TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Curricular Obrigatório III - Gestão Educacional

Por:   •  16/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.072 Palavras (9 Páginas)  •  7.814 Visualizações

Página 1 de 9

GESTÃO ESCOLAR  

Débora Andrea Leal dos Santos

Tutora: Scharlene da Silva

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenceatura em Pedagogia (PED 1264) – Estágio Curricular Obrigatório III - Gestão Educacional 

 

22/10/2018

RESUMO

O projeto de estagio teve por objetivo observar a gestão do Cei Agronômica, a forma em que a gestora  agia durante seu dia a dia e diante dos obstáculos que iam surgindo e a forma como resolviam as  dificuldades, seus planejamentos são bem elaborados para que tudo ocorra de forma correta e que traga benefícios para a creche  e para as crianças, o principal objetivo é que  o que for planejado as  crianças aprendam algo novo, então a gestão não se compete unicamente a administração da instituição de ensino mas de um agenciador de consciência clara por grandes transformações, afinal a  creche tem que ter uma estrutura acessível e aconchegante para receber as crianças, diante disto são sempre feitas reformas e melhorias. O gestor e um elemento indispensável para uma escola e também para o aperfeiçoamento participativo da família. A importância do estágio em gestão é de extrema valia para que os futuros pedagogos possam compreender como acontece a atuação do gestor no cotidiano. A mostra da importância da contação de história infantil como meio do desenvolvimento do aprendizado para a formação de futuros leitores.  Diante  dessas  considerações,  conclui-se  que   a  contação  de  histórias é  de  grande  importância,  devendo  ser  valorizada  e  desenvolvida  para potencializar  a  imaginação,  a  linguagem,  a  atenção,  a  memória,  o  gosto  pela  leitura  e  outras  habilidades humanas.

Palavras-chave: Gestor Escolar; Instituição de Ensino; Compromentimento.

1 INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado foi realizado em setembro 2018, no Cei Agronômica. A observação foi realizada na parte de gestão na creche, conhecemos mais de perto as funções e situações que o cargo de gestão e orientador pedagógico  apresentam no decorrer do dia a dia, e a maneira com que encaram as dificuldades, procurando por projetos que tragam benefícios, para que ao fim tudo seja transformado em aprendizagem, tudo é feito com muita dedicação e estudado com muito carinho.

Desta forma a gestão da escola repassa para os professoras e pais suas intenções com tal planejamento e assim os benefícios que trará à Creche e principalmente para as crianças, todos trabalham unidos para que tal planejamento aconteça da melhor forma possível, o mais interessante é a forma em que a creche busca sempre estar o mais perto possível dos pais e da comunidade, fazendo sempre estratégias para que todos possam estar participando.  

A área de concentração escolhida é a metodologias de ensino e o tema e as contribuições da gestão e coordenação com relação a contação de histórias. Justifica-se a escolha da área de concentração por considerar a mas aplicada no assunto, por nos permitir uma ampla pesquisa e formas de capacitação para a nossa formação profissional  e do tema devido a importância da contação de historias para o desenvolvimento da criança.

A criança através da contação de histórias desenvolve a imaginação, fundamenta afetos, explora habilidades, e pode oferecer o desenvolvimento cognitivo, estimulando a memória, exercita noveis diferenciados de atenção.

O tema contaçao de história, pois podemos observar que está ligado essencialmente ao imaginário. A importância se dá devido sua relação existente entre a imaginação e a construção do conhecimento e a influência na organização do trabalho pedagógico.

  1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

A gestão escolar é um dos principais aspectos para a unidade, obter um bom rendimento em seu processo educacional, como também na estrutura material da instituição, por meio de seu planejamento constante referente aos seus objetivos e metas a serem atingidas.  A  unidade escolar deve estar por meio de suas estruturas e processo organizativos próprios, em busca de atingir seus objetivos educacionais, possibilitando oferecer um ambiente eficiente para sua comunidade.

É de grande importância que estejam atentos ao seu planejamento educacional da instituição, para que atinjam os objetivos,  assim, devendo buscar obter formas e métodos de aprendizagem que favoreçam no processo de ensino.

A gestão escolar trata dos encargos que os institutos educacionais possuem, tanto na parte física dos Ceis, como também o convívio entre os pais e alunos, a valorização da qualidade de ensino, visando juntamente o bem-estar entre os membros da comunidade escolar perante as atividades desenvolvidas na mesma.

Segundo Santos e Valdés (2006, p. 321),

O conceito de Gestão Escolar é de extrema importância para que se tenha uma escola que atenda as atuais exigências da vida social: formar cidadãos e oferecer, ainda, a possibilidade de apreensão de competências e habilidades necessárias e facilitadoras da inserção social.

 Ou seja, é a administração escolar o conceito fundamental para o avanço do processo educacional, envolvendo também todos os componentes que estão ligados com as práticas pedagógicas escolares, em torno dos mesmos objetivos.

Percebe-se a importância a necessidade da interação entre as partes envolvidas de uma gestão escolar, em que estarão auxiliando um ao outro para obter soluções de uma melhoria constante para a instituição. Também é importante se obter pessoas qualificadas para seus respectivos cargos, que buscam no dia a dia fazer a diferença e agregar valor ao desenvolvimento da instituição de ensino.

É de suma importância uma estrutura escolar favorável para se proporcionar um ensino de qualidade, pois não adianta obter profissionais eficazes quando não se possuem as ferramentas e ambiente adequado para ser efetivo no processo de ensino aprendizagem. Assim deve-se estar em busca sempre de melhorias para obter ambiente educacional prazeroso e eficaz, ou seja, um ambiente bem planejado, em que seja realizado melhorias devidas quando necessário, desta forma proporcionando um bem-estar para as crianças  e funcionários, visando sempre ser uma instituição de ensino eficiente e de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (166.6 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com