola, encontrados pela internet , trazendo assim informações importantes para a realização de todo trabalho.

        A diversidade e o multiculturalismo são temas importantes a serem tratados no sistema de ensino. (As diferenças podem ser uma forma de interação entre os alunos). A escola tem um papel importante no processo educativo, podendo favorecer o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos como também desenvolver a capacidade de cada um crescer como enquanto aluno e futuramente enquanto cidadão.

        

“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”.

                                                              (Paulo Freire)

2-Desenvolvimento

A educação é para todos é o que diz a constituição federal de 1988, mas diante dessa afirmativa será que esse direito abrange a todos os indivíduos da sociedade.

    E quando se trata da diversidade multicultural dentro das escolas, elas estão preparadas para enfrentar essa situação de forma democrática e sensata¿.

O que podemos perceber é que infelizmente as escolas de um modo geral não estão preparadas para tal situação. O respeito à diversidade é o primeiro passo para garantir que a escola tenha sucesso na temática citadaacima. Porque, os educadores tem tanta dificuldade de implantar diversidade dentro das escolas já que existem leis,diretrizes onde se tem orientação para que isso aconteça,é o caso do PCN que são os ParâmetrosCurriculares Nacionais que servem para auxiliar o professor na reflexão e discussão de aspectos do cotidiano na pratica pedagógica, ou seja, é uma diretriz para que os currículos escolares possam ser melhorados de acordo com a realidade do ensino atual. Mas para que isso aconteça o professor,juntamente com a coordenação escolar devem trabalhar juntos para quepossam aplicar atividades de inclusão, trabalhando a afetividade do individuo (crianças), desmitificando para ela a questão da diversidade da liberdade de culturas existentes em nosso cotidiano.

A educação de hoje não pode ser como antigamente em que o aluno só aprendia o técnico assim estava bom era uma tradição aprender assim, Paulo freire comparou esse tipo de educação como sistema bancário em que “o professor é o depositante e o aluno o depositário restando apenas render juros” e nos dias atuais esse tipo de ensino seria mortal para a sociedade.

    Nos dias atuais a criança tem que ter uma identidade criada capaz de enfrentar varias situações difíceisem seu cotidiano como racismo, orientação sexual, religião entre outras do dia a dia, esses indivíduos (crianças) tem que ter o conhecimento técnico, mas além de tudo ter uma identidade crescida melhorada como cidadãos.Outra situação que nos leva a reflexão sobre a educação no geral,é com respeito a inclusão de alunos com dificuldades intelectuais e necessidades especiais ,gostaríamos de pensar que a escola estivesse preparada para isso na verdade não está,não se aceitam esses indivíduos com  naturalidade,”aceitar alunos com dificuldades de aprendizado é uma coisa garantir o real acesso ao conteúdo é outra”(Sheila Pinheiro psicopedagoga)em outras palavras a inclusão na pratica é diferente da do papel.E nesse contexto  a escola deve assegurar uma resposta educativa adequada as necessidades desses alunos em seu processo de aprendizagem  buscando serviços de apoio pedagógico especializado necessário para o desenvolvimento intelectual dos alunos.Mas se existem as Leis de Diretrizes e Base da Educação para que essa inclusão seja feita, qual a dificuldade que as escolas enfrentam nesse contexto,acima de tudo a inclusão é uma obrigação das

escolas é assim que diz a lei,mas se a escola não está preparada ou não tem profissionais preparados,peça ajuda ao governo e verba para treinar professores e auxiliares para que essa inclusão possa ser feita desde a adaptação, até a interação com outras crianças e com  atividades praticas em sala de aula.

 “Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos cabendo às escolas organizarem-se para atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais assegurando condições necessárias para uma educação de qualidades a todos (MEC/ SEESP, 2001).”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (166.9 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com