TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas Escola Licenciatura em Filosofia

Por:   •  5/7/2021  •  Artigo  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

CURSO DE FILOSOFIA

Curso: Licenciatura em Filosofia

Disciplina: Estágio supervisionado II

Professora: Tatiana Papa Pimenta

Aluno: Paulo Messias Nunes Santos

Data: 15/03/2021

3 – ESTRUTURAS DAS ESCOLAS

ESTRUTURA DAS ESCOLAS: As escolas inclusiva, equitativa e que formam cidadãos.

Como vemos a escola se estrutura em sistema organizacional para o acolhimento e o bom desenvolvimento do sujeito no espaço de formação social. Aqui  iremos tratar de realidades que perpassam na formação do sujeito em um  espaço de democratização. A primeira estrutura base escolar que veio fazer  presente para todos, era totalmente respaldada pelo MEC. Sendo que em 1961 o  ensino sofreu uma alteração na criação da LDB (Leis Diretrizes e Bases da  Educação Nacional), e aquilo que era por conta do MEC, se dividiram em três  etapas, a qual cada uma de suas partes trabalha na formação do sujeito, estes ensinos eram: o Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Além disso, a estrutura  organizacional do ensino se dividiu em elementos físicos e elementos sociais com  suas estruturas pedagógicas e estrutura administrativa. 

Na estrutura física o ideal seria o próprio governo manter o espaço com boas estruturas, para um bom espaço de acolhimento e de inclusão. Já na estrutura  social, o espaço acolheria uma estrutura geral e igualitária para todos. O processo inclusivo e equitativo assegura que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário gratuito, para uma boa formação do cidadão, e que esta formação seja de forma equitativa e de qualidade, e que possa apresentar resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.

Já a estrutura  social ajuda na formação do sujeito para atuar na sociedade, sendo um indivíduo ativo e presente na construção de experiências. Este meio consiste numa estruturação do sujeito em um processo de ensino com suas estruturas  organizacionais e de uma participação na estrutura pedagógica. Estabelecendo que a União, o Estado e os Municípios, apresentem boas condições e necessárias para a inclusão de todos os educandos, incluindo alunos com questões de deficiência ou racial. Sendo assim, é preciso esclarecer e trabalhar para que a educação inclusiva e equitativa possa ir muito além das realidades de discriminação, políticas de rejeição, pois é o dever de fornecer acolhimento e dignidade às pessoas que ali pertencem. Todavia, que os poderes devem ajudar na construção de um sistema educacional inclusivo voltado para proporcionar educação de qualidade a todas as crianças e jovens de forma equitativa.

Com isso, as instituições que temos nas estruturas escolares têm como  objetivo tratar de planos e projetos, e para que isso aconteça é preciso uma ação  coordenada mediante ao processo e aos planos para que o sistema educacional  funcione através da organização escolar. Sendo assim, o objetivo mais amplo para tratar da relação de inclusão com essas organizações dentro da escola, é  aplicar através do processo organizacional com características de inclusão e de melhor valorização do educando. A gestão democrática do ensino público nas escolas públicas é encontrada na LDB, como os princípios que devem reger o ensino e a gestão democrática. Ela  estabelece normas para o desenvolvimento da gestão democrática e a formação do  sujeito na organização administrativa. Sem falar que nesta organização, é preciso a  criação do conselho escolar, com espaço onde se promova a gestão democrática. Apesar dessas variáveis estruturas que se diferenciam na organização do ensino, é  preciso de uma organização administrativa, onde a gestão escolar fortaleça e  participe cada vez mais na formação e construção do sujeito e na formação de cidadãos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (166.3 Kb)   docx (130.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com