TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES TEÓRICAS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  27/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 2

Mariana Zaterka Cohen RA00168551

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES TEÓRICAS DA EDUCAÇÃO

  1. Indentifique as criticas comuns a Saviani e Bauman a respeito do neoliberalismo

  1. Complemente a analise de Bauman com a de Saviani

        Para Bauman e Saviani a educação perdeu sua função de produzir indivíduos autônomos, críticos e conscientes onde esses indivíduos pudessem transformar a sociedade. A escola de hoje em dia passou a produzir mercadorias pois o mundo demanda trabalhadores que invistam neles mesmo, que sejam polivalentes, multifuncionais, flexiveis, competentes. Assim o ser humano surge para a educação como um ser genérico sendo construido como objeto.

        No mundo neoliberal os conhecimentos aprendidos na escola se tornam bens simbólicos onde o individuo sempre vai buscar novas qualidades e competências, agregando valores para a profissão como falar novos idiomas, adquirir novos títulos essa é a herença que o mundo neoliberal deixou, mercantilizando o invíduo. Assim o ser humano deve aprimorar cada vez mais o currículo para ser "vendidos" como mercadorias onde o "produto" que mais interessar será "comprado". Com a busca desenfreada pelo dinheiro a competição para esses rotulos se tornou tão grande que não permitem que o homem determine sua própria vida, o trabalho passou a ser temporário onde não tem nada fixo, o homem luta incansavelmente pelo reconhecimento social hoje em dia o status social está ligado ao "aprender a aprender" que significa que o individuo tem que adquirir o conhecimento por si mesmo tendo a capacidade de constante atualização exigida pela necessidade de ampliar a esfera de empregabilidade

        Saviani usa o termo "pedagogia da exclusão"que fala que o inviduo está preparado para qualquer tipo de trabalho para evitar a condição de exclusão e caso sejam excluidos a "pedagogia da exclusão" ensina que a culpa é deles mesmos portanto se eles não atingirem a desejada inclusão isso se deve por culpa de suas próprias limitações incontornáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com