TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA INFÂNCIA

Por:   •  12/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

GRADUAÇÃO PEDAGOGIA

2º PERIODO

NOME

MATRICULA

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA INFÂNCIA

EEL 0002/3619960

DESENVOLVIMENTO INFANTIL: AMBIENTE E TEORIAS.

OBSERVAR, COLETAR, ORGANIZAR E UTILIZAR MÉTODOS QUE AUXILIAM O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EM PERIODO DE ENFRENTAMENTO AO COVID-19.

RIO DE JANEIRO

2020

Relacionando o projeto aprendendo dentro e fora da escola e aplicativo APPRENDENDO

        Compreendo que os dois visam investir no espaço voltado para a criança, aproveitando que a criança neste momento de enfrentamento ao COVIS-19 na sua grande maioria passa o dia em casa, ambos oferecem dicas, atividades e brincadeiras para que os pais e responsáveis possam aplicar em diferentes ambientes do cotidiano familiar. como: a hora do banho, nas refeições dentro e fora de casa, na rua, no trânsito, transformando o cotidiano em um espaço de aprendizado que oferece o desenvolvimento e o vínculo familiar. com o intuito de promover um momento de interação, aprendizado e brincadeiras trazendo atividades interacionais e lúdicas.

           Onde surge o questionamento:

Como apoiar o desenvolvimento na primeira infância em meio a pandemia?

            Foi através deste questionamento que o Laboratório de Educação, junto com a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, a UNDIME Maranhão e com o apoio da Eneva uniram esforços para pensar em ações que chegassem até os adultos que convivem com crianças de 0 a 6 anos ao redor do Maranhão.

 O Projeto Aprender: dentro e fora da escola foi readequado para dar uma resposta consistente aos desafios impostos pela pandemia do Covid-19. Foi e é produzidos uma série de vídeos, áudios e peças gráficas voltados às famílias de crianças das redes públicas de Educação Infantil, além da disponibilização dos livros do Espaço de Leitura para disseminação offline. A ideia foi aproveitar o tempo em que as crianças estão em casa para potencializar dimensões do desenvolvimento infantil que poderão trazer ganhos cognitivos, afetivos e de sociabilidade.

Na educação infantil as crianças aprendem na interação com outras pessoas, aprendem a todo momento e com base nas 7 experiencias fundamentais para a primeira infância que o projeto tomou sua base de partido.

SÃO ELAS:

FALAR E SER OUVIDO

CONVIVER E BRINCAR

CONTAR E COMPARAR

ESCUTAR A LEITURA DE TEXTOS

EXPLORAR E QUESTIONAR

EXPERIMENTAR E APRECIAR DIFERENTES FORMA DE ARTES.

É neste momento que elas aprendem interagindo com o mundo ao seu redor e o papel da família e da escola se complementam.

Os livros levam até os pequenos um universo literário tão rico para o imaginário infantil, o desenvolvimento da linguagem e o conhecimento sobre a língua. por isso eles são separados cuidadosamente e levados através da contação de história para essas crianças. O projeto não se limitou aos municípios ao redor. hoje se encontra disponível pelo canal do projeto pelo youtube, podendo ser visto por pessoas ao redor do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com