TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.522 Palavras (15 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

PEDAGOGIA

4º SEMESTRE

NOME COMPLETO-Marisângela Neves de Barros Scuhltz - RA: 383977

NOME COMPLETO– Joici Padilha Santos -RA: 383976

NOME COMPLETO-Rafaela Natieli Cezar- RA: 358178

NOME COMPLETO-Fernanda Godoi-RA:385565

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

PROFESSOR EAD:

TUTOR PRESENCIAL: Adriana Oribes

TUTOR A DISTÂNCIA:

Eldorado/M.S

2013

INTRODUÇÃO

Nosso objetivo com esse trabalho é mostrar a importância que o estudo da sociedade tem na educação. Para entendermos o nosso presente, precisamos conhecer como a sociedade era no passado e suas influências nos dias atuais. Compreende-se que a educação e sociedade estão intimamente ligadas, isto acontece porque somos produtos do meio social em que estamos inseridos, a sociedade e educação anda juntas, nenhuma pode evoluir sem que a outra acompanhe. A sociedade precisa também do sistema educacional para preparar o sujeito que nela vive. A escola está preparando os indivíduos para a vida em sociedade, ela socializa o sujeito e prepara-o para viver em sociedade. A sociologia ajuda a pedagogia a estabelecer as devidas ligações entre a sociedade e a educação. Sua função é baseada na argumentação, reflexão, análises e críticas.

Para identificar os significados da sociologia e sua contribuição na educação, será relatada a seguir os pensamentos e as bases teóricas de alguns grandes autores que contribuíram no processo de “pensar na sociedade”.

A sociedade precisa também do sistema educacional para preparar o sujeito que nela vive. A escola está preparando os indivíduos para a vida em sociedade, ela socializa o sujeito e prepara-o para viver em sociedade. A sociologia ajuda a pedagogia a estabelecer as devidas ligações entre a sociedade e a educação. Sua função é baseada na argumentação, reflexão, análises e críticas. A Sociologia da Educação é a vertente da Sociologia que estuda a realidade sócia educacional, e têm como fundadores Emille Durkheim, Karl Marx e Max Weber.

Ela oportuniza aos seus pesquisadores compreender que a educação se dá no contexto de uma sociedade que, por sua vez, é também resultante da educação; também dá a oportunidade de se compreender e caracterizar a inter-relação ser humano/sociedade/educação, à luz de diferentes teorias sociológicas. A educação entendida como uma prática social que busca formar indivíduos para a vida em sociedade deve proporcionar uma visão que nos permita uma compreensão da sociedade em todas as suas dimensões. A Sociologia da Educação não trata somente das relações sociais e de poder perpetuadas no ambiente escolar, e nem somente da necessidade da educação para a manutenção da sociedade. Essa disciplina e campo do conhecimento dedicam-se também à análise de outros pormenores do ambiente escolar, como por exemplo, os fatores que podem interferir nos resultados escolares. É então que se percebe mais uma vez a interação do ambiente escolar com outros segmentos da sociedade, isso por que estes diferentes fatores tem influenciado nestes resultados, que por sua vez também são formas falhas de buscar classificar indivíduos tão diversos, com capacidades tão múltiplas, impossíveis de serem enquadrados em notas ou conceitos tão fechados. Assim sendo, tudo isso é também. Matéria de análise dos sociólogos, especialmente dos sociólogos da educação.

Embora o campo de conhecimento da Sociologia não garanta por si só o compromisso de promover uma educação crítica transformadora, pela sua especificidade de analisar a sociedade sob o prisma de vários olhares que as diversas perspectivas analíticas ensejam, já possibilita uma ampliação da compreensão da realidade social e da educação como um fenômeno fundamental na transmissão da herança cultural; dos modos de vida; das ideologias; na formação para o trabalho; preservando uma estreita relação com a realidade em cada contexto histórico.

DESENVOLVIMENTO

ETAPA – 1.

Faz parte do papel da sociologia investigar a constituição e o funcionamento das instituições, o comportamento e as crenças dos indivíduos e das sociedades. Para conhecer as principais discussões da Sociologia da Educação é preciso estudar e entender o embasamento teórico de alguns grandes sociólogos que contribuíram com este papel. Começamos por Auguste Comte e Emile Durkheim, estes autores discutem o nascimento da Sociologia e sua estruturação como ciência. Para Comte, os fenômenos sociais deveriam ser reduzidos as leis gerais como exemplam as leis da física, a vida em sociedade poderia ser prevista a partir de certas regras físicas. Ele teceu algumas considerações pedagógicas sobre a importância, a proposta e o papel da educação positivista. O positivismo é um marco importante no pensamento de Comte e consiste em uma forma de pensar, uma filosofia que acredita na existência de um caminho, uma ordem para que cada sociedade evolua e alcance o progresso. No campo da educação o pensamento era positivista e dividida em dois níveis: a educação espontânea que era a educação familiar, voltada à formação moral, materna; e a educação pública e sistemática, que ocorre por meio de filósofos – educadores após a formação moral inicial. Já Durkheim consolidou a sociologia como ciência, se empenhou em fazer da sociologia uma ciência independente e com método próprio. Afirmava que em cada contexto social existem diferentes tipos e fatos sociais, as pessoas reproduzem estes fatos sociais, por isso, são diferentes entre si. No campo da educação, a escola era vista como um instrumento de regulação social e como um fato social. A escola teria a função de intermediar a coerção que a sociedade exerce sobre o indivíduo. Para ele a coerção social estava associada à moral, a escola se destacava como a chave para a conquista da coesão social, os professores deviam atuar na construção moral na sociedade. Max Weber e Karl Marx também tiveram participação importante na sociologia seus princípios teóricos fizeram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com