TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

Por:   •  21/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.614 Palavras (15 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO         04

1. INTRODUÇÃO         05

2 OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO NA ESCOLA         06

3  PLANO DE ESTÁGIO         09

CONSIDERAÇÕES FINAIS         14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS         15

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO ESTAGIÁRIO

NOME DO ESTAGIÁRIO: FLAVIANO CRISTALDO SANTANA      

RA: 1709867507

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

SEMESTRE: 7º

ANO: 2018

INÍCIO DO ESTÁGIO: 27/08/2018

TÉRMINO DO ESTÁGIO: 21/09/2018

INSTITUIÇÃO CONCEDENTE DO ESTÁGIO

ESCOLA: CENTRO EDUCACIONAL AMÁLIA MARTINS GAZOTE

ENDEREÇO: RUA PADRE NILO SHERIDAN S/Nº – NIOAQUE – MS

TELEFONE: (67)3236-1119                                

DIRETORA: EUZA CAMARGO NUNES 

SUPERVISORA: MARA CRISTINA SOUZA FLORES

INTRODUÇÃO

O estágio a seguir corresponde ao processo de observação de Estágio Supervisionado em Gestão Educacional onde foram observadas todas as atividades realizadas na escola pela orientadora e supervisora escolar.

O principal papel do orientador educacional é trabalhar na escola para que todos os envolvidos construam relações interpessoais no cotidiano, assim construindo conhecimento nos ambientes de aprendizagem. Porém, a atuação do orientador nas escolas só terá reconhecimento no seu trabalho quando a equipe pedagógica da escola estiver sempre presente.

2 – DESENVOLVIMENTO

        .

OBSERVAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR

No período de observação e interação com a escola concedente do estágio percebemos que a estrutura física é própria com todas as normas exigidas para o funcionamento de um Centro de Educação Infantil - CEI. Trata-se de um prédio com áreas cobertas e em boa conservação; com 06 salas amplas e arejadas, compatíveis ao número de alunos, banheiros em perfeitas condições para a faixa etária dos alunos, possui cozinha, refeitório, varanda, bebedouro com água devidamente tratada e um amplo pátio com um pequeno parque.

Nas salas de aula há armário onde os alunos guardam seus materiais. Os professores também contam com uma televisão, aparelho de vídeos, data show, aparelho de som e computadores para seres usados em sala de aula.

Há ainda vários materiais didáticos como: livros infantis, jogos, alinhavos, quebra-cabeça.

Quanto à parte técnico-adiministrativa a escola conta com 20 professores, 02 diretoras, 01 coordenadora, 02 faxineiras, 02 merendeiras, 06 monitores e 01 auxiliar de serviços gerais.

As salas são constituídas por alunos devidamente matriculados na instituição, organizados por turmas com idade correspondente.

O projeto pedagógico da escola foi elaborado com o apoio de todos os funcionários e o período de sua vigência varia de acordo com a necessidade da unidade escolar ou da legislação vigente.

Os trabalhos são desenvolvidos com o apoio das diretoras e coordenadora. Na escola são realizadas reuniões bimestrais com os pais ou responsáveis e têm por objetivo a colaboração de todo o corpo docente da escola e tem como meta a interação entre escola e a comunidade visando a prevenção e resolução de problema e dificuldades que os alunos possam apresentar, desta forma, fortalecendo os vínculos com as famílias.

Quanto às atribuições de cada setor, pode-se destacar que a diretora está habilitada para representar a escola, zelar pelo cumprimento das leis vigentes, promoverem intercâmbio entre a escola e a comunidade, através de eventos cívicos, culturais e desportivos.

O corpo docente deve participar da elaboração do projeto pedagógico, executar programação referente à regência, manter os pais informados da situação dos filhos, atualizarem os registros relacionados à sua atividade, zelar pela conservação dos equipamentos, fazer uso de metodologias compatíveis com a unidade de ensino, manter disciplina em sala e colaborar para ordem e disciplina geral, conhecer e respeitar as normas vigentes, executar tarefas com eficiência, zelo e presteza; ter espírito de cooperação e solidariedade, respeitar os colegas e usuários dos serviços educacionais.

O monitor deve ser pontual e assíduo, auxiliar nas tarefas propostas pelo planejamento, respeitando o estagio de desenvolvimento da criança; educar e cuidar a criança de forma integral; estimular e auxiliar na aceitação de alimentos, higiene e troca de roupas; manter-se atualizados das condições biológicas, psicológicas e sociais da criança; manter o ambiente onde desenvolve atividades com as crianças limpo e organizado; respeitar as normas vigentes.

Cabe aos professores ainda, ser assíduos e pontuais, zelando pela disciplina geral, sendo moderadas e delicadas no trato com a comunidade escolar, não devem permitir a saída de alunos sem a devida autorização, também vetar o ingresso de pessoas não autorizadas, enfim, cumprir as atividades relativas à sua função

Durante o período de observação verifiquei a existência de uma rotina fixa que envolve atividades de cuidado, higiene pessoal, alimentação, brincadeiras, estimulação e atividades pedagógicas como o momento do conto e da leitura.

A sala do maternal II conta com 18 alunos matriculados na faixa etária de 03 anos divididos em 11 meninos e 07 meninas.

As aulas tem início as 07:00 hs, porém, há uma tolerância de 30 minutos porque alguns alunos moram na zona rural da cidade e fazem uso do transporte escolar que quase sempre chega atrasado; nesse período de espera a professora trabalha com os alunos presentes com brinquedos pedagógicos existentes na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (234.8 Kb)   docx (55.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com