TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio do desenvolvimento do grafismo

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Aparecida José Ferreira Dias

R.A: C33EFB-5

Estágio do desenvolvimento do grafismo (Luquet)

   O desenho é de uma criança de 9 anos de idade chamada Ana Beatriz e de acordo com Luquet  que foi o primeiro a estudar o grafismo infantil  é através do desenho que a criança mostrar como ela interpreta o objeto que vê. Uma das etapas que foi demostrado no desenho analisado é “Realismo Intelectual”. Nessa fase a  criança está interessada em representar não só o que vê mais tudo o que ali existe. Para essa construção Ana Beatriz usa processos variados como a: Descontinuidade, transparência, rebatimento e a mudança de ponto de vista. A transparência refere-se a representação das partes ocultas de um objeto, como o interior da casa mostrada no desenho.  Ana Beatriz  mistura vários pontos de vista, representando todos num mesmo desenho, simultaneamente.                  

    A este respeito Luquet afirma que para a  criança o desenho mais semelhante ao objeto é aquele que traduz o conhecimento que ela possui, a sua interpretação. Ao desenhar a criança também faz uso do realismo Visual onde ela procura apresentar do objeto a sua aparência. A principal característica do estagio do Realismo Intelectual é a representação dos objetos pelo conhecimento que temos deles. Ex: A macieira do desenho de Ana que na realidade não existe de fato mas ela explica que desenhou a macieira  porque é a fruta que mais gosta.

   Estágio do desenvolvimento do grafismo (Lowenfeld) 

   DO PRIMEIRO RABISCO AO PRIMEIRO DESENHO: Segundo Lowenfeld, o desenho infantil passa por fases de desenvolvimento.

     *A primeira etapa é o “Estágio das Garatujas” que acontece por volta dos dois anos de idade. Nessa fase a criança rabisca sem intenção e sem controle de forma desordenada e que aos poucos vai percebendo seus movimentos e controlando e organizando mais seus traçados. Explora e experimenta os movimentos de seu corpo e o espaço.

    *A segunda etapa é o "Estágio Pré-Esquemático", inicia por volta dos quatro anos de idade até os sete aproximadamente. A criança adquire consciência da forma e começa a fazer tentativas de representar o real de maneira desordenada e desproporcional.

    *A terceira etapa é o "Estágio Esquemático" e em sua maioria inicia-se aos sete anos e podem ir até os nove anos de idade. Nele a criança já desenvolveu o conceito de forma e seus desenhos são representativos, descritivos e organizados.

     *OEstágio do Realismo Intelectual", quarta e última etapa, iniciam aos nove anos idade e se estende até os doze. Nele o desenho tem maior representação com o real embora ainda exista bastante simbologia. A autocrítica em seus desenhos é bem maior, podemos perceber  pelo desenho de Ana Beatriz, que aos 9 anos de idade representa modelo da árvore(macieira), da casa, do clássico sol com nuvens e ao lado e a figura humana.

 Fases do desenvolvimento do grafismo, segundo Luquet, Lowenfeld  relacionando com os estádios do desenvolvimento  cognitivo de Piaget

   

   Tendo como ponto de partida o pensamento de Luquet, procurando estabelecer, por exemplo, os seus conhecimentos em aspectos do desenvolvimento mental, ao desenvolvimento gráfico. Ele também chegou a ressaltar que o desenho pode servir de base para teste de desenvolvimento cognitivo. Neste desenho a criança  se utiliza de um processo que Luquet  chama de Transparência, onde ela desenha uma casa e também aquilo que sabe estar dentro dela.

   Para Lowenfeld, a criança apresenta características da fase chamada Esquemática, que abrange dos sete aos nove anos de idade. Há uma evolução na representação da figura humana, onde partes do corpo são retratadas usando símbolos para a identificação de detalhes como boca, nariz e olhos. Nesta fase a criança começa a organizar seus desenhos.

   Já de acordo com as ideias de Piaget a definição do espaço é representada por linhas base e a figura humana apresenta uma melhor definição, apesar dos exageros.

OBS: Luquet, Lowenfeld  e Piaget têm pontos em comum, que existe uma estreita relação entre as fases do desenho infantil. Em que não existem divergências profundas entres esses pensadores, pelo contrário suas ideias complementam-se. O desenvolvimento do desenho percorre as etapas sugeridas pelos teóricos, e que cada indivíduo tem seu ritmo próprio e se desenho.

Tabela das fases do desenvolvimento Infantil

Idade

(anos)

PIAGET (1971)

 1

Garatuja

2

3

4

Pré- Esquematismo

5

6

7

8

9

10

Pseudonaturalismo

11

12

13

14

15

16

17

Idade

(anos)

LOWENFELD (1977)

1

Garatuja

2

3

4

5

Pré-esquemática

6

7

8

Esquemática

9

10

Realismo

11

12

13

Pseudonaturalismo

14

15

Decisão

16

17

Idade

(anos)

LUQUET (1927)

1

Realismo Fortuito

2

3

Realismo Falhado

4

5

Realismo

Intelectual

6

7

8

9

10

11

12

13

Realismo Visual

14

15

16

17

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (141.3 Kb)   docx (821.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com