TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio curricular obrigatorio iii gestão educacional e espaços não escolares

Por:   •  23/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.437 Palavras (14 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3]

Surubim – PE
2020
[pic 4]

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        7

3        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        9

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        11

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        13

6        PLANOS DE AULA        15

CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS        1

9

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo observar o estágio na educação infantil, podendo aplicar os conhecimentos em sala de aula. Iremos falar do Projeto Político Pedagógico (PPP) sobre a importância no ambiente escolar, da Abordagem dos Temas Transversais Contemporâneos da BNCC que têm a condição de explicitar a ligação entre os diferentes componentes curriculares.

Falar sobre a atuação do Professor e sua Inter- relação com a equipe administrativa e pedagógica e conhecer metodologias ativas com uso de tecnologias digitais. Por fim sobre o Plano de Aula dos conteúdos, objetivos, metodologias, recursos, avaliação e por fim as referências.

Esse relatório muito é importante para o desenvolvimento, pois muitos professores têm dificuldades e dúvidas ao planejar suas aulas, sobre os conteúdos e formar de avaliar o aluno. É importante, pois é um planejamento para as atividades das disciplinas. A avaliação também é considerada importante para saber se os objetivos estão sendo alcançados com os exercícios, atividades individuais, provas e assim o professor saberá se estão atingindo os seus planejamentos.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Até hoje é procurada uma verdadeira identidade para o conceito de educação infantil. Primeiramente deve-se compreender que a educação infantil é o período escolar em que estudam crianças de 0 a 6 anos. É nesse período em que as mesmas começam a compreender a si mesmas e ao mundo que lhes cercam.

Três autores fizeram sua perspectiva sobre o estudo da educação infantil, sendo eles: Vygotsky, Leontiev e Elkonin. Todos procuram respostas para a identidade da educação infantil.

Vygotsky manteve o foco de seus estudos perante o tema, sob o desenvolvimento infantil, enquanto Leontiev e Elkonin voltaram as suas perspectivas para a criança e a sociedade em que a mesma se encontra inserida, pois é muito importante associar esses dois fatores citados a criança em sua fase inicial depende muito do ambiente em que se encontra na sociedade. Vygotsky também estudou a perspectiva da criança e a sociedade.

O porquê da importância de associar a criança à sociedade é para seu desenvolvimento individual, social, físico e psicológico. Por isso autores como Leontiev e Elkonin, focam sua visão na criança e sociedade. Além disso, Vygotsky voltou seus estudos para analisar o processo de desenvolvimento e aprendizado.

Também vemos o quanto é importante a mediação de um adulto. Como foi visto, Vygotsky (1995) destaca “A mediação do adulto no processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores da criança e postula que o ensino deve promover o desenvolvimento.”

A mediação do adulto nesse processo é destacada por Vygotsky (1995):

“Sabemos que a continuidade do desenvolvimento cultural da criança é a seguinte: primeiro outras pessoas atuam sobre a criança; se produz então a interação da criança com seu entorno e, finalmente, é a própria criança quem atua sobre os demais e tão somente ao final começa a atuar em relação consigo mesma. Assim é como se desenvolve a linguagem, o pensamento e todos os demais processos superiores de conduta (ibidem, p.232).

        

Segundo Vygotsky (2001a), o ensino se apoia, portanto, naquilo que ainda não está ‘maduro’ na criança, ou seja, aquilo que ainda está sendo aprendido por ela, isso que apoia o ensino na educação infantil.

Levando essa constatação, o autor defende que a psicologia e a pedagogia devem se libertar “(...) do velho equívoco segundo o qual o desenvolvimento deve necessariamente percorrer seus ciclos, preparar inteiramente o solo em que a aprendizagem irá construir seu edifício” (p.332). Para Vigotski (2001a), o ensino está sempre adiante do desenvolvimento. O ensino antecede o desenvolvimento para promovê-lo.

Assim, o autor afirma:

(...) a aprendizagem não é, em si mesma, desenvolvimento, mas uma correta organização da aprendizagem conduz ao desenvolvimento mental, ativa todo 12 um grupo de processos de desenvolvimento, e esta ativação não poderia produzir-se sem a aprendizagem. Por isso, a aprendizagem é um momento intrinsecamente necessário e universal para que se desenvolvam na criança essas características humanas não-naturais, mas formadas historicamente. (...) todo o processo de aprendizagem é uma fonte de desenvolvimento que ativa numerosos processos, que não poderiam desenvolver-se por si mesmos sem a aprendizagem. (VIGOTSKII, 2001b, p.115).

Dessa forma, vemos o quanto ensino é importante na educação infantil, ele vem antes do desenvolvimento, para que a partir dele seja promovido o desenvolvimento da criança. Além disso, deve-se destacar o papel de educador nesse processo de ensino e aprendizagem, pois ele é considerado como uma das principais mediações e eixo para a criança nessa fase.


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
  1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

É um Projeto que reúne ideias para organização de atividades durante o processo de aprendizagem para formação de cidadãos responsáveis. O PPP deve ter todos os membros da escola, pois é através dele que sabemos o desempenho da aprendizagem, que o ajuda para melhoria no desenvolvimento da educação.         Tem obrigação anual esse documento podendo todos participar assim que necessário para a construção de uma educação democrática com a colaboração de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (175.8 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com