TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  11/7/2019  •  Resenha  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

ADIB VALENTIM DOS SANTOS

        

FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

IRACEMÁPOLIS/SP

2015        


O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA TEORIA DE PIAGET

O desenvolvimento humano na teoria de Piaget é retratado pela Doutora em Linguística Aplicada, Márcia Regina Terra, que procura apresentar diferentes panoramas da evolução comportamental do indivíduo que se constitui numa área do conhecimento da Psicologia, cuja proposta é compreender o homem em todos seus aspectos, contemplando as fases desde o seu nascimento até o mais completo nível de maturidade.

O objetivo que direciona a essência do estudo para o tema proposto é discorrer algumas considerações a respeito da coluna mestra pela qual se embasam as concepções do método psicogenético de Piaget, que busca como propósito compreender como a pessoa se constitui enquanto sujeito cognitivo, construtor de conhecimentos válidos.

A característica principal da epistemologia genética de Piaget consiste em que o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes no sujeito. Assim sendo, a aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como de sua relação com os objetos. Visto que sujeito na interpretação de Piaget é detentor de uma estrutura biológica que tem a capacidade de desenvolver o mental, no entanto, essa condição não o garante o desenvolvimento, pois só acontece a partir da interação com o objeto a conhecer.  

Esse esquema vem pelo reflexo de duas instâncias, a organização e a adaptação, que conforme Piaget, são inseparáveis, porém são dois processos complementares de um amplo mecanismo, sendo que a organização representa o aspecto interno do ciclo do qual a adaptação constitui o aspecto externo. A adaptação trata-se da essência do funcionamento intelectual, enquanto a organização representa a habilidade de integrar as estruturas físicas e psicológicas em sistemas coerentes.

Ressalta-se que o estado de equilíbrio conduz ao processo de adaptação que envolve a assimilação que consiste na tentativa do indivíduo em resolver uma determinada situação tomando como base a estrutura cognitiva que tem no momento específico da sua existência. É uma evolução contínua em função da atividade de interpretação da realidade em que está inserido e tem que se adaptar.

A adaptação é o equilíbrio entre a assimilação e acomodação, que vem por meio da autorregulação que se constitui de ações de relacionamento estáveis do sujeito com o mundo que proporciona ganho de conhecimento fruto do desenvolvimento da inteligência, reflexo da auto-organização. Desta forma, a autorregulação é o processo de aprender, enquanto auto-organização, vai além, é o processo de aprender a aprender.

Desta forma, a auto-organização da inteligência apresenta como características principais: contempla diferentes maneiras de relacionamento com o ambiente em que está inserido; busca formas de adaptação que envolve os mecanismos de assimilação e acomodação; desenvolve o processo de equilibração que vai conduzir o indivíduo à adaptação a realidade. Trata-se, portanto, de um processo que, segundo Piaget, é revelado em quatro estágios do desenvolvimento intelectual da criança: 1) Sensório-motor (0 a 2 anos); 2) Pré-operatório (2 a 7 anos); 3) Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos); 4) Operações formais (11 ou 12 anos em diante).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com