TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental Anos Iniciais

Por:   •  16/11/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 6

Curso: Pedagogia

Instituição: Unicid/Cruzeiro do Sul

Nome: Érica Araújo Azevedo

RGM: 30339260

Disciplina: Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental Anos Iniciais

Ano/semestre de realização do estágio: 2023/5º

Quantidade de horas realizadas: 121:20

2) CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Nome da escola: Escola Municipal Aureliano Joaquim da Silva - CAIC

Endereço/ região da cidade em que se situa: R: Aurea Muniz de Oliveira, 145. B: Novo Tempo II

Dependência administrativa (pública ou privada): Pública

Diretoria/ Secretaria de Ensino a que está vinculada: Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Ituiutaba.

Ano(s) e nível(eis) escolar(es) observado(s): 5º ano do ensino fundamental anos iniciais

A escola foi inaugurada em 1996, possuindo 13 salas de aulas no ensino regular, banheiros, refeitório, quadra coberta, ginásio, auditório, biblioteca, sala de vídeo, laboratório de matemática, ciências e informática, rampa de acesso e área verde. Todas as salas são amplas e possuem ventiladores, lousa, as carteiras são de acordo com a faixa etária da turma sendo acessível aos alunos.

A escola oferece diversas atividades complementares além de educação integral para turmas até o 3º ano, as atividades complementares são: bordado, costura, teatro, dança e esportes. Onde o time de basquete da escola chegou a se classificar para a fase final dos jogos escolares do estado de Minas Gerais.

A sala de informática e equipada com notebooks de última geração, onde os alunos os utilizam para realizar pesquisas e atividades de sala de aula. O refeitório da escola possui mesas de 4 lugares, onde os alunos se alimentam do lanche ofertado pela escola feito na cozinha central, o recreio é feito de forma escalonada primeiro os pequenos e após os maiores.

É importante salientar que na escola também é oferecido aulas de reforços no contra turno para aqueles alunos que estão mais comprometidos nas disciplinas de português e matemática, e ainda para alunos que possuem déficit de aprendizagem.

        

3) INTRODUÇÃO

O estágio é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - 9394/96, oferecendo assim a oportunidade profissional em formação vincular teoria e a prática docente. Dessa forma, faz-se necessária a inserção do aluno na realidade do cotidiano escolar para aprender com a prática dos profissionais da docência (PIMENTA, 1995).

O estágio foi realizado na Escola Municipal Aureliano Joaquim da Silva que atende alunos de 6 meses até o 9º ano do Ensino Fundamental, onde foi observado a rotina da turma de 5º do Ensino Fundamental. Sendo crianças de 10 anos que estudam em o período matutino e possuem atividades complementares no período vespertino.

Pude observar que a prática pedagógica é norteada por diferentes momentos, mantendo sempre um ambiente organizado e harmonioso que permite o desenvolvimento integral da criança.

As atividades de alfabetização são baseadas na BNCC, onde os professores da turma de 5º ano planejam em conjunto para que todos os alunos possuam a mesma formação. A escola segue a cartilha da NETBIL que é um programa da secretaria de educação da cidade, onde possui livros, jogos online e formação periódica para os professores.

Foi possível observar na realização do estágio que os professores são preocupados não só com a aprendizagem dos alunos como também de seu bem estar, uma vez que essas crianças passam a maior parte do seu dia na escola.

Participei da realização de vários projetos na escola como: dia das mães, dia da família, introdução ao outono e projeto meio ambiente. Foi possível observar que algumas crianças possuem mais dificuldades que as outras e nestes casos é importante buscar outros métodos para atender à esses alunos.

4) PERFIL DOS PROFESSORES

A professora que acompanhei, possui formação em Pedagogia na UFU, começou a lecionar o ano de 2002 em escola da rede pública de Ituiutaba/MG, iniciou em turmas do ensino fundamental precisamente no 1º ano, onde lecionou por 6 anos quando no ano de 2008 passou a dar aulas para o 5º ano do ensino fundamental.

Grande parte dos professores possuem graduação em pedagogia e pós graduação, alguns poucos possuem apenas Magistério.

Realizei 121 horas de estágio e acompanhei a mesma professora durante todo o tempo, pude observar também os professores de educação física e projetos (que são aulas mais lúdicas), o professor de educação física possui graduação e pós graduação leciona desde de 2008 para crianças e sempre busca inovar os métodos utilizados nas aulas buscando o aprimoramento da psicomotricidade destes alunos e introdução à diferentes tipos de esportes como: futsal, handebol, basquete e atletismo.

A professora de projeto é recém-formada, possuindo certa dificuldade em dominar a turma e consequentemente em aplicar os conteúdos planejados.

Na instituição pude notar que no geral as professoras são dedicadas e possuem uma linha de ensino-aprendizagem parecida, uma vez que fazem diversas formações pedagógicos e reunião para alinhar esse ensino e buscar o melhor para os alunos.

5) PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

Ela usa a prática pedagógica construtivista, permitindo que o aluno adquira o conhecimento através da interação com o ambiente em que ele vive e os recursos usados em suas atividades são rico em possibilidades para estimular as crianças.

Todas as atividades proposta são de acordo com o PPP (Projeto Político Pedagógico) da unidade, além de propor atividades especificas para ajudar no aprendizado dos alunos com maior grau de dificuldade. Através das atividades proposta a professora observa o desenvolvimento de cada aluno, visando sempre o bem estar do aluno, dando o suporte individualmente e sanando a dificuldade de cada um.

As professoras acompanhadas demonstraram ser norteadoras, carinhosas, acolhedora com os alunos, também trabalham corretamente a priorização na comunicação em sua aula, possibilitando a liberdade de expressão, como escolher, dar opiniões, relatar vivencias do cotidiano, se sentir confiante e segura para realizar todas as atividades. Utiliza a música e gestos em sua aula. Ao observar todas as abordardes pude perceber a importância da relação do professor com cada aluno e que dessa forma " uma escolha de pedagogia inevitavelmente comunica uma concepção do processo de aprendizagem e do aprendiz. A pedagogia jamais é isenta. Trata-se de um meio que carrega sua própria mensagem" (BRUNER, 2001, pag. 67).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com