TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: GESTÃO EDUCACIONAL

Por:   •  22/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.796 Palavras (12 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PITAGORAS UNOPAR

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: GESTÃO EDUCACIONAL

Wenceslau Braz - PR

2022

Relatório apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio obrigatório do curso de Formação Pedagógica em Pedagogia.

           

 

Wenceslau Braz - PR

2022

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................4

1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS...................................................................................5

2 REGIMENTO INTERNO...........................................................................................6

3 ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA..........................................................................8

4 PLANO DE AÇÃO..................................................................................................9

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................11

REFERENCIAS..........................................................................................................12

INTRODUÇÃO

        

O   estágio obrigatório   em   gestão   escolar   foi   realizado   com   o   objetivo   de observar as características do espaço de atuação dos profissionais de gestão do ambiente escolar, por meio dos materiais disponibilizados, leituras orientadoras, depoimento de profissionais da educação em vídeo, e também através da observação ao realizar cada fase do estágio.  Todavia foi possível analisar as principais caraterísticas da gestão do ensino escolar e a importâncias de tal atividade para a docência.

          Será abordado a função do regimento no ambiente escolar, e os aspectos contemplados   por   ele, os   desafios   de   uma   gestão   democrática   escolar   e   os benefícios de tal pratica, quais as atribuições do diretor da escola e o atendimento aos alunos e professores.

Decorrente deste estudo conseguimos   identificar relevância de uma gestão profissional de qualidade, visto que todo o funcionamento da instituição, o elo entre toda comunidade escolar, a inter-relação/comunicação estão atribuídas a gestão.

De com a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 206, inciso VI, estabelece “a gestão democrática do ensino público na formada lei” (Brasil, 1988), ou seja a comunidade   escolar deve estar presente e atuante em todos os processos   de   gestão   da   escola.  Neste sentindo o respectivo trabalho tem por finalidade elencar a participação de toda comunidade escolar, sendo eles:  Professores, agentes educacionais, estudantes, seus pais e/ou responsáveis, isto é são imprescindíveis para o alcance de uma educação de qualidade, eficaz e democrática.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Decorrente da respectiva leitura “Pedagogia em ação: o papel do pedagogo e suas diversas atuações” é possível observar as possibilidades de atuação   do   pedagogo, bem   como   alguns   esclarecimentos   que   se   fazem necessários, de modo preliminar sobre a temática da formação do pedagogo.

O texto relata a educação formal, não formal e informal, e as definições sobre papel social da prática pedagógica presente além da docência no ambiente escolar, ou seja refletir sobre a atuação desse profissional em museus, hospitais, projetos com foco educativo. A Pedagogia é uma área que tem por finalidade ensinar a teoria e a prática, estimulando o aprimoramento do saber, ou seja, aplicar e disponibilizar para sociedade o saber científico.

De acordo com Libâneo (2006) “a pedagogia é um campo do conhecimento que estuda sistematicamente o ato educativo concreto que se realiza na sociedade como item básico para a configuração da atividade humana”.

Conforme a leitura o trabalho se desenvolve de modo formal e informal, ocorrendo a multidisciplinariedade de aplicação da práxis educativa.

Todavia precisamos desmitificar o conceito sobre à formação do pedagogo, onde delimita-se apenas a área escolar, na qual o profissional desenvolverá o trabalho de gestor e mediador do conhecimento científico na busca de emancipação e formação do sujeito.

A Pedagogia Empresarial mostra que o pedagogo que atua neste ramo, possui cunho motivacional, ou seja o seu papel tem por finalidade contribuir com o crescimento da empresa. Já na área hospitalar não desempenha unicamente a função de auxiliar o paciente cognitivamente, mas ajuda na reabilitação, este profissional deve ter cautela ao elaborar as atividades a serem desenvolvidas, devendo respeitar o estado físico e emocional do paciente.

Dentro do sistema prisional possui papel fundamental na ressocialização do apenado, uma vez que esse público deverá obter os conhecimentos, habilidades e consciência social para sua reinserção em sociedade. Entretanto esse pode ser um dos grandes desafios do profissional, pois antes de qualquer pratica pedagógica precisa estabelecer uma “relação” de confiança visto que em suma esses indivíduos já não se sentem parte da sociedade, outro ponto a ser considerado são as péssimas condições e super. lotação do sistema carcerário no país.

Há diversidade de atuação nos mais diversos campos da Pedagogia, trazem um leque de oportunidades nos meios de comunicação, museus, turismo etc....

Diante disso, podemos afirmar que a formação dos cursos de Pedagogia, de maneira geral, não aborda as diversas possibilidades de atuação do pedagogo.

“Assim, em um futuro próximo, propõe-se também o desafio de aprofundar os estudos visando-se à Pedagogia Empresarial e Hospitalar, no estímulo da formação continuada e no quesito de dispor materiais de pesquisa aos futuros pedagogos”.

Enquanto futura profissional da área espero adquirir os conhecimentos e práticas necessárias bem como desempenhar um bom papel na área em que escolher atuar, pois esse estudo contribuiu muito para o entendimento sobre todos os eixos de atuação, não se limitando apenas a educação escolar.

  1. REGIMENTO ESCOLAR

  • QUAL A FUNÇÃO DO REGIMENTO NO AMBIENTE ESCOLAR?

O Regimento Escolar um documento de cunho fundamental dentro da instituição de ensino para que a mesma possa funcionar de maneira adequada e de acordo com a lei, visando sempre à qualidade do ensino e da aprendizagem. Sem esse documento, não é possível acontecer o processo de ensino e aprendizagem! O regimento interno é um conjunto de regras que definem a organização administrativa, pedagógica e disciplinar da escola, bem como seus objetivos, seu sistema de ensino e a forma como será na prática. É fundamental saber que este documento possui caráter obrigatório, pois contém as regras de funcionamento da instituição de ensino e serve como um manual prático para toda comunidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (442.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com