TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Por:   •  13/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.179 Palavras (13 Páginas)  •  1.113 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2        REGIMENTO ESCOLAR        7

3        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        8

4        PLANO DE AÇÃO        9

CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS        12

INTRODUÇÃO[pic 9]

              O trabalho realizado tem por objetivo informar a respeito das experiências,

realizações   e   impressões   através   do   estágio   referente   a   disciplina   de   Estágio educacional e espaços não escolares a fim de explanar a diferença entre a teoria e a prática.

              O mesmo aborda ainda as análises do papel do pedagogo em seus possíveis campos de atuação, também aborda a educação bem como suas definições e o papel social da prática pedagógica presente para além da docência e do ambiente escolar, refletindo sobre  a atuação  desse profissional em diversos  locais  como hospitais, empresas, presídios, meios de comunicação e outros locais com foco   educativo.   Este relatório apresenta   as   análises   do   papel   do pedagogo feitas a partir de materiais como vídeos e leituras diversas. O pedagogo desempenha papel de orientador e supervisor dentro da instituição seja ela escola, hospitais, empresas, presídios e outros. O texto relata ainda a educação formal, não formal e a informal.

             A realização da pesquisa  teve como finalidade cumprir os requisitos do curso de pedagogia, pois o campo de atuação da pedagogia é enorme, sendo que o mesmo é de fundamental importância em todas as instituições que desempenham um papel educativo.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS[pic 10]

              Este trabalho tem o intuito de apresentar  as várias possibilidades   de atuações   na área da  pedagogia,   bem   como   alguns   esclarecimentos   que   se   fazem necessários, de modo prévio sobre a temática da formação do pedagogo. O parecer CNE/CP 5/2005 (Conselho de Nacional de Educação, 2006), permite que pela graduação de Licenciatura, o pedagogo poderá apropriar se de papéis que vão desde a educação infantil, cursos de nível médio, educação profissional de serviço e apoio escolar e formação docente até áreas não escolares, como pedagogo hospitalar, pedagogo empresarial e vários outro. O curso de pedagogia apresenta diversas possibilidades de atuação do pedagogo, a função do pedagogo escolar é a maior área que apresenta maior campo  de   estudo   e  de trabalho  ao   egresso   da Pedagogia.  

            A Pedagogia é a área que tem como objetivo ensinar a teoria e a pratica,

antigamente   na   Grécia   e   em   Roma   o   papel   do   educando   era   o   de   transmitir conhecimento, e ao longo dos anos sua formação foi se aprimorando cada vez mais  e chegando nos dias de hoje como mediador do conhecimento e práticas educativas em contexto e ambientes variados. A chegada dos portugueses no Brasil, trouxeram a educação ofertadas pelos jesuítas,   que   sugeriam   uma   prática   pedagógica   na   escola   tradicional   e conservadora,  portanto, segundo  Saviani, “a  história da educação  brasileira tem início em 1549, com a chegada do primeiro grupo de jesuítas” (SAVIANI, 2008, P.26).iniciando assim as reformas na educação a partir de 1759, esse período foi marcado pela reforma pombalina, que substitui as idéias religiosas pelas idéias locais e o estado se torna dono  dos cuidados com a instrução escolar.

             Diante dos estudos sobre o parecer 5/2005 que trata das Diretrizes

Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, o mesmo foi criado em 1939 e

tem como princípio a educação de crianças nos anos iniciais e também a gestão

educacional. Assim  o curso recebeu a denominação de “estudo da forma de

ensinar”, “recebeu também outra denominação de técnicas em educação”, estes

aderiram   com   funções  de  administradores   e   planejadores   de   currículos   e   outras funções mas nenhuma abrangia  a sala de aula. Ao longo dos anos, o processo  de formação profissional passa por algumas reformulações. Até 1969 a formação se dividia em bacharelado e licenciatura, conhecido como “esquema 3+1”, pois durante 3 anos aprendia a teoria formavam-se bacharéis, que representariam nos departamentos “técnicos”. Para executar como licenciado preciso mais um ano de formação prática, só depois   dessa   etapa   o   aluno   poderia   trabalhar  como   professor. Na reforma universitária de 1969 e o parecer CFE n.252/69, as formações se uniram e nos dias atuais o curso tem duração de quatro anos, as atividades práticas já estão inclusas nos anos de formação. O acadêmico egresso com o diploma de licenciado pode exercer suas atividades na escolarização dos anos iniciais e também nas disciplinas de Matemática, Geografia e Estudos Sociais no primeiro ciclo do ensino secundário.

            O profissional da área de Pedagogia desempenha tarefas educativas na formação e construção humana, assim o pedagogo amplifica seu campo de conhecimento em duas vertentes: a escolar e a não escolar. Atualmente   está   evidente   que   para   o indivíduo   ser   inserido   no   meio   social   e   cultural   o   processo   educativo   se   faz necessário. Percebe-se então que a pratica pedagógica vai além do espaço escolar, ele está presente em qualquer área extraescolar necessita da transmissão e absorção do conhecimento. Para Libaneo (2010, p.31), há três vertentes para a educação: a formal, a não   formal   e   a   informal.  A  primeira   é   relativa   a   transferência   de   conhecimento cientifico, sistematizado em espaços escolares ou extraescolar. E a não formal é   sistematizada, mas, de forma menos  intencional   que   são   aquelas desenvolvidas   em   ONGs   ou  mesmo  em hospitais. E a  educação   informal   é   a transmissão de conhecimento sem nenhuma relação com as instituições de ensino, pode se dar  na  mídia,  na família ou na própria reflexão  de vivenciados. Nesse sentido o pedagogo precisa estar em constante qualificação, partindo da formação inicial e dando continuidade ao aprendizado com a formação continuada.[pic 11]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com