TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILME: GAROTO INTERROMPIDO (Tema: Transtorno Afetivo Bipolar)

Por:   •  15/11/2019  •  Ensaio  •  3.255 Palavras (14 Páginas)  •  1.127 Visualizações

Página 1 de 14

FILME: GAROTO INTERROMPIDO (Tema: Transtorno Afetivo Bipolar)

Garoto interrompido é um documentário enormemente sensível, hiperdelicado, narra a história da vida e morte de Evan Scott Perry, que na noite de 2 de outubro de 2005 se suicidou pulando da janela do seu quarto, deixando seus familiares e amigos em um luto cheio de frustrações, dores e saudades. O documentário foi elaborado com um vasto acervo da vida pessoal do personagem, elaborado por seus pais, Dana Pery (diretora do documentário) e Hurt Perry que também trabalha na indústria de filmes, com grande tato e coragem para relatar a morte de um filho em uma circunstancia com tanto tabu e dor. Apresenta a luta de Evan contra o Transtorno Afetivo Bipolar – TAB (antigamente definido por Psicose Maniaco-Depressiva), o relato de seus familiares, amigos e pessoas de seu convívio em relação ao comportamento de Evan, e tem como objetivo também a conscientização sobre a doença mental e o suicídio entre crianças, não reconhecido até poucos anos atrás.

Encontrar forças para continuar, como explicitado pela mãe, é a única alternativa que lhe sobra, entender o inexplicável ato e dividir com os outros tudo isto é um grande exercício de sentimento e coragem.

Os relatos de pessoas no documentário, tem uma explicação plausível relacionada ao comportamento e sintomas de uma criança com transtorno bipolar:

1 - Dana Perry a mãe de Evan, declara que o dia em que Evan nasceu foi o dia mais feliz da sua vida, significa que Evan foi desejado e que tinha um relacionamento saudavel com o bebe na gravidez. O pai, apesar de viajar muito a trabalho, era muito presente também, o que significa que Evan teria uma boa mentalização e padrão de apego seguro, porque os pais formaram com sucesso um vinculo seguro com Evan.

Dana não entende o que poderia ter acontecido para deixar seu filho tão infeliz a ponto de não querer mais existir, nunca saberá o que Evan pensava quando se matou e acredita que talvez ele tenha percebido que seu problema mental era tão forte que ele não poderia vencer. 

O documentário mostra cenas de Evan aos 4 anos de idade e a mãe relatando que parecia haver dois Evans: um com ataque de fúria, um lado escuro, assustador, uma alma muito sombria, impossível de fazer contato com ele, e o outro lado era uma menino vibrante,doce, sensível, cheio de vida...era muito carinhoso com o Michael (irmão caçula). Esse relato de Dana mostra que o TAB de Evan, de acordo com a literatura, inclui períodos de intensa euforia e excitação alternados com período de depressão. 

No jardim da infância, começaram as obsessões de Evan sobre morte e suicídio de forma muito casual e aos 7 anos verbalizava que queria se matar, dizendo exatamente o que faria: pular pela janela, pularia de um prédio, ou se cortaria e nessa ocasião, ele falou em se enforcar. Uma vez, cansada de explicar a todos o que ouvia em casa, o fotografou “tentando” o suicídio, porque queria provar o que acontecia. Na fase depressiva, o paciente normalmente pensa em morte e suicídio, então o risco de tentativas de suicídio é grande.

Evan tinha comportamento de adolescente desde muito pequeno e seu humor, corpo, rosto (sem expressão), voz, postura e comunicação mudavam constantemente.

Em 1997, em psicoterapia, acompanhamento psiquiátrico, diagnosticado com depressão e medicado com o antidepressivo Prozac (fluoxetina), tentou o suicídio na escola, e três semanas depois, novamente no telhado da escola. Foi levado para o Pronto Socorro e posteriormente internado em um clínica Four Winds. Acreditava que estar morto era bom porque “todo mundo se reúne e fala bem de você”.

Na clínica, iniciou o tratamento o medicamento Lítio, que age no Sistema Nervoso Central, com ação estabilizadora do humor, reagiu muito bem, mas a escola não o aceitou de volta. Relata que Evan era um adolescente de 15 anos bonito, com amigos, popular entre as meninas, mas não muito interessado nelas. Falou que não queria mais usar o litio poque ficava com a boca seca, cansado, ele não queria mais e o médico psiquiatra diminuiu a dose ao longo de 6 semanas. Ele Ficou deprimido, mal humorado, as aulas começaram e ficou ansioso com as lições e pediu para que a mãe cuidasse dele, marcou uma consulta na proxima semana, para aumentar a dose de litio, mas “não deu tempo”.

Na noite do suicídio, discutiram na hora do jantar sobre as lições da escola, na presença do pai e dos irmãos, ele subiu para o quarto, foi para o computador como se fosse fazer lições/estudar, redigiu uma carta e se matou.

“Não existe opção. Não existe. E tenho uma família. Tenho pessoas que amo e que me amam e a única opção é viver um dia pós o outro. E... o que não me sai da cabeça é que não consigo acreditar. Eu não acredito. Não acredito que estou aqui, não acredito, que dei à luz esse menino, que o criei, e o enterrei. Eu não acredito. É uma sensação de descrença. Não sei se um dia, vou achar que aconteceu mesmo. Não acredito que aconteceu. Diga-me que é um sonho. Não acredito. E não acredito que os dias continuem a passar e que o mundo continue a girar sem ele”.

Depois do seu enterro, foi plantada uma árvore como homenagem a Evan e quatorze meses depois da morte de Evan, os pais, que tem uma fazenda e uma serraria, ofereceram como forma de agradecimento a Wellspring, vigas para o celeiro deles, uma delas com o nome de Evan gravado. 

2 - Beatrice Perry, avó paterna, mãe do tio de Evan que tinha o mesmo transtorno e que também se matou, diz: “uma coisa que se faz ou eu faço, pelo menos sem perceber... é evitar coisas que são realmente muito dolorosas de lembrar, e apenas bloqueá-las”. Outra frase: “Eu não gosto de pensar que não percebi o que acontecia, mas acho que não mesmo, porque eu não aceitava o fato de que algo tão assustador, poderia acontecer, principalmente porque Scott não parecia infeliz”. “Isso mostra que existe muito mais a saber sobre as pessoas que você a ama do que você é capaz de descobrir”.

Beatrice apresenta também a negação, ao ser questionada:

- O que houve no dia em que Scott Morreu?

- Eu não sei. Eu não tenho a mínima idéia. Não faço idéia.

- Mas você o encontrou?

- O que?

- Você...

- Eu o encontrei? Eu não me lembro disso. Mais uma vez, acho que prefiro não me lembrar. Não me lembro mesmo. Não sei dizer. Não sei dizer. Não há palavras para dizer a outra pessoa... quanto uma parte de você foi destruida. Não há mesmo. Não sei dizer. Mas posso dizer que você nunca se recupera disso. A verdade é que a vida continua, mas não como você queria, não como você tinha planejado. Mas você não se recupera. Acho que não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (158.3 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com