TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio curricular obrigatório III

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.675 Palavras (19 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

MARIA DAS DORES ANDRADE

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  III

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Cidade

2013

Maria das Dores Andrade

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 7º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Adriana Vassi

Tutor de sala: Jhuliene Fabian Alexandre

Bandeirantes

2013


INTRODUÇÃO

O estagio ocorreu na escola pública Municipal Prefeito Francisco da Silva Leal, localizada na Avenida Prefeito Carlirio gomes dos Santos, no centro da cidade. O tema escolhido para as intervenções foram os Índios, aproveitando para se trabalhar a cultura e o tradicionalismo, e além de ser um assunto que desperta interesse e curiosidade dos alunos, pois os índios foram os primeiros povos que habitaram o Brasil e é um elemento sempre presente na cultura brasileira. A escolha do tema foi feita em conjunto com a professora da sala e gerou uma grande oportunidade para que os alunos conhecessem uma parte da historia e da cultura de maneira simples, que desencadeou uma curiosidade entre eles querendo saber sempre mais.
                 A partir de uma visita feita pelos alunos na aldeia trabalhamos com eles a diversidade de cultura, atraves das musicas, dos textos, das conversas e brincadeiras abordarão diversos assuntos sobre os índios como: sua historia, seus hábitos e costumes, suas crenças, local onde vivem nos dias atuais, ou seja, abordaremos diversas disciplinas (artes, ciências, português, matemática, educação física) explorando sempre a interdisciplinaridade.
O estágio é um dos momentos mais importantes para a formação profissional. É  o momento que aprendemos e visamos um futuro profissional, é onde analisamos as forma e temos a  oportunidade de entrar em contato direto com a realidade profissional no qual será inserido, além adquirir um pouco de experiencia pela observação de determinadas práticas específicas e do diálogo com profissionais mais experientes que nos auxiliam em nossa aprendizagem.
 
Pude observar durante os dias de estagio qua a instituição é muito bem organizada em relação a rotina e organização. A realização do Estágio Supervisionado permitiu o contato com a realidade escolar, possibilitando conhecer os elementos presente na rotina da instituição, desde a prática pedagógica do educador, bem como o trabalho de todos os envolvidos com a escola e o processo de ensino-aprendizagem, buscando atingir o objetivo que contempla a formação do indivíduo.


1- ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

                      O estagio ocorreu na escola pública Municipal Prefeito Francisco da Silva Leal, localizada na Avenida Prefeito Carlirio gomes dos Santos, é uma escola muito bem organizada.O estagio se dividiu em três estapas: observação, planejamento das atividades e intervenção.
As minhas intervenções foram realizadas em uma turma de 2º ano,do turno matunino, no qual inicia as 8:00 hrs e encerra as 12:00 hrs, composta de 25 alunos. Uma turma tranquila e com uma professora de uma competencia elibada. Uma profissional experiente, paciente e com muita pratica, domina bem a turma tem uma tecnica de ensino que esta tendo excelentes resultados, por isso que fiz essa escolha.

Fui muito bem recebida pela professora e tambem pelos alunos. São crianças alegres, comunicativas, inteligentes e demonstraram bastante interesse nas realizações das atividades propostas, o que facilitou bastante meu trabalho e me proporcionou alcançar os objetivos propostos nos planos de aula. O momento de intervenção foi uma excelente experiência, muito rica, proveitosa e enriquecedora para ambas as partes. O estágio é um dos momentos mais importantes para a formação profissional.É nesse momento que o futuro profissional tem oportunidade de entrar em contato direto com a realidade, além de por em pratica o seu conhecimento teorico adquirido pela observação de determinadas praticas especificas e do dialogo com profissionais experientes. O estagio possibilita o aluno a desenvolver uma formação baseada no contexto real de atuação, possibilita a construção autonoma do conhecimento cientifico atraves da vivencia pratica, pois é a prática que nos da suporte para a maturidade profissional.

2- ROTINA OBSERVADA  

Em sala de aula o professor procura estrategias e metodologias que se torna facilitadora para a aprendizagem de cada aluno.

O convivio diario muitas vezes não é tarefa facil, mas é preciso que todos tanto professor quanto o aluno possuam um melhor conhecimento de si proprio, uma melhor compreensão dos outros e aprender a desenvolver competencias para um relacionamento harmonioso, provendo um ambiente agradável.

As atividades são preparadas e aplicadas de acordo com o planejamento e nivel de aprendizagem de cada aluno de acordo com o ano em que estao inseridos. Além  do planejamento ser seguido, a participação dos alunos é constante em relação as atividades propostas pelos professores.

Existem alguns alunos que auxiliam a professora , pois terminam mais rapidamente os exercicios propostos, por isso são utilizados como um tipo de monitor de sala para não atrapalhar os colegas e ainda pode ajudar na resoluçao das atividades.

Em todas as salas onde estive observando as professoras trabalham com o ludico , e isso quase sempre acontece depois do intervalo, pois isso para os alunos é como uma brincadeira dentro da sala, eles fazem fasta quando aprendem brincando.

        

RELATO DA OBSERVAÇÃO 1º ANO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (176 Kb)   docx (36.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com