TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnomatemática Concepções e idéias

Por:   •  15/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Todos sabem que a educação esta se evoluindo cada vez mais, e que cada reformulação devem estar de acordo com a lei da LDBEN,Lei n°9.394, mesmo assim a Educação é alvo de muitas criticas.

Ao contrario do que muitos acreditam, o ensino da matemática esta se tornando cada vez melhor pois com alguns métodos como a etnomatemática e o foco na formação dos professores, com isso teremos uma maior valorização dos conceitos matemáticos informais construídos pelos alunos por meios de suas experiências fora do contexto escolar não esquecendo a importância de uma nova postura do educador ao capacitar seu aluno com uma aprendizagem significativa.

Etnomatemática

Concepções e idéias

Há registros que o termo “etnomatemática” foi utilizado pela primeira vez por Ubiratan D’Ambrosio em 1975, ao debater, no contexto do Calculo Diferencial, segundo D’Ambrosio etnomatemática “é como a arte ou técnica de explicar,de entender, de desempenhar na realidade, dentro de um contexto cultural próprio”.,tendo em vista outras interpretações de D’Ambrosio tais como:a etnomatemática estuda as raízes culturais do conhecimento matemático a partir do saber-fazer de grupos de étnicos, grupos de profissionais; as diferentes formas de matemática que são próprias de grupos culturais, chamados etnomatemática;a arte de explicar a matemática em vários contextos;maneiras do povos matematizarem; essa linha busca as raízes da matemática ou seja pesquisa histórica.

O enfoque pedagógico pressupõe:

  • Emersão dos saberes que é conhecer a partir de experiências construídas em seu próprio meio.
  • Construção da ‘ponte’ que é o estudo do processo de aprendizagem de fora da escola para aquela da escola.

Conseqüentemente acreditamos que o foco da formação de professores deve estar em um currículo de preparação de professores que problematize os processos baseados na realidade social do educando, isso significa que na relação ensino e aprendizagem os dois lados aprendem.

Com as essas mudanças de métodos pedem uma nova visão na formação de professores, tendo então a necessidade da construção da identidade do professor que pode ser pensada não como um dado adquirido e sim como uma nova dinâmica de luta e conflitos. D’Ambrosio ressalta a importância do professor de matemática que é facilitar o processo de aprendizagem interagindo com os alunos tornando-os críticos de novos conhecimentos, reconhecendo e respeitando as culturas de cada um.

Dessa forma focando na formação do educando e destacando o valor educativo do dialogo da escuta e da participação que da origem aos princípios etnomatemáticos na formação do professor.

Conclusão

Em virtude do que foi mencionado, podemos dizer que,ensinar a matemática é um desafio em nossa educação, que tem que ser enfrentado pelos educadores e alunos, sendo assim com todas as partes participando teremos um ensino de qualidade. Dessa forma acreditamos que a etnomatemática esta intimamente ligada  a formação de professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com