TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS E METODOS DO ENSINO DE CIENCIAS DA NATUREZA E HUMANAS

Por:   •  13/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CLARETIANO – REDE DE EDUCAÇÃO

CAROLINE DE VASCONCELOS MATEUS MACIEL

RA: 8156009

FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E HUMANA

PRÁTICA PEDAGÓGICA PORTFÓLIO 1

Cidade Santo André 2022

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E PERFIL DOS PROFESSORES:

Trata-se de uma escola da rede pública Elaine Cena Chaves Maia que atende a faixa etária de 3 anos e 11 meses a 10 anos e 11 meses Tendo um total de 250 alunos e 85 funcionários, localizada na cidade de São Paulo no município de Santo André no bairro Jardim Santo Alberto.

A escola foi inaugurada no ano 1992, onde já passaram várias diretoras, e assistentes pedagógicas, tendo cada um contribuído para a melhoria do espaço físico da escola.

Existe um conselho escolar que visa organizar a verba que vem para escola, para compra de materiais, onde é constituído por membros da comunidade, funcionários, famílias e a diretora da instituição.

A escola possui um total de 26 professores com idades que variam entre 25 a 56 anos. Onde a formação de algumas são apenas de magistério porém a maioria tem formação superior em pedagogia, algumas são pós graduadas sendo 1 ou 2 pós todas na área da educação. A escola também conta com a presença de estagiarias para o auxílio das professoras em sala.

ESPAÇO FÍSICO:

A escola conta com 13 salas de aulas divididas entre educação infantil e ensino fundamental 1, possui uma biblioteca, um parque externo, duas quadras, um laboratório de informática, e um amplo espaço externo onde algumas vezes usam para fazer atividades diferenciadas, conta também com a cozinha, refeitório e 5 banheiros sendo 2 para funcionários. A escola não possuem laboratório de ciências, foi relatado pela assistente pedagógica que fazem alguns tipos de experiências na natureza pois contam com grande espaço verde no CESA (Centro educacional de Santo André) que tem ao lado da escola, para tentar suprir a falta do laboratório.

PERFIL DOS ALUNOS DA ESCOLA:

Os alunos são todos do município de Santo André e do bairro Jardim Santo Alberto, tem renda entre 1 a 10 salários-mínimos, os alunos vieram esse com deficit de aprendizagem prejudicado por conta da pandemia, tiveram um projeto de reforço para os alunos com maior dificuldade e hoje já reverteram esse quadro com sucesso.

INTRODUÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO:

Após ter identificado a escola entrei em contato por telefone, foram receptivos e educados, porém fui informada que só poderia fazer as entrevistas de forma online ou por telefone, tive uma certa dificuldade em encontrar escola que aceitasse, resolvi por ficar com essa que, pelo menos, me aceitou mesmo sendo a distância.

Não pude participar de nenhuma aula na escola mas conversei com a assistente pedagógica que me passou algumas informações sobre as aulas de ciências e humanas onde a carga horária semanal dos componentes curriculares Ciências, História e Geografia é de 3 horas/aula cada uma onde esses componentes são trabalhados uma vez por semana, cada um em seu respectivo horário. As aulas visam trabalhar a compreensão das ciências humanas e da natureza com o intuito de gerar curiosidade e entusiasmo nos alunos aguçando sua criatividade, melhorando o relacionamento interpessoais dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (92.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com