TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FRACASSO ESCOLAR COMO SINTOMA SOCIAL: O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO

Por:   •  7/5/2018  •  Artigo  •  4.337 Palavras (18 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

Norma Sueli Uchôa Lima Silva

FRACASSO ESCOLAR COMO SINTOMA SOCIAL: O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO.

São Paulo

2016

NORMA SUELI UCHÔA LIMA SILVA RA 615101352

FRACASSO ESCOLAR COMO SINTOMA SOCIAL: O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO.

Artigo Científico apresentado à banca examinadora da Universidade Nove de Julho, como exigência parcial para obtenção do título de Pós-graduação em Psicopedagogia, sob a orientação da Prof.ª Ms. Maria da Paz Pereira

NOTA DO ORIENTADOR _________

NOTA FINAL ___________________

São Paulo, 30 de março de 2016.


FRACASSO ESCOLAR COMO SINTOMA SOCIAL: O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO

Norma Sueli Uchôa Lima Silva, formando no curso de Psicopedagogia clínica e educacional. Graduado em Pedagogia

uchoanorma@gmail.com

Prof.  Ms. Maria da Paz Pereira professora mestra orientadora convidada da Universidade Nove de Julho – Uninove.

                mpazpereira@uol.com.br

Resumo:

Este artigo tem por finalidade discutir a influência da família e da escola diante do fracasso escolar, que está entre os problemas do nosso sistema educacional mais estudados e discutidos, tendo como princípio a atuação do professor e da escola de entender a relação professor-aluno, juntamente com a família e uma análise investigativa de autores sobre as contribuições da psicopedagogia como forma de prevenção do fracasso escolar. É sabido que as influencias no contexto social são evidentes, quando um aluno passa por um processo de dificuldade no processo de ensino aprendizagem, passa a ser discriminado na escola, na sociedade e na família, se faz necessário um olhar além dos muros da escola para esse fenômeno que cada vez mais vem para as salas de psicopedagogos, e crianças e jovens, que cada vez mais são diagnosticadas com transtornos, que as vezes não existe nenhum problema, fisiológico ou cognitivo.

Palavras-Chave: escola, família, fracasso escolar e psicopedagogia.

Abstract

This article aims to discuss the influence of family and school on school failure, which is among the problems of our educational system more studied and discussed, with the principle role of the teacher and the school to understand the teacher-student relationship, along with family and investigative analysis of authors on the contributions of educational psychology in order to prevent school failure. It is known that influences the social context are evident when a student goes through a process of difficulty in the process of teaching and learning, shall be discriminated against in school, in society and in the family, a look beyond the school walls is necessary to this phenomenon that increasingly comes to the halls of educational psychologists, and children and young people, who increasingly are diagnosed with disorders that sometimes there is no problem, physiological and cognitive.

KEYWORDS: school, family, school failure and educational psychology.


Introdução

O presente artigo tem por finalidade uma dialética em torno do fracasso escolar e a participação da escola e as contribuições da Psicopedagogia, buscar uma maior compreensão e caminhos para as questões que envolvem esse fracasso. Ao analisarmos as responsabilidades do fracasso escolar para que não recaia só sobre o aluno, há que se pensar em toda a questão pedagógica. Entendemos que os nossos papeis como seres humanos, na sociedade nós construímos e nos aceitamos como diferentes, portanto se faz necessário práticas pedagógicas que valorizem e aproveitem toda a bagagem de conhecimentos construída pelo aluno durante sua trajetória extraescolar. O fracasso escolar não recai sobre uma realidade social, ele nos apresenta as diferentes realidades sociais que devem ser trabalhadas e valorizadas na escola.

Os aspectos estudados mais relevantes que estão presentes na escola e na família, podem desempenhar um papel importante no processo de desenvolvimento da aprendizagem formal e informal gerando assim fatores externos que são os co-responsáveis por gerar grande parte das condições necessárias para o aluno aprender. O ambiente escolar apresenta certa dificuldade em trabalhar a diversidade dos elementos que a realidade produz em cada indivíduo. Pensando assim o fracasso escolar poderia ser solucionado com intervenções pedagógicas adequadas para cada realidade. A dificuldade se encontra na diversidade de realidades e na lentidão do sistema de educação em acompanhar as mudanças sociais.

A metodologia utilizada para a construção e fundamentação desse artigo, foi feita por meio de pesquisa bibliográfica, de especialistas na área de psicologia e psicopedagogia, para compreendermos o fracasso escolar na contemporaneidade, quais os fatores que influenciam negativamente na vida escolar/social dos alunos e suas famílias.


Objetivos

Objetivo Geral

Identificar o fracasso escolar e como é a atuação do psicopedagogo no processo de aprendizagem.

Objetivos específicos

  • Analisar o sintoma social no cenário escolar e familiar que leva ao fracasso escolar;
  • Apresentar a contribuição do psicopedagogo  no processo de aprendizagem.
  1. O Fracasso Escolar

A partir do século XIX surge o fracasso escolar com a escolaridade obrigatória, o fator econômico é um denominador causador das mudanças estruturais da sociedade, (Bossa, 2002).

Neste sentido Bossa (2002, p. 45) entende que:

A partir das exigências feitas pelas sociedades industriais, de homens produtivos adaptáveis aos progressos da ciência e da tecnologia, o aprendizado artesanal cedeu lugar ao ensino profissionalizante baseado na técnica e surgiu uma nova expectativa em relação à criança: um ser em desenvolvimento, ativo e espontâneo. Essa ideia de um ser prático, voltado para a ação, dá origem a uma educação ativa, em que o jogo e o trabalho vão fazer parte dos procedimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (208.8 Kb)   docx (316.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com