TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS E MÉTODOS DE L.P E MATEMÁTICA

Por:   •  16/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CLARETIANO – REDE DE EDUCAÇÃO

GABRIELLY GUIMARÃES DOS SANTOS

8081720

FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE LÍNGUA

PORTUGUESA E MATEMÁTICA
PORTFÓLIO - CICLO 2

                                                              BATATAIS

2022


INTRODUÇÃO

1º Etapa- Discussão dos vídeos

 Ao assistir a esses vídeos, tive a chance de observar os processos de alfabetização infantil, que acho importantíssimo na minha construção de conhecimentos e evolução conceitual. A particularidade e o foco no contexto adequado da situação em que acontece as questões, identicamente se mostram bastante especificas, nos permitindo olhar a comunicação acontecendo, e no seguimento o comportamento da criança perante à direção de seu raciocínio, para o ponto fundamental ao seu estudo.

DESENVOLVIMENTO

No primeiro vídeo, temos a interpretação do conceito de psicogênese, explica o que é a fase icônica, garatuja “rabiscada” e pré-sílabica, e também menciona as outras fases sucessivas, que são ilustradas em vídeos consecutivos.

• Psicogênese: um estágio definido de desenvolvimento da aprendizagem, a psicogênese traz uma perspectiva de ensino/aprendizagem com ênfase em como desenvolver o aprendizado em vez de se concentrar nos métodos tradicionais, que tem o foco na forma de instruir.

• Icônico: Uma representação gráfica da escrita da criança usando figuras aleatórias.

• Garatuja: Tentar imitar rabiscados, que deveria ser escrito. Eles não percebem que as palavras representam sons.

 Na sequência, nos referimos aos estágios sucessivos do pré-sílabico ao ortográfico.

Análise das amostras de escrita da 2ª etapa- Parte 1;

Escrita 1- Antônio / Alfabética, consegue compreender sons em sílabas, as sílabas foram formadas, mesmo que ainda não haja uma ortografia completa.

Escrita 2-Odirley/ Garatuja, utiliza imagens para representar a escrita cursiva,

Imitação de palavras com gráficos, sem saber que sílabas representam sons.

Escrita 3- Fernando/ Silábica com valor sonoro, consegue ouvir o som das sílabas e tenta associar qualquer número de letras reconhecidas.

Escrita 4-Pedro/ Silábico Alfabético, tomou consciência de que a voz indica escrita, e busca representar fonemas na forma escrita, embora ainda não reconheça letras.

Escrita 5-Daiana/ Pré-silábico, usa-se letras e números, a criança permanece com incapacidade de compreender a relação entre escrita e som.

Escrita 6-Talita/ Silábico com valor sonoro, nesta fase a criança já compreende a relação entre som e palavras, mas o reconhecimento ainda é feito pelo som mais forte, para ser reconhecido.

Escrita 7-Cleonilda/ Silábico sem valor sonoro, nesta fase a criança já compreende a relação entre som e escrita, mas o reconhecimento ainda é feito pelo som mais forte, para ser reconhecido.

Escrita 8-Taís/ Pré-silábico, Usa-se letras e números que a criança não consegue perceber a relação entre escrita e som.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com