TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PORTFÓLIO

Por:   •  30/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

1) Nome do mito:

Aquiles

2) Resumo do mito:

Aquiles foi um dos heróis gregos que participou da Guerra de Troia sendo um dos protagonistas. Filho de Tétis (uma ninfa do mar) e Peleu (rei dos mirmidões). Esse tornou-se famoso por sua bravura e força.

Segundo a mitologia, nos primeiros dias de vida de Aquiles (recém-nascido) sua mãe o mergulhou nas águas do rio Estige (mundo inferior), na tentativa de torná-lo imortal. Porém, como ela o segurava pelo calcanhar deixou de banhar essa região do corpo. Assim, Aquiles não conquistou a imortalidade, já que possuía um ponto fraco.

Com o tempo surgiu uma profecia, ela dizia que os gregos só ganhariam a Guerra de Troia caso tivessem o apoio de Aquiles. Com isso, ele foi chamado para liderar o exército grego. Quando colocado em prática o plano do guerreiro Odisseu – montar uma grande estrutura (que coubesse soldados) na forma de cavalo. Logo, o grande cavalo de madeira foi levado pelos troianos para dentro das muralhas acreditando ser um presente de paz. Durante a noite, centenas de soldados saíram para abrir os portões da muralha que dava acesso ao resto do numeroso exército grego. Apesar dos gregos ganharem essa, Páris - guerreiro troiano guiado pelo deus Apolo- acertou uma flecha envenenada justamente no calcanhar de Aquiles. Fatalidade que favoreceu a morte dele. Dessa forma, teve-se o fim da profecia de Oráculo.

3) Explicação sobre a relação existente entre o mito escolhido e o processo de formação proposto pela educação homérica:

O mito de Aquiles é encontrado no livro Ilíada. Esse livro e o livro Odisseia foram escritos pelo poeta grego Homero, sendo os livros de cabeceira dos jovens de Atenas e de outras cidades. Os mitos apresentam o primeiro modelo de educação, chamado Paideia. Logo, esse modelo não se preocupava apenas com a formação intelectual. Mas, também a corporal.

Portanto, o mito de Aquiles mostra isso. Já que além de virtuoso era ágil, forte e bravo. Sendo, assim, um soldado inteligente e bem preparado fisicamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com