TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA GEOGRAFIA E HISTORIA

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.036 Palavras (9 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE

PEDAGOGIA

Jozeleide Barros de Souza Bezerra

FUNDAMENTOS DA GEOGRAFIA E HISTÓRIA: atividade avaliativa

Belo Horizonte

2014

Jozeleide Barros de Souza Bezerra

FUNDAMENTOS DA GEOGRAFIA E HISTÓRIA: atividade avaliativa

Trabalho apresentado na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte no Curso de Graduação em Pedagogia como requisito parcial para obtenção de média referente à  período da disciplina Fundamentos de Geografia e História.

                                                                 Prof. Orientador: Guilherme Silva Santos

Belo Horizonte

2014

FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS DE BELO HORIZONTE

Disciplina: Fundamentos de Geografia e História

Professor: Guilherme Silva Santos

Nome: Jozeleide Barros de Souza Bezerra

-  período/ Noite

Atividade avaliativa – Fundamentos de Geografia e História

Valor: 15 pontos - 10 de outubro 2014

1 - Leia o Referencial Infantil Vol.3 – Sociedade e natureza. Qual é a importância de ensinar as relações sociedade e natureza no ensino infantil?

 De acordo com o texto, o trabalho com os conhecimentos através das Ciências Humanas e Naturais deve ser voltado para a ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural. É importante que as crianças construam seus conhecimentos, a partir de suas experiências no que se refere aos diferentes contextos sociais, culturais, geográficos e históricos.

Assim, refere-se à pluralidade de fenômenos e acontecimentos (físicos, naturais, geográficos, históricos, culturais), ao conhecimento da diversidade de formas de explicar e representar o mundo, a possibilidade de conhecer e construir novas formas de pensar de acordo e sobre os eventos que a cercam, fazendo com que os alunos saibam distinguir os fenômenos da sociedade e da natureza, de maneira que conheçam as diversas formas de serem ensinadas, modificando o modo de pensar sobre os acontecimentos presenciados no dia a dia.

Conforme o texto, É preciso que as crianças desenvolvam seu senso crítico, instigadas a observar fenômenos, através de questionamentos, perguntas, curiosidades, conhecer diferentes contextos históricos e sociais, o contexto em que vive e o de outras crianças, buscando respostas para seus questionamentos, valorizando experiências e conhecimentos, para que possam localizá-los no espaço e no tempo.

2 - Selecione um plano de aula (4 e 5 anos) da Revista Nova Escola e responda:

Qual é a relevância do tema trabalhado?

No plano de aula “Influências Culturais da África”, direcionada para alunos entre 4 e 5 anos, tem como objetivo conhecer e vivenciar produções culturais brasileiras com influências africanas. Irá trabalhar a herança cultural brasileira, como as danças, músicas e brincadeiras que foram influenciadas pela cultura africana. O tempo estimado para a realização dessa atividade é de dois meses, e serão utilizados materiais como livros, revistas, imagens, material para registro, CDs com músicas africanas e brasileiras, tecidos, instrumentos musicais e mapas.

O tema trabalhado é relevante, pois, de acordo com o Referencial, o professor deve trabalhar para desenvolver a compreensão da pluralidade e o conhecimento da diversidade de formas de explicar e representar o mundo, a possibilidade de conhecer e construir novas formas de pensar tanto de acordo e sobre os eventos que a cercam, quanto às culturas que os alunos não conhecem.

Ainda de acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, pg.7:

É importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos, fenômenos e acontecimentos do mundo, sejam instigadas por questões significativas para observá-los e explicá-los e tenham acesso a modos variados de compreendê-los e representá-los.

3 - Leia os Textos História e de Geografia da Prefeitura de Belo Horizonte (Desafios da Formação: Proposições curriculares pg. 16 a 45) e responda:

  1. Qual é a importância de ensinar história no ensino fundamental I?

Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem deve ser, antes de tudo, aceitar o desafio de buscar a historicidade presente em aspectos diversos da vida cotidiana, procurando desvendar marcas do passado que permanecem nos objetos, nas relações, instituições e instâncias diversas da vida. E, ainda, olhar par o passado a partir de perguntas que são instauradas pelo presente, em diálogo com as experiências dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. (PREFEITURA DE BELO HORIZONTE, 2010, pg 19).

De acordo com o texto, o ensino de História para crianças e adolescentes proporciona uma experiência de aprendizado da própria história, de conhecer sua história e entender como é criada, entender marcas do passado, acontecimentos importantes para seu crescimento, além de conhecer marcos históricos de eu contexto social e cultural, onde nascerá seu interesse de se aprofundar ainda mais na história de sua sociedade e diferentes culturas.

A disciplina de História deve oportunizar ao aluno uma formação mais crítica, desenvolver uma visão reflexiva sobre sua realidade e a dos outros, no meio em que estão inseridos, possibilitando transformar essa realidade.

  1. Qual é a importância de ensinar Geografia no ensino fundamental I?

 Segundo o texto, ao ensinar geografia, o educando estará desenvolvendo no aluno um modo de pensar geográfico ao iniciar um conhecimento sistemático sobre as diferentes formas de produção humana e organização espacial.

O professor deve conhecer o que o aluno sabe, a bagagem cultural que ele traz, o que ele vivencia e aprende fora da experiência da escola. Assim, ajudando-o a problematizar e a investigar, irá compreender que a sociedade, em diferentes lugares do planeta, em diferentes momentos da história humana, em diferentes culturas, age, vive, estuda, trabalha, produz a sua existência e o espaço geográfico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (137.4 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com