TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extremamente Relevante Para A Aquisição Da Aprendizagem

Por:   •  13/4/2024  •  Resenha  •  2.769 Palavras (12 Páginas)  •  17 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................O3

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................04

 CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................12

REFERÊNCIAS.........................................................................................................13

  1. INTRODUÇÃO

Faz- se necessário lembrar que a criança como todo ser, é um sujeito social, histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura em um determinado momento histórico. Desde que nascemos, aprendemos as regras da vida brincando. O brincar faz parte do processo de aprendizagem de todo ser humano, começando na infância e podendo se estender a alguns momentos da fase adulta. É interessante notar que, independente da idade, a brincadeira pode inserir-se como elo do objeto do conhecimento com a aprendizagem, possibilitando um conhecimento mais sólido e permanente ao aprendiz. Por isso, o brincar na sala de aula é extremamente relevante para a aquisição da aprendizagem.

A ludicidade é uma importante fonte prática de ensino, sendo cada vez mais entendida e aprofundada de modo científico. No atual contexto de descaso e mazelas atinentes à promoção governamental da educação, o instrumento lúdico é uma possibilidade de renovação do cotidiano em sala de aula, cabendo ao professor  ponderar teoria e prática, visando sempre o bem-estar dos educandos.

 A brincadeira é fundamental na formação de indivíduos para que saibam enfrentar barreiras, improvisar nas mais diversas situações, refletirem  sobre o que lhe é disposto. Com as brincadeiras a criança resolve conflitos internos, potencializando aspectos emocionais e psicossociais. Ademais, os jogos propiciam uma interação social. A coletividade é entendida e estimulada: os atos não são apenas de uma pessoa, mas sim de toda a equipe. A brincadeira permite que o aluno expresse suas emoções, e assim o professor passa a ter maior conhecimento da sua personalidade, ajudando-o a superar seus limites e a respeitar as regras com disciplina. Os meios de ensino aprendizagem mudam de acordo o desenvolvimento da criança, desde o nascimento ate atingir sua fase adulta o ser humano passará por várias etapas da vida, e apresentarão diferentes necessidades de brincadeiras, que serão imprescindíveis para o seu crescimento e desenvolvimento cognitivo. Sendo portanto indiscutível a presença do lúdico em diferentes fases e contextos da vida do indivíduo, seja na escola, em casa, enfim em qualquer outro lugar que possam estar, elas sempre vão procurar algo que lhes interesse e motive a converter em um brinquedo para a sua diversão.

2-DESENVOLVIMENTO

No contexto da socialização, a escola constitui instrumento de interação, é onde está relacionada ao desenvolvimento de habilidades sociais que facilitarão a integração posterior da criança.

A Educação infantil tem o papel importante de compreender, reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo, respeitando as suas individualidades e diferenças.

As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio, nas interações que estabelecem desde cedo com as pessoas que lhe são próximas e com o meio que as circundam, as crianças revelam seu esforço para compreender o mundo em que vivem, as relações contraditórias que presenciam, e por meio de brincadeiras, explicitam as condições de vida a questão submetidas e seus anseios e desejos (RCNEI, 1998, p. 21).

Assim, percebe-se que além de cuidar, tem ainda a responsabilidade de educar, o que deve estar ligado às concepções de desenvolvimento nas diversas interações e práticas sociais, relacionados à linguagem e variados conhecimentos na construção de uma identidade autônoma.

Os efeitos positivos das brincadeiras começaram a ser investigados pelos pesquisadores que consideram a ação lúdica como facilitadora para a criança adquirir conhecimentos, habilidades e compreensão do mundo que a cerca, além de ser um fator importante para as relações com o outro.

Aprendizado e desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida e é enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança, pois o brinquedo cria uma zona de desenvolvimento proximal na criança. No brinquedo, a criança sempre se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além do seu comportamento diário; no brinquedo é como se ela fosse maior do que é na realidade.

É na brincadeira que a criança pode se propor desafios para além de seu comportamento diário, levantando hipóteses e saídas para situações que a realidade lhe impõe.

O professor contemporâneo tem buscado apropriar-se do brincar, inserindo-o no universo escolar. Como um adulto é afetivamente importante para a criança, quando acolhe suas vivências lúdicas abre um espaço potencial de criação. Com isso, o professor instiga a criança à descoberta, à curiosidade, ao desejo de saber. A criança tem no professor um parceiro nessa busca.  O brincar estimula a inteligência porque faz com que o indivíduo solte sua imaginação e desenvolva a criatividade, possibilitando o exercício da concentração, da atenção e do engajamento, proporcionando, assim, desafios e motivação.  

 O lúdico faz parte da vida humana em suas atividades cotidianas e caracteriza-se por sua capacidade de propor satisfação, funcionalidade e por sua espontaneidade. Sob este prisma, pode-se justificar a importante intervenção do trabalho lúdico, visando o desenvolvimento da criatividade, vindo à promover no ser humano a satisfação inerente ao trabalho lúdico, considerando-o um meio natural que viabiliza a criança explorar o mundo. Fazendo um auto avaliação, que o levará a conhecer seus sentimentos, suas ideias e seu modo de agir.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (206.8 Kb)   docx (231.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com