TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Seminário Final– Regime Tutorial do curso de Pedagogia à distância na Faculdade Internacional de Curitiba.

Por:   •  21/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.929 Palavras (12 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[a][pic 1]

RICHELLI MARTINEZ R.U. 627803[b]

     

SEMINÁRIO FINAL DE ESTÁGIO

Atibaia

2016[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[c][pic 3][pic 4]

RICHELLI MARTINEZ R.U.  627803[d]

 SEMINÁRIO FINAL DE ESTÁGIO

Relatório de Seminário Final–        Regime Tutorial do curso de Pedagogia à distância na Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutora: LUCILENE SILVA FERREIRA

Centro Associado: Atibaia -SP[e][f]

Atibaia

2016

SUMÁRIO

1[g] INTRODUÇÃO........................................................................................................03

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL ..................................04

3 ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ESPAÇO EDUCACIONAL NÃO FORMAL ....................................................................................................................................06

4 ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS ....................................................................................................................................08

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12

[h]
  1. I[i]NTRODUÇÃO[j]

        O presente relatório de estagio parte da compreensão que a escola é o complemento do lar, onde muitas crianças passam a maioria de seu tempo, assim transpõe esse espaço em um vínculo de referência no seu dia a dia.

        O estágio perante o curso de licenciatura em Pedagogia é de suma importância para futuros profissionais, pois, os as quais os mesmos irão conhecer na prática a atuação dos profissionais das variadas instituições de educação formais ou não formais e posteriormente ser um verdadeiro conhecedor das realidades das escolas as quais os mesmos passaram para fazer suas observações e atuações.

        Assim os estagiários irão conhecer as instalações dessas instituições de ensino e suas precariedades e seu desempenho para realizar uma educação de qualidade, e daí por diante passar a ajudar a formar cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres para viverem em sociedade esses indivíduos. Durante o curso de Licenciatura em Pedagogia, três estágios foram os que mais me chamaram minha atenção sendo: Estágio na Educação Infantil; Estágio nos Espaços não Formais; e o Estágio de Educação de Jovens e Adultos a (EJA).

        O[k]s trabalhos de estágios dentro das diversas áreas que envolvem a educação são de suma importância, pois, através dos mesmos podemos ver na prática como é a atuação dos docentes que trabalham nessas instituições de ensino formais ou não formais.

        As pesquisas em campo têm como principal objetivo aprimorar a realidade da sala de aula para os futuros profissionais, ajudando-os a tirar suas dúvidas em relação à rotina dos profissionais, mostrando-nos, assim, que o professor é mais que um professor muitas vezes eles se tornam-se como se fosse da família dos alunos.  

        Diante disso [l]as metodologias que foram usadas para o desenvolvimento desse relatório foram as observações dos espaços, da sala de aula, da atuação dos docentes dentre outras, as quais vieram a contribuir para que pudéssemos adquirir mais conhecimentos nessa área educacional.[m]

  1. E[n]STÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O local onde realizei esse estágio foi na Instituição de ensino Externato São José que está situada na rua: Antônio Gabriel do Amaral, 187 - Jardim Brasil - Atibaia - SP. - CEP 12940-214-Atibaia São Paulo sendo seu Telefone: 4418-8800 dividido por ramais, onde os mesmos são direcionados para qualquer setor da escola.

  • Matutino das 07h 30min às 12h00min atendem crianças da educação infantil até o 3º ano do ensino médio;
  • Vespertino das 13h15min às 18h00, atendem alunos da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental I; 

O estágio de Educação Infantil está relacionado às ações que envolvem a Docência com o objetivo de observar e analisar o processo de ensino de acordo com cada faixa de idade, no mesmo será abordado a caracterização do contexto estagiado, a caracterização da escola, a caracterização da turma estagiada, a concepção pedagógica da instituição, a descrição e análise reflexiva das atividades de estágio Educação Infantil.

 O estágio supervisionado em educação infantil teve como objetivo observar e analisar os processos de ensino aprendizagens das crianças que estavam inseridas nesse contexto educacional, no qual foi observada a turma de educação do Pré I, onde foram planejadas ações dentro desse contexto educacional. Assim a instituição tem como objetivo formar verdadeiros cidadãos críticos e conhecedores da realidade em sociedade.

A[o] escola assume a responsabilidade de atuar na transformação e na busca do desenvolvimento social, no qual seus agentes devem empenhar–se na elaboração de uma proposta para a realização desse objetivo. Assim, [p]sua concepção de educação compreende-se, que a visão da escola e procurar oferecer um ensino eficaz, e de qualidade para garantir a melhoria do ensino aprendizagens desses discentes que estão inseridos nesses contextos educativos, através do trabalho participativo dentro desse contexto educacional.          

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com