TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E A TEORIA DO CONHECIMENTO

Por:   •  24/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.818 Palavras (12 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 12

DECA CURSOS

Stefanie de Sousa Nesinho

Licenciatura em Pedagogia

DICIPILINA: TEORIAS DA APRENDIZAGEM E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Nº Tema: 1

TEMA:FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E A TEORIA DO CONHECIMENTO

 

São Paulo - SP

2015

INTRODUÇÃO

A escola é um ambiente dinâmico e formador de seres críticos e participativos dentro da sociedade. Cabe a ela trabalhar os aspectos cognitivos, físicos e afetivos dos alunos, contribuindo para a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e valores que ajudaram na vida adulta e social do individuo.

É dever da escola permitir a interação da família e da comunidade em que o aluno vive, para melhor trabalhar os valores e conhecimentos. E o educador entra como principal ferramenta durante o processo de aquisição de saber e valores.

 Sendo assim podemos pensar na escola como porta para o enriquecimento cultural, intelectual e social, como construtora de valores e de cidadãos capazes de interagir, cooperar, criar, respeitar, apoiar, criticar e contribuir dentro da sociedade ao qual esta inserido.

DESENVOLVIMENTO

Função social da escola

Ao longo dos anos o homem vem criando artefatos, costumes e instrumentos que ajudem na sua sobrevivência e de sua espécie, mas tais capacidades não são transmitidas através da genética. A partir desse ponto entra em pratica o processo de socialização e/ou de educação. Porem esse processo hoje não se da somente através da escola, mas também por grupos sócias, como pela família, mídia e outros meios. Mas a escola é o meio mais especifico para lidar com esses processos.

Os homens não estavam ainda divididos em classes e produzem sua existência em comum e, assim fazendo se educavam. Agindo sobre a natureza, coletando frutos, caçando, pescando, cultivando a terra, apascentando animais e se relacionando uns com os outros, eles se educavam e educavam as novas gerações. (SAVIANI)

É possível notar que já nas comunidades primitivas os adultos tinham a função semelhante a dos educadores, os ensinamentos de eram passados dos mais velhos aos mais novos de forma a garantir a sobrevivência dessas comunidades e assim acontecia o processo de educar e socializar.

De acordo com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes da educação nacional:

Art.1º  A educação  abrange  os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

§ 1º  Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.

§ 2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.

A Constituição de 1988 postulou, no seu art. 205, que a "educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania". 

Segundo TORRES (2007) “Uma das funções da escola é preparar o cidadão para o exercício pleno da cidadania, vivendo como profissional e cidadão”.

Delors entende que a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais, que serão ao longo da vida pilares do conhecimento, sendo eles:

  • Aprender a conhecer: trata-se do interesse, curiosidade, é a porta para o conhecimento;
  • Aprender a fazer: errar em busca do acerto, arriscar;
  • Aprender a conviver: respeitar, compreender, buscar novas soluções juntos;
  • Aprender a ser: desenvolve o espirito e corpo, sensibilidade, estética, responsabilidade, espiritualidade, tornando o individua critico e reflexivo.

Podemos pensar em escola interativa, participativa, que se baseia no respeito mutuo cidadania, solidariedade, criatividade que faça do educando construtos do saber e condutor do próprio destino, preparando-o para exercer sua cidadania.

Para Libâneo (2005): Devemos inferir, portanto, que a educação de qualidade é aquela mediante a qual a escola promove, para todos os domínios dos conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos.

O grande desafio da escola é favorecer o aprendizado de modo que a escola não se torne apenas um ponto de encontro e venha ser um encontro prazeroso com o saber o conhecimento.

Paulo Freire (1982) disse:

  1. ”A formação do sujeito deve contemplar o desenvolvimento do seu papel dirigente na definição do seu destino, dos destinos de sua educação e da sua sociedade”.
  2.  “Formar o cidadão, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo”.

A escola deve promover situações que favoreçam o aprendizado, instigando nos alunos a vontade de aprender a importância de entender e aprender seu espaço social no mundo. É importante a escola promover a cidadania através da educação.

Segundo Libâneo (2004), são três os objetivos da escola:

 1 - a preparação para o processo produtivo e para a vida em uma sociedade técnico-informacional;

2 - formação para a cidadania crítica e participativa; 

3- formação ética.

Ou seja a escola é um lugar transformador, pois agrega valores e conhecimentos aos alunos que os permitira ser adultos produtivos, éticos e participativos na sociedade. Contribuindo para o crescimento e a continuação de uma sociedade humanista.

Segundo Rios (1995): A instituição escolar tem como função especifica a influência do ensinar e, à medida que se destina a ensinar, a convencer os sujeitos, transmitindo-lhes os saberes necessários para direcionar sua inserção na sociedade.

A instituição escola é deve criar métodos e conteúdos que envolvam os alunos e os instiguem a serem participativos e críticos, criando e solucionando problemas que possam aparecer.

A escola é o lugar onde se faz amigos. (...) Gente que trabalha que estuda. Que alegra, se conhece se estima. (...) Numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz. E por aqui podemos começar a melhorar o mundo. Freire (1982).

Na escola, durante processos de socialização, a criança tem oportunidade de desenvolver a sua identidade e autonomia. Interagindo com os amiguinhos se dá a ampliação de laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos. Isso poderá contribuir para o reconhecimento do outro e para a constatação das diferenças entre as pessoas; diferenças essas, que podem ser aproveitadas para o enriquecimento de si próprias. As instituições de educação infantil se constituem em espaços de socialização, propiciam o contato e o confronto com adultos e crianças de várias origens socioculturais, de diferentes religiões, etnias, costumes, hábitos e valores, fazendo dessa diversidade um campo privilegiado da experiência educativa. Desse modo, na escola, criam-se condições para as crianças conhecerem, descobrirem e resinificarem novos sentimentos, valores, ideias, costumes e papéis sociais (SILVIA, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (148.5 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com