TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fases de Desenvolvimento do grafismo e cognitivo infantil

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 3

Fases de desenvolvimento do grafismo e cognitivo infantil

O grafismo( desenho) infantil é subjetivo de cada criança onde ela externa suas emoçoes, seus pensamentos,pois para a criança o desenho é algo muito significativo e prazeroso de expressão e de representação e que transita entre o real e o imaginário.  é observado no desenho um caráter de evolução e de expressão , já que a partir do desenho é possível avaliar em que fase de desenvolvimento a criança está.

Os estágios  e as etapas de desenvolvimento do grafismo infantil estudados e defenidos Por Lowenfeld e Luquet,  nós ajudaram a observar e compreender  as etapas de desenvolvimento em que as crinaças que nós sondamos estão.  Para o trabalho sondamos três crianças da idade entre 2 a 7 anos, todas elas fizeram o desenho separadamente, eles ficaram sós sem a intervenção da pesquisadora ou dos pais.

O primeiro foi o Miguel de Oliveira  ele tem dois anos e seis dias. Dei a ele as opções de lápis ou giz ele utilizou as duas opções ele fez movimentos repetitivos com o giz. Explorando a ação do giz e do lápis sobre o papel resultando em garatujas segundo Lowenfeld.  seu desenho é involuntário ele rabisca a folha sem intenção de reproduzir algo por isso segundo Luquet ele se encontra na fase de realismo fortuito involuntário .Ele está na fase de desenvolvimento sensório motos segundo Piaget, pois ele ainda está adquirindo novos conhecimento através de suas próprias  atitudes.

 O Segundo foi o Vinicius Frazão, ele tem  quatro anos e quatro meses .também teve as opções de Lapis ou giz porém ele utilizou somente o giz , ele fez alguns desenhos onde é possível observar que ele já adiquriu as noçoes de formas  e de traços porém ele tenta fazer representações de maneira desordenada e desproporcional. Segundo  Lowenfeld ele está no Estagio pré esquemático, de acordo com os traçados do seu desenho. Seus desenhos são independentes  ele exagera e omite partes do seu desenho  de acordo com o Luquet ele se encontra na fase de realismo falhado.  ele anima tudo que ele desenha  pois quando questinado ele diz que a bola é o papai, a flor e a mãe por isso segundo Piaget ele está na fase pré operatório.

A ultima foi a Paloma Freitas  de sete anos e seis meses , ela assim como os dois teve a opção  de lapis ou giz porém ultilizou  só o lápis ela já desenvolveu o conceito de forma  seu desenho é representativo e descritivo e organizado, quando questionada referente ao seu desenho ela diz: “é a Juliana o namorado dela e a casa dos dois.” De acordo com  seu grafismo ela se encontra no estagio esquemático segundo Lowenfeld. . Porém ele tem algumas falhas na coordenação e omite algumas partes do desenho, Para Luquet ela está na fase  realismo falhado. Ela tem um conceito definido quanto a figura humana, diferencia  os traços dos sexos, mesmo com desvios como a omissão de algumas partes, de acordo com as características da sua grafia ela está na fase operatório concreto  segundo os estudos de Piaget.

De acordo com as fases de desenvolvimento observadas na pesquisa  podemos avaliar que as crianças  observadas nessa pesquisa estão de acordo com a fases de desenvolvimento  dos pesquisadores Lowenfeld, Luquet e Piaget, porém os estágios de desenvolvimento não podem ser vista de maneira rígidas, e devemos  levarmos em conta as especificidades de cada criança e suas experiências de vida . esses desenhos serviram para que nós possamos compreender melhor o desenvolvimento de cada criança .  a partir desse estudo podemos  compreender que as crianças em sua maneira própria de se expressar, de registrar seus pensamentos  e emoções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com