TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Feira de ciencias

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 3

Feira de Ciências

É um concurso onde alunos se unem para elaboração de um experimento, essas feiras tem o objetivo de proporcionar aos alunos a realização de vários trabalhos com diversos temas, envolvendo um grande desafio de pesquisas, onde-se para aprender melhor, o melhor jeito é praticar.

Para que o projeto comece bem, escolha um tema, procure ler bons livros, revistas, aproveite bem cada aula de ciências, tire suas dúvidas, busque sempre mais informações, se puder visite outras escolas que estão tendo feira de ciências.

A exposição de uma feira de ciência escolar, tem que ser muito bem organizada, hoje em dia as feiras de ciências cada vez mais estão se evoluindo, os professores cada vez mais planejam o evento.

Essas feiras são organizadas com propósitos didáticos, os alunos passam a utilizar métodos científicos para desenvolver o seu experimento, e não mais ficam naquela monotomia atrás de uma bancada com uma maquete exposta, e com a famosa decoreba.

O desafio exige planejamento, é importante que a ciência seja algo rico e que estimule sensações, reflexões e sentimentos para todos que estão ali.

Os trabalhos podem ser simples, mas que sejam feitos com criatividade e com sentido para os alunos e a comunidade. É importante que a turma saiba quais as etapas do tema a ser pesquisado e a importância das descobertas.

Para um bom desenvolvimento e sucesso de uma feira de ciências, é importante seguir algumas etapas:

Etapas para organizar uma feira de ciências:

 Estimular o gosto pela feira;

 Explicar a etapa do projeto que será desenvolvido pela sala;

 Anotar as descobertas do projeto;

 A preparação da turma para o dia da exposição;

 Organização da feira de ciências.

Vamos explicar melhor cada item:

1° Estimular o gosto pela feira:

Os pequenos devem ser envolvidos na ciências logo cedo, de maneira prazeiroza, leve-os pelo menos uma vez na semana ao laboratório da escola, organize passeios, como ir a museus, esses itens são fundamentais para que estimule interesse pela disciplina.

2° Explicar a etapa do projeto que será desenvolvido pela sala:

A criança precisa aprender a aplicar o método enquanto o projeto se desenvolve. Encontrar soluções para problemas da vida no seu dia a dia, é que nasce um projeto de ciências, por exemplo. “ A FALTA DE AGUÁ”, mostrar o quanto é importante reconhecer as suas características e benefícios, associar e perceber a interferência do homem no meio ambiente.

3° Anotar as descobertas do projeto:

Om a ajuda do professor coloque no papel todas as etapas que foram relizadas, mas de maneira clara e detalhada para que não haja nenhuma dúvida na hora em for fazer a finalização do projeto.

4° A preparação da turma para o dia da exposição:

No dia da feira, o conhecimento deve ser apresentado a comunidade por meio de cartazes, maquetes e fala, onde será passado informações do projeto, é importante a interação dos alunos isso deve ser começado a ser praticado na sala de aula entre eles, para que no dia ninguém fique constrangido, principalmente para os que são mais tímidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com