TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fale sobre a relação entre antropologia e educação

Por:   •  20/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 3

Beatriz Salomão Ferreira
L
uiz Felipe da Silva Monteiro

1º Período Pedagogia – Turma 1

UEMG Barbacena 

[pic 1]

  1. Fale sobre a relação entre antropologia e educação.

A antropologia é fundamental para a educação e podemos destacar alguns pontos onde se observa uma relação entre estes dois conceitos. A antropologia pode contribuir para o processo de fundamentação do pensar e do agir educativo, os recursos dessa relação entre antropologia e educação podem ajudar na pratica de uma educação significativa na formação social do indivíduo. Tanto a antropologia quanto a educação contribuem para a superação das diferenças étnicas, raciais e econômicas, levando o educador a entender e se interessar pelas diferenças e diversidades nos modos de viver dos indivíduos. Leva também o educador a entender as diversas culturas diferentes na qual ele poderá lidar em sala de aula. A antropologia traz também pesquisas de como são feitas as relações dos indivíduos nas escolas e no interior da sala de aula, resultando em um conhecimento enriquecido sobre a organização da sociedade e como são feitas as relações entre o ser humano e o meio em que ele vive. Tais conhecimentos são de extrema importância para a prática da educação.

Um dos objetivos traçados através desta relação é resolver as questões levantadas pela cultura no tempo presente, quando se reconhece que existem diferentes culturas e diversidades sociais. Vale ressaltar que a antropologia também é importante para a educação no âmbito de que ela possui recursos para superar os modelos educativos antigos e ultrapassados, onde existe uma homogeneização das culturas e a negação da diversidade cultural humana, contribuindo assim para a exclusão de várias culturas sociais.  

Por fim, através desta relação pode-se ressaltar que a antropologia é importante e se relaciona com a educação, pois capacita o professor a resolver problemas sociais dentro de sala de aula e ensinar seus alunos a respeitar as diversas diferenças que serão encontradas em sala de aula ensinando que ser diferente é normal, que cada um possui uma cultura, uma história, um grupo de convivência diferente dos demais, levando como consequência a diminuição de descriminação, violência, exclusão no âmbito escolar. Contribuindo também para que tanto o educando como o educador compreendam o homem e sua cultura, formando neles a capacidade de se colocar no lugar do outro, objetivo este que é visto tanto na antropologia quanto na educação.

  1. De qual forma a antropologia pode contribuir com o trabalho docente?

A antropologia pode ajudar futuros professores a compreender, relativizar e pensar criticamente sobre a diversidade e desigualdade que moldam a realidade do Brasil e do mundo, assim desvendar o mistério da compreensão de conceitos naturais como raça, cor, etnia e identidade. Ela tem a responsabilidade de estudar as peculiaridades do comportamento, organização, valores, emoções e crenças da sociedade humana, em suma, seu estilo de vida e visão do universo.

Com base em sua própria metodologia, a antropologia pode explicar as práticas culturais e representações simbólicas específicas de diferentes grupos sociais, e fornece uma visão única da vida social. Por meio de pesquisas de campo, pesquisas de história de vida, depoimentos e entrevistas, fontes primárias, secundárias e teóricas de pesquisa bibliográfica, a coleção de experiências e dados etnográficos podem ser interpretados para orientar a possibilidade de compreensão da realidade social na antropologia, lembrando que esta não se resuma apenas a etnografia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (53.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com