TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e organização da educação Brasileira

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 6

        [pic 1]     UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP           [pic 2]   

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO DE GRAJAÚ/MA

CURSO DE PEDAGOGIA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DISCIPLINA: Estrutura e Organização da Educação Brasileira

TUTOR A DISTÂNCIA: Djalma Silveira

TUTORA PRESENCIAL:

ACADÊMICO/A:

 

 

TEMA: Estrutura do Sistema de Ensino: Federal, Estadual e Municipal

Acadêmicos/a;

Grajaú/MA

2013

Estrutura organização do Sistema de Ensino no Brasil

Para avaliar a educação brasileira devemos primeiramente analisar as mudanças ocorridas dentro da sociedade, às transformações políticas, sociais e culturais nas quais influenciam diretamente o sistema educacional de ensino.

Um dos principais fatores que afeta fortemente a educação é a ideologia neoliberal, que defende a não participação do governo na economia, sendo o mercado absolutamente livre impulsionando o crescimento econômico e desenvolvimento social do país, surgindo assim às instituições públicas e privadas.

As escolas particulares são conhecidas por seu bom desempenho e índices elevados de ensino, onde seus alunos entram nas melhores faculdades do país, conseguindo assim uma formação acadêmica de ótima qualidade. Entrando em contraste com as escolas públicas, sendo diversas vezes esquecidas pelo poder público, tendo os piores índices nacionais, onde são poucos alunos que concluem com êxito o nível superior demonstrando desigualdade da aprendizagem. Levantando uma polêmica discussão, onde o governo estaria apenas interessado em criar trabalhadores alienados como demonstra o filme Tempos Modernos de Charles Chaplin, que não questione e muito menos critiquem o seu modo de governar.

Observando o contexto histórico, o Brasil a partir de 1930 depois de crises e com a Revolução Industrial, o país sentiu a necessidade de investir no sistema educacional. Estando a preocupado somente com a formação de mão de obra qualificada para preencher o mercado de trabalho, porque quanto mais empresas mais empregos, quanto mais emprego mais trabalho, e quanto mais se trabalha menos crítica e questionamentos políticos e sociais.

Em 1934 a nova Constituição Federal, falou pela primeira vez que a educação era um direito de todos, sendo de responsabilidade da família e dos poderes públicos. Sendo um grande marco para a educação, em 1961 a educação brasileira foi marcada pela criação da Lei de Diretrizes e Bases nº 4.024/de 20 de Dezembro. Essa lei determinava a organização do ensino, que cada setor teria seus responsáveis melhorando assim a qualidade do ensino oferecido tanto pela rede pública quanto pela particular. Levou 13 anos para que a LDB entrasse em vigor. Fatores históricos como: Crise de 1929, queda do café, Ditadura militar (1964), Nova República, enfim tudo influenciou a educação ter se transformado no atual sistema de ensino.

A LDB veio para estabelecer os objetivos, os direitos e deveres educacionais bem como organizar e definir as responsabilidades das diferentes esferas do poder público, além de determinar os níveis e modalidades de ensino, sendo elas:

  • Educação básica, composto do ensino infantil, fundamental e médio.
  • Ensino superior
  • Educação especial
  • Educação de Jovens e adultos (EJA)
  • Educação Profissional

Como diz o ditado popular “nem tudo o que reluz é ouro”, nem tudo o que está no papel reflete a realidade vivenciada por cada cidadão, e como jovens atuantes, deveram lutar para que a lei se faça cumprir. A LDB garantiu alguns princípios, que são eles: Liberdade para aprender, ensinar, pesquisar, igualdade do ensino no acesso e permanência na escola, viver sua cultura, pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, o respeito ao outro, valorização com o professor e do aluno.

A lei estabelece as responsabilidades das esferas federal, estadual e municipal, perante os níveis e modalidades da educação.

A educação infantil: primeira etapa da criança na escola (0 A 5 anos), onde se devem desenvolver seus aspectos físicos, psicológicos, social.

O ensino fundamental: No artigo32 da LDB, mostra os objetivos desse ensino.

1- o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meio básicos plenos desenvolvimentos da leitura, escrita e do calculo.

2- a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que fundamenta a sociedade.

O ensino fundamental: é divido em duas etapas.

1: do primeiro ao quinto ano (6 a 10 anos)

2: do sexto ao nono ano (11 a 14 anos)

O ensino médio- ultima etapa da educação básica, tendo duração mínima de Três anos. A nova LDB traz facilidades para esse ensino, artigo 35.

1: a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.

2: a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo de modo a ser capaz de se adaptar com a flexibilidade as nova condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.

O ensino superior tem como finalidade a criação cultural e o desenvolvimento do conhecimento cientifico e do pensamento reflexivo, preparo para o mercado de trabalho bem como sua qualificação.

Outras modalidades da Educação

Educação de Jovens e Adultos (EJA): destinado a jovens e adultos que não concluíram a educação básica, por vários motivos, como por exemplo, necessidade de trabalhar.

Educação Profissional: destinado a alunos do ensino fundamental e médio que estejam matriculados, é também oferecida a trabalhadores que querem crescer dentro da sociedade, tendo como objetivo a criação de cursos que deem acesso ao mercado de trabalho.

Educação especial: no artigo da LDB/96. Fala desse ensino, “Entende-se por educação especial, par os efeitos dessa lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educar portadores de necessidades especiais”.

O governo deve oferecer uma boa qualidade de ensino a essas pessoas com necessidades especiais, possibilitando assim a inclusão social. Mas para essa inclusão acontecer, deve primeiramente qualificar profissionais para se especializar para se dar com a deficiência dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (156.1 Kb)   docx (445.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com