TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e organização na Educação brasileira

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.702 Palavras (7 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE NITEROI – UNIPLI

*EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

*ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Ana Cláudia Da Conceição Oliveira - RA 4351853342

Clóvis Anderson Dos Santos - RA 5560125067

Daylma Karoliny Lopes Vieira - RA 1299101088

Flávio Marcos Cunha Dos Santos - RA 1299183240

Jaqueline Camilo Quintanilha da Silveira - RA 4925921608

CURSO DE PEDAGOGIA – 7ª SÉRIE

DESAFIO PROFISSIONAL

NITEROI

2015

INTRODUÇÃO

O presente estudo trará algumas ideias para colaborar com o projeto pedagógico curricular da Escola Municipal Saber Conviver, o presente projeto prima pelo respeito, pela diversidade e pelo multiculturalismo.

Trata-se, portanto, do projeto pedagógico da Escola Municipal Saber Conviver está prestes a completar um ano da sua inauguração.

Diante da data comemorativa o diretor, os coordenadores pedagógicos, a equipe de professores e da Associação de Pais e Mestres se preocuparam em construir um Projeto Pedagógico Curricular que estivesse de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.

Como todo Projeto Pedagógico Curricular o objetivo é que neste documento estejam presentes a cultura da escola, seus valores, crenças, significados e modos de agir tanto de alunos quanto de professores, pais e funcionários. Neste sentido desde que foi inaugurada toda a comunidade escolar buscou promover o multiculturalismo e reconheceu a importância de implementar projetos e ações pedagógicas que valorizem toda a diversidade presente na escola.

Com a elaboração da atividade em questão se espera adquirir mais conhecimento estudando a fundo os temas Diversidade e Multiculturalismo, e ainda adquirir conhecimento das leis que tratam da educação nacional.

Com isso se espera adquirir ainda mais conhecimento, para desempenhar de forma segura e eficaz as atividades cotidianas que iremos executar.

DESENVOLVIMENTO

O multiculturalismo é considerado uma integralização de culturas, sejam elas raciais, de etnias, de género, de cor, de orientação sexual, de religião, de faixa etária, de sotaques, de valores, de comportamentos, entre outros grupos.

As escolas de educação infantil estão inseridas neste contexto, pois recebem entre esses diversos outros grupos sociais e para disciplinar essa convivência se fez necessária à implantação de uma lei para orientar a educação nacional.

Para acrescer o parágrafo anterior se faz necessário citar a Lei 9.394/96 que contém as Diretrizes e Bases que orientam a educação nacional, seus 92 artigos representam um novo momento do ensino brasileiro, esse tópico tratará de analisar os principais aspectos abordados fazendo ligação entre a lei anteriormente citada, a diversidade e do multiculturalismo.

Documento

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo

Lei de Diretrizes e Basesda Educação Nacional(LDBEN 9.394/96)

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, se observa os seguintes aspectos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo existe previsão em lei, da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio, se observa ainda tópicos considerados como principais para serem trabalhados em sala de aula, como a História dos Africanos e a luta dos negros no Brasil. Dessa forma pode-se abordar as igualdades o respeito às diferentes culturas, e raças, objetivando a formação de um aluno cada mais conscientes, e consequentemente um cidadão ainda melhor.

Parâmetros CurricularesNacionais (PCN)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) tratam de formas de respeito às diversidades e ao multiculturalismo.Trata ainda o multiculturalismo na presença do tema Pluralidade Cultural, tendo como objeto principal também a igualdade, voltando-se para eliminação de toda e qualquer forma de discriminação e/ou exclusão.

Diretrizes CurricularesNacionais para aEducação das RelaçõesÉtnico-Raciais e para oEnsino de História e

Cultura Afro-Brasileira eAfricana

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos mostram uma série de medidas, que devem ser seguidas por todos os estabelecimentos de ensino que agem na formação inicial ou continuada de professores que inclui principalmente entre tais medidas o ensino da Educação das Relações Étnico-Raciais que tem como objetivo fazer com que o professor seja capaz de formar um aluno que possa interagir com a sociedade em que está inserido de maneira que este saiba respeitar a “variedade” Étnico-Racial de sua sociedade. Torna-se obrigatório também, com base em tais Diretrizes, o Ensino da Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana pelos estabelecimentos de ensino superior, com a intenção de formar um professor apto a passar para os alunos

o conhecimento da cultura afro-brasileira, bem como sua valorização e igualdade nas raízes da nação brasileira, assim como as raízes indígenas, europeias e asiáticas. Segue abaixo um trecho do Artigo 2º das Diretrizes, que evidencia tudo aquilo já falado anteriormente:

“Art. 2° As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática.”.

Referencial CurricularNacional para EducaçãoInfantil, Volume 1.

O Volume 1 do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil aborda o multiculturalismo enquanto a Diversidade Religiosa e o Respeito as Diferenças enquanto a diversidade cultural, tendo como objetivo central “o desenvolvimento integral da criança”, buscando desde cedo a construção de uma sociedade mais igual, conduzindo nossas crianças por caminhos que as levem a saber respeitar a diversidade cultural – e religiosa – de que nossa nação é possuidora, bem como os valores e crenças de cada uma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (204.7 Kb)   docx (101.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com