TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenomenologia

Por:   •  4/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  6.777 Palavras (28 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 28

Contexto histórico do século XX

A várias versões para a origem da brincadeira, um deles é que existi um livro considerado o primeiro da humanidade no Egito, a qual continha uma historia que a vida não acabava na terra e que a havia um caminho que levava a morada com os deuses, e a amarelinha que conhecemos hoje era conhecida com ritual de passagem que levaria os mortos para a eternidade.

O início do século xx se dá com alguns fatos, inciou se com a primeira Gerra Mundial insidiada pelo desejo que monopólio da Ásia e da África. Em meio da segunda guerra surge a revolução russa e a iniciação do socialismo um regime totalitário liderado por Stalin, no mesmo momento tínhamos os estados unidos sofrendo com a economia o que impactou o mundo com a quebra da bolsa de valores de nova Iorque em 1929, fazem o estado intervir na economia devido gravidade da depressão econômica, assim de evitar o perigo do nazismo como o comunismo o estado implanta o controle da economia em 1930. Devido a isso influenciou a ideologia de extrema direita, na Itália o fascismo com Mussolini, na Alemanha com Adolf Hitler.

Em 1936 surge a guerra civil na Espanha que resulta na implantação da ditadura com Francisco Franco, em Portugal com Antônio Salazar e no Brasil com a era Getúlio Vargas, após a segunda guerra fundou se a ONU (organizações das nações unidas) a ONU visava manter a paz mundial e cuidar dos direitos humanos, interna a ONU surgia a UNESCO (organizações das nações unidas e da educação, ciência e cultura. No pós-guerra devido a posição superior que os estados unidos adquiriram politicamente e bem reforçado pelo seu poder bélico, que foi confirmado com lançamento da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki. Assim com o crescimento do mercado armamentista e a união soviética aumentando também seu poder atômico, temos o surgimento da guerra fria. O socialismo se expandi causando muita tensão, com alguns países aderindo assim como o Vietnã do Norte em (1945), a correia do Norte (1948) a china de maó Tsé-tung (1949), Laos e o Camboja (campuchea) em 1959 e a Cuba com Fidel Castro.

Outro importante acontecimento que foi há descolonização da África e da Ásia, que fez com que o imperialismo ganhasse outra forma com o fortalecimento do capitalismo de organização pela qual as multinacionais instalaram indústria em países não desenvolvidos ou também conhecidos como países subdesenvolvidos que compunha o chamado terceiro mundo, e provocava, a liberação as duras penas, envido a dependência econômica e política. No Brasil acontecia o golpe de 1964 contra o presidente Joao Goulart com ajuda dos estados unidos, logo os países comunistas apresentavam problemas que chega ao topo com a queda do muro de Berlim 1989 e em 1991 apropria união soviético se dez fez. No mesmo tempo os estados unidos e a Inglaterra foram retomando as práticas do neoliberalismo em 1980, assumidos pelo estado do bem-estar social, na globalização, mercado comum e bloco de nações.

O neoliberalismo expandi se na economia globalizada, favorecendo acordos como foi a união europeia que criou o euro, outros blocos buscaram favorecer união com o mercado internacional esta união também existia na política para tentar instituir uma governança global, esta governança vale para resolver problemas que afetam todos como tráfico de drogas lavagem de dinheiro a tentados contra os direitos humanos, crimes internacionais organizados e terrorismo.

NO século xx construiu a sociedade de lazer na ilusão do mundo do consumo, o movimento sociais que foi a luta contra uma sociedade massificada pelo consumismo e pela tecnocracia( supremacia dos técnicos) uns dos mais impactante foram representados pelos movimento de contra cultura em 1950, beatniks (construíram uma literatura  que estivesse mais perto da realidade) 1960 surgiu o movimento dos hippies, surgiu como reação a guerra do Vietnã, e em 1970 os panks , que apoiavam a individualidade e independência.   A mobilização das minorias a partir de 1960 o movimento negro e estudantil, feminista, esses lutavam pelos direitos humanos, A revolução sexual, discriminação racial e homoerotismo, o movimento de preservação das populações indígenas, o movimento sindical e a defesa da ecologia 1970. Há partir da década de 1970 os grupos de defesa da ecologia intensificaram sua atuação mais não só diante a ameaças de guerra nuclear porque senão significaria a destruição da humanidade. A partir de 1980 foram fundados a organização não-governamentais (ONGs) conhecido também como terceiro setor por não representarem nem o Estado nem empresas.

O século das transformações aceleradas teve transformações tecnológicas; crescimento industrial (estímulo à produção e o consumo de massa, robótica); passa a ser vislumbrada a sociedade pós-industrial (cibernética), com novas fontes de energia, crescente processo de urbanização, automação nas fábricas e no campo, desenvolvimento da medicina avançada, sobretudo a bioengenharia, revolução nos transportes e nas comunicações e o impacto dos meios de comunicação de massa. Sociedade do lazer que surgiu com base ao desenvolvimento das tecnologias e máquina sendo substituídas por máquinas e os desempregos aumentando e com isso graves questões como terrorismo, o narcotráfico (tráfico de drogas), o crime organizado, a violência urbana foram ficando mais acentuadas. O fenômeno da globalização e da sociedade da informação muda a organização do trabalho e da família.

No século XX ouve transformações políticas devido ao seu papel na sociedade como instrumento de transmissão de cultura e formação da cidadania também ideológico e reprodutor da escola como legar de vinculação das ideias da classe dominante dois caráteres que resultaram em crise. Crise refere-se a situações difíceis, a desafios. Significa que alguém já este velho, que não serve mais, mais também o esforço para entender, julgar e escolher um novo caminho. Por isso tudo a escola ou pedagogia estão em crise com a humanidade. Neste século foram implantadas a escola pública, leiga, gratuita, obrigatória e para todos sob a responsabilidade do Estado. Esse, no entanto foi um período otimista para todos porque a escola era representada como esperança para a democracia. Mas também foi realçado o caráter ideológico da escola que vincula as ideias de classe dominante. Nestes dois pontos foi desencadeada a rede entre educação e sociedade. Também vimos a desfiguração por lado da política na educação que doutrinou pelos Estados totalitários (fascismo, nazismo, stalinismo) para controlar as crianças e jovens. Até há um dilema que envolve a educação para trabalho e a educação para a humanista conhecido também como dualismo escolar, que dizia: na educação para o trabalho que era a educação para os pobres e na educação para a humanista que era para os ricos. Outro aspecto foi a ampliação do sujeito educativo como mulher na educação, a criação da primeira infância, educação para deficientes e o reconhecimento das etnias excluídas (índios). Na expansão do ensino de modo geral foi a ampliação dos três níveis de ensino: o fundamental, o secundário e o superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.3 Kb)   pdf (268.4 Kb)   docx (315.3 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com