TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

Por:   •  15/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.295 Palavras (14 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E FUNDAMENTAL

SETE LAGOAS

2015

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

 ANA CAROLINA PEREIRA DE PAULA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO-ALFABETIZAÇÃO

     

Trabalho apresentado à disciplina de

 Estágio –Alfabetização, no curso de

 Pedagogia a distância da Faculdade

 Internacional de Curitiba-FACINTER

                                                                            Tutor Local: Aline Menegazzo

Polo de Apoio Presencial: Sete Lagoas

                                             

1-INTRODUÇÃO:

A atividade do estágio envolve: observação, reflexão e análise, dando oportunidade de adquirirmos conhecimentos reais na escola e formação de profissionais competentes.

A educação fundamental tem o papel de desenvolver no alunosua capacidade de ler, escrever, interpretar de raciocinar aplicando com segurança o processo de resolução das quatro operações e problemas nos anos iniciais.

Repensar a forma de desenvolver essas ações educacionais oferecendo aos alunos condições e oportunidades para desenvolver competências, conhecimentos e habilidades que possibilitam tornar cidadãos autônomos, críticos, criativos, responsáveis e conscientes do seu papel na sociedade.

Scheibe destaca Dominar sistemática e intencionalmente, as formas de organização do processo de formação cultural na escola. Cabe a ele prover a escola de uma organização tal que cada criança ,cada educando ,em especial aqueles da camada trabalhadoras não veja frustrada sua aspiração de assimilar os conhecimentos[...]

O estágio foi feito no período de.

As estagiárias são: Ana Carolina Pereira de Paula

O objetivo deste trabalho é observar, analisar e compreender as práticas pedagógicas, as metodologias empregadas no ensino fundamental, estabelecendo relação entre teoria e prática.

Registrando as práticas do professor e se proporciona ao aluno experiências e conquistas no seu cotidiano da escola.

O estágio é de suma importância, pois vivenciamos o cotidiano de um estabelecimento de ensino.

A metodologia usadafoi observação do espaço físico, em sala de aula entrevista com professores, pedagogo, consulta ao regimento escolar e proposta pedagógica.

2-IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃSO ESTAGIADA:

2.1-LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA

A instituição se,

O telefone para contato

Email

2.2-HORARIO DE FUNCIONAMENTO

O horário de funcionamento é das sete horas as vinte e duas e quinze.

Sendo três turnos (matutino vespertino e noturno).

2.3-NÍIVEIS DE ATENDIMENTO:

Atendendo ao nível fundamental sexto ao nono ano (matutino).

De primeiro ao quinto ano (vespertino).

Quinto ao nono ano regular e EJA (Educação de Jovens e Adultos) noturno.

3-CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA:

Diante das constantes transformações do mundo contemporâneo, a educação principalmente no ensino fundamentaldeve pautar-se na tentativa de oferecer aos alunos os conhecimentos (teóricos e práticos) que lhes permitirão tornarem-se cidadãos conscientes, críticos e principalmente propondo e efetivando ações que visem à diminuição de injustiças e a disseminação da cultura.

O papel do professor é executar projetos de recuperação e reforço, implantação de projetos interdisciplinares conscientizando dos mesmos da necessidade de encontrar caminhos adequados para a concretização do processo ensino aprendizagem construindo desta forma um ambiente estimulador e agradável centrada no aluno e não nos conteúdos.

Estimular uma relação de igualdade respeito e consideração mútua entre aluno professor, professor e professor.

A escolha das técnicas é condicionada pelos objetivos e pelas possibilidadesmateriais.

O professor deve se adaptar as necessidades do momento.

Cabe ao pedagogo, orientar o docente sugerindo sempre que se fizer necessário novas formas de abordagem metodológica; Acreditando que a imaginação criadora do discente pode ser desenvolvida em grupo, mas o desenvolvimento da expressão é basicamente, individualmente, a diversidade de recursos é um forte apoio ao processo de aprendizagem.

Deve se optar por técnicas que visem à integração entre os diferentes conteúdos ou disciplinas no sentido defaze-lo convergir para os objetivos comuns, além de promover e organizar possibilidades de recursos que por sua amplitude extrapolam a ação individualizada de um professor.

É importante ressaltar que há diferenças nas opções das técnicas a serem usadas pelos professores. Havendo maior controle do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental e maior liberdade do sexto ao nono ano ,com a intervenção da pedagoga quando não há resultado positivo por parte do desempenho do professor.

Métodos que podem ser colocados em prática nessa proposta pedagógica:

Método de Ensino Individualizado: A ênfase esta na necessidade de se atender às diferenças individuais, como por exemplo: ritmo de trabalho, interesse, necessidades, aptidões, predominando o estudo e a pesquisa.

Método Socializado: O objetivo principal é o trabalho em grupo com vistasa interação social e mental.

Método de Ensino Sócio Individualizada: Procura equilibrar a ação grupal e o esforço individual no sentido de promover à adaptação do ensino ao educando e o ajustamento deste ao meio social.

Definir uma estratégia de ensino implica selecionar e organizarnum plano estruturado todos os elementos que deverão propiciar aos estudantes as experiências de aprendizagem capazes de levá-los a desenvolver os comportamentos definidos nos objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (121.7 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com