TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MALHACAO NA ESCOLA COM CONHECIMENTO

Exames: MALHACAO NA ESCOLA COM CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  2.732 Palavras (11 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 11

Malhação na escola

Aproveite a educação física pra ganhar um corpo mais bonito e aprenda exercícios facinhos de fazer quando chegar em casa!

Por Carol Salles

Tem muita gente por aí que torce o nariz pras aulas de educação física. Se você é uma delas, pára tudo! Saiba que os exercícios realizados durante a aula podem trazer uma série de benefícios, inclusive ajudar você a conseguir um corpo mais bonito!

Handebol

Espécie de futebol com as mãos, era jogado só por mulheres quando surgiu em 1915! Elas sabiam das coisas: uma aula de 50 minutos da modalidade pode ajudar a queimar de 300 a 400 calorias. Além disso, o esporte deixa os músculos mais flexíveis e melhora a coordenação motora do tronco e dos braços. Como há muito movimento com essa parte do corpo, o handebol é ótimo para fortalecer a musculatura do bíceps (o famoso muque) e do tríceps (o músculo do 'tchau').

Seja ativa e jogue tanto no ataque quanto na defesa. Assim, você se movimenta mais pela quadra e, conseqüentemente, obtém mais benefícios!

Vôlei

Como é um esporte que não exige correr (muito) de um lado para outro, o vôlei não é campeão em queima de calorias: em uma aula de 50 minutos, dá pra gastar de 200 a 300, em média. Mas, por outro lado, é o esporte perfeito para melhorar a coordenação motora, estimular o crescimento da estrutura óssea e criar consciência corporal. Sem contar o trabalho isotônico que quem joga é obrigado a realizar (quando se fica numa mesma posição, sem movimento), que deixa os músculos durinhos. E, como tem muitos saltos, movimentos de braço e atividade na quadra, trabalha todos os grupos musculares. Ótimo, não?

Os movimentos de impulso das pernas são ótimos para fortalecer o bumbum!

Basquete

Nascido nos Estados Unidos (onde mais?), é um esporte que envolve bastante corrida e, por isso, é uma excelente pedida para conseguir pernas de arrasar! A modalidade queima entre 300 e 400 calorias por aula de 50 minutos, além de melhorar a postura e aumentar a firmeza muscular. Isso significa ficar longe da flacidez e, melhor ainda, da celulite! E, assim como os outros esportes grupais, melhora a coordenação motora, aumenta a concentração e desenvolve o espírito de equipe.

Na hora de passar a bola para outra pessoa, rotacione o abdômen, para ajudar a trabalhar essa região.

Futebol

Correr de um lado pro outro atrás de uma bola dá nisso: pernas e bumbum torneados e durinhos e até 500 calorias a menos em uma aula de 50 minutos! Cada vez mais comum entre as meninas (oba!), pode ser jogado de duas maneiras: em salão e em campo. O mais pedido nas escolas é, claro, o futsal, que é praticado numa quadra menor e com menos jogadores. Só evite se tiver alguma lesão nos membros inferiores (pernas e pés).

Escolha as posições que exijam mais movimento. No futsal, jogue como ala e, no futebol de campo, como meio-de-campo. Ambas as posições permitem que se jogue tanto na defesa quanto no ataque.

Aprenda a turbinar a malhação em casa com exercicios localizados na Revista Atrevida 170.

Quem deu as informações: Carlos Couto, professor da Competition

Propor atividades de musculação nas aulas de Educação Física parece um desafio. Afinal, como fazer isso sem estrutura? Com criatividade, Fernando Paulo Rosa de Freitas, professor do 7º ano da EE Professor Odilon Corrêa, em Rio Claro, a 188 quilômetros da capital paulista, apresentou aos alunos os grupos musculares e todos aprenderam como exercitá-los, colocando a mão na massa. Sem contar com aparelhos para malhar na instituição de ensino em que trabalha, o educador construiu alguns alternativos com a garotada, em uma sequência didática que começou com a sondagem sobre os conhecimentos da turma a respeito desse tipo de atividade física.

Ele perguntou quem fazia exercícios em academias, que expectativas tinham com o treino, quais equipamentos conheciam e se sabiam usá-los. A maioria nunca havia visto os aparelhos de perto, apenas no livro didático, que contém imagens de alguns deles.

Os alunos conheciam frequentadores de academias e discutiram sobre o que eles pretendiam com a prática. A conclusão foi de que os jovens, em sua maioria, buscam resultados estéticos, enquanto os mais velhos querem melhorar a saúde. "É importante respeitar os interesses dos estudantes, a idade e as condições físicas deles. Assim é possível entender seus objetivos e mostrar a eles como alcançá-los com segurança", afirma Freitas.

• Reportagem | Qualidade de vida se aprende na escola

• Entrevista | Marcos Neira sobre o papel da Educação Física nas escolas

Nyna Taylor Gomes Escudero, do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), sugere a realização de entrevistas com frequentadores e instrutores de uma academia para que os alunos confrontem as hipóteses sobre as razões dos treinos e coletem informações a respeito dessa prática, evitando ficar só no que acham que acontece. "Essa é uma forma válida de pesquisa, que não precisa se restringir aos livros ou sites," diz a estudiosa. É interessante também relacionar os conteúdos ligados à ginástica e à academia aos que tratam de corpo, saúde e beleza. Assim, a turma compreende os riscos e benefícios de malhar na academia e encaram o tema de forma mais crítica.

Freitas apresentou, em seguida, os grupos musculares de pernas, glúteos, abdômem, costas, peito, ombros e braços e contou que na ginástica na academia é comum separar os exercícios em cada um dos segmentos ao treinar.

Fazer os exercício para entender a teoria

O professor sabia que as aulas práticas seriam importantes para os jovens sentirem os efeitos dos exercícios no corpo e entenderem melhor a teoria. Só assim conseguiria ainda mostrar o que se pode fazer para trabalhar cada grupo muscular e como realizar os movimentos corretamente. "Ainda que o conteúdo faça parte do currículo, a maioria das escolas não tem aparelhos de ginástica para oferecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com