TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: GESTÃO EDUCACIONAL

Por:   •  28/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.019 Palavras (17 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        8

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)/ REGIMENTO ESCOLAR        10

3        RELATO DAS ENTREVISTAS COM A EQUIPE DIRETIVA        11

4        PLANEJAMENTO ANUAL        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

REFERÊNCIAS        21

INTRODUÇÃO

A geografia pode ser considerada uma ciência de síntese, pois seu objetivo de estudo é o espaço geográfico, e nele encontramos aspectos naturais, sociais, políticos, culturais e econômicos. Desta forma, cabe a geografia analisar e estudar o meio ambiente, suas relações com o ser humano e sua importância no espaço geográfico.

Para um melhor entendimento, acercado do pensamento geográfico, relaciona-se as antigas civilizações em relação ao seu contato com o meio em que vivam e consequentemente, com outros indivíduos a sua volta. Ao sair para caçar, o ser humano buscava meios para superar seu lado intelectual, para manter sua sobrevivência.

Nesta perspectiva, é possível perceber que o meio ambiente sempre esteve intrínseco á ciência geográfica, assim surgiu a necessidade do ser humano compreender o meio em que vive, desde os fenômenos naturais até os sociais, nas mais diversas escalas, da local à global e nos mais diversos instrumentos de análises.

Quando se fala em sustentabilidade, falamos consequentemente em biodiversidade, pois ela apresenta uma das questões chave para a conservação ambiental. Tão importante quanto á preservação em si, é de suma importância sabermos a qualidade do que estamos preservando, protegendo, haja visto que a diversidade é um elemento essencial para a viabilidade ecológica de qualquer ecossistema.

É necessário olharmos para a diversidade cultural como uma aliada ao desenvolvimento sustentável. Os diversos modos de vida são instrumentos que podem contribuir de forma significativa par a criação de políticas públicas, planejamento, gestão e desenvolvimento de práticas sustentáveis, uma vez que, as mesmas influenciam diretamente na sociedade, através dos papéis sociais, dos gêneros de vida de cada indivíduo.

O presente estágio em gestão, é realizado na Escola Municipal de Educação Básica Anjo da Guarda, em Encruzilhada do Sul, localizada na rua Rua Tenente Coronel Aviador José Roberto Spalding Corrêa, 278, com o contato de 51 3733 1843, e e-mail emefanjodaguarda@hotmail.com.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

As políticas educacionais estão cada vez mais presentes no atual momento brasileiro. Visando a melhoria da qualidade da educação e a gestão democrática na escola pública. Desta forma, cada vez mais é urgente a necessidade de fomentar discussões entre a sociedade, principalmente pais, educandos, professores, gestores, acerca de questões relacionadas às políticas públicas na área educacional.

A gestão escolar é o foco primordial na perspectiva democrática, pois articula discussão a temas ligados a essa questão. Considerando que segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) o ensino público na educação básica será definido conforme as suas peculiaridades.

Dentre os principais elementos do campo educacional, destacam-se a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. No entanto, o desafio maior é organizar políticas de governo que consigam dar cumprimento a tudo que está disposto na LDB.

As leis não são suficientes para garantia de um processo democrático nas escolas, por isso é de suma importância provocar o cumprimento delas, visto que a democracia é um princípio a ser seguido e efetivado dentro da escola, haja visto que é considerada um meio eficaz de organização da escola.

São muitos, os elementos que possibilitam a perspectiva democrática, de modo especial a escolha de diretores, por meio de eleição direta. Assim, contemplam a igualdade de acesso, condições de permanência e qualidade educacional, com o intuito de superação da exclusão e a seleção nos sistemas educacionais.

A luta pela qualidade educacional engloba melhores salários, espaços adequados com ambientes propícios para aprendizagem e eleição de diretores, são considerados pontos fundamentais para a democracia e melhoria da qualidade nas escolas públicas.

A gestão democrática está na pauta governamental, considerando um processo de disputas que envolve a temática, também do Plano Nacional de Educação. Com a Lei nº 13.005/2014, ocorre estratégias que vão além da consulta pública, consta a participação cidadã em grêmios estudantis, fóruns permanentes de educação. Nesta circunstância a referida lei nos mostra que não mais se trata de eleição direta, mas de consulta pública à comunidade escolar mostrando que existem outras possibilidades de participação democrática.

Observa-se que a gestão colegiada constitui em um importante instrumento da democracia na escola, como é o caso dos conselhos escolares, com participação por meio de representação de pais/responsáveis, alunos, funcionários, professores e a comunidade local, com o intuito de decidir sobre os aspectos administrativos, financeiros e pedagógicos.

A direção escolar compartilha de todos os momentos da escola sendo o foco principal a qualidade, onde todos os segmentos são representados com suas peculiaridades, mas com um objetivo em comum. Assim, a escola se tona única e precisa ser planejada por todas as pessoas e comunidade escolar e local.

A gestão escolar de certa forma passa por uma mudança significativa no novo milênio, deixando o diretor de ser o único administrador da escola que obedece às ordens emanadas dos seus superiores, tornando-se fundamentalmente uma alteração de atitude e orientação conceitual. Na qual sua prática é promotora de transformações de relações de poder, de práticas e de organização escolar em si.

Todos os que trabalham na escola objetivam o bem comum que é o que caracteriza o processo ensino aprendizagem do discente, diante de uma gestão democrática e de qualidade. Neste sentido, o trabalho integrado da direção, coordenação pedagógica, orientador educacional e supervisão é de suma importância para o sucesso educacional dos educandos. Por isso, o gestor precisa atuar como articulador deste processo, focando na qualidade educacional dos educandos. Visando a qualidade do ensino, se faz necessário um novo olhar para os integrantes da equipe técnico-pedagógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (202.9 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com