TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimentação no ensino de ciências

Por:   •  5/9/2016  •  Monografia  •  22.810 Palavras (92 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 92

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL

FACULDADE DE PEDAGOGIA

ANTONIA EDIELE DE FREITAS COELHO

O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A EXPERIMENTAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DIDÁTICA

Castanhal

2014[pic 2]

ANTONIA EDIELE DE FREITAS COELHO

O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A EXPERIMENTAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DIDÁTICA

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade de Pedagogia, da Universidade

Federal do Pará, sob orientação do Professor Doutor João Manoel da Silva Malheiro, como exigência parcial para obtenção do grau de licenciado Pleno em Pedagogia.

Castanhal

2014[pic 3]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ[pic 4]

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL

FACULDADE DE PEDAGOGIA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A EXPERIMENTAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DIDÁTICA

Autor(a): Antonia Ediele de Freitas Coelho

Orientador: Prof. Dr. João Manoel da Silva Malheiro

Banca examinadora:

                                                             ________________________________________

   Prof. Dr. João Manoel da Silva Malheiro (UFPA)

                                                             ________________________________________

Prof. Dr. João Batista Santiago Ramos (UFPA)

                                           ________________________________________

                                         Profª. Msc. Ana Paula Guimarães Lameira (SEDUC)

_________________________________________

Profª. Msc. Sônia Helena Furtado Costa (SEDUC)

                                        _________________________________________

         Prof. Orlando Temistocles Cruz Arnaud

         (mestrando do PPGECM/IEMCI/UFPA)

[pic 5]

Dedico,

A meu pai, Edilson, que desde sempre me motivou e estimulou a não desistir de meus sonhos. E que nos momentos difíceis e determinantes esteve comigo, sendo continuamente meu porto seguro e participante de minhas vitórias e conquistas. Obrigada pai, por desde cedo incentivar-me e mesmo com seus poucos conhecimentos científicos, muito me ensinou com suas experiências de vida.

A minha mãe, Celma, que com sua simplicidade e amor incondicional, ensinou-me com suas experiências de vida e esteve sempre disposta a proteger-me das atribulações encontradas pelo caminho.

A meus irmãos que estiveram próximos e sempre torcendo e contribuindo para que esse caminho fosse alcançado. Em especial, minha irmã Edilene, que além da evidente torcida, sempre confiou em meu sucesso.

Ao meu namorado e companheiro de muitas conquistas, Carlos, com quem pude contar nos mais diversos momentos de conquistas e atribulações, tanto na vida acadêmica quanto pessoal.

As minhas amigas de turma, Edineia Araújo, Antonia Aline, Carla Silva, Ana Paula e Inara Sampaio, que juntas contribuíram de maneira enriquecedora e depositaram sua confiança e credibilidade nessa jornada.

A meu amigo e, por assim dizer, guia espiritual Leonan de Sousa, que com suas palavras de incentivo, confiança e fé, muito me auxiliou em todo esse processo de formação acadêmico e pessoal.

[pic 6]

AGRADECIMENTO...

Considerando a tal tarefa aqui ponderada, torna-se inequívoco deixar de mencionar sua complexidade, em vigor dos longos dias que se passaram e das inúmeras pessoas que de fato contribuíram para que essa jornada pudesse ser concluída. Afinal, o que hoje me tornei faz parte de um processo que há muito vem se constituindo. Em virtude da estima com que posso me referir a cada um dos sujeitos que coletivamente fizeram-me ser quem sou. Nesse sentido, posso e devo engrandecer, por assim dizer, a:

A Deus, pois Nele sempre depositei minha fé e confiança, crendo em suas palavras e promessas, pois em meus momentos de angústias e aflições, quando desistir parecia ser a alternativa, Ele nunca me falhou.[pic 7]

A meus pais, pelo incentivo constante percebido em todas as decisões tomadas em minha vida, pelo amor fraternal e sincero que se constituiu como minha base para tornar este sonho possível.

A meus irmãos pela paciência nos momentos de estresse e pela dedicação com que demonstraram sua confiança em meus objetivos.

Ao meu namorado e amigo, Carlos, pelos momentos de dedicação e compreensão a mim depositados, ressaltando o auxílio em momentos de grandes aflições, pois era a pessoa com quem sempre pude contar, independente da ocasião.

Ao meu orientador e incentivador, Professor João Manoel da Silva Malheiro, que muito tem contribuído para minha formação, dedicando-se em auxiliar-me em publicações, demonstrando-se sempre acessível a todos e com uma determinação sem dúvidas admirável. Suas palavras de incentivo contribuíram não tão-somente para minha formação acadêmica, mais também para meu crescimento pessoal.

A cada professor que pode contribuir para minha formação por meio do estímulo e das horas dedicadas ao auxílio em diversos momentos.

A cada amigo que conquistei nessa jornada, destacando aqueles que de fato contribuíram para que esse momento fosse possível, Edineia, Inara, Aline e Ana Paula.

Aos colegas de classe que sempre me ajudaram desafiando-me a conquistas cada vez maiores.[pic 8]

É preciso, sobretudo, e aí já vai um destes saberes indispensáveis, que o formando, desde o principio mesmo de sua experiência formadora, assumindo-se como sujeito também da produção do saber, se convença definitivamente de que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (149.2 Kb)   pdf (695.9 Kb)   docx (831.5 Kb)  
Continuar por mais 91 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com