TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Livro Aprendendo Inteligencia

Por:   •  28/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

O livro “Aprendendo inteligência” de Pierluigi Piazzi (Prof. Pier) no que se refere à sua estrutura é dividido em duas partes principais estas que são divididas em mais quatro subtítulos.

No geral o livro tem o objetivo de mostrar ao público alvo (os alunos) que se tornar cada vê mais inteligente é algo consideravelmente fácil. Outra característica interessante da estrutura do livro é que no inicio de cada subtítulo é citado um estudioso que tenha haver com o tema, isso é algo interessante, pois da ao leitor um “gatilho” para o mesmo procure saber um pouco mais sobre estes estudiosos citados e assim este agregará mais conhecimento a sua vida.

Inicialmente o livro explica por que, quando, quanto e como estudar, tudo isso usando uma linguagem de fácil compreensão e exemplificando de forma dinâmica como, por exemplo, nesse trecho:

“(...) você deve ter consciência de que, em seu cérebro, você tem os equivalentes a uma memória RAM e a um HD.”(pág.31)

Neste trecho é possível observar que o autor associa áreas do cérebro à memória RAM e a um HD de um computador, isso deixa a leitura mais dinâmica principalmente para o publico jovem que comumente esta a todo o momento em contato com esse mundo tecnológico.

Outro detalhe que também deixa a leitura mais dinâmica e que foi utilizado na obra é a presença de imagens estas que são usadas para ilustrar os exemplos do autor e auxiliam na compreensão dos mesmos. Píer ainda usa exemplos que são cotidianos do leitor como, por exemplo, nesse trecho:

“O lema do vencedor é:

AULA ASSISTIDA HOJE É AULA ESTUDADA... HOJE!

Se você assistir à aula pela manhã, deverá estudar à tar¬de. (E não num outro dia!) Se você assistir à aula à tarde, deverá estudar à noite. (E não na manhã seguinte!) Se você assistir à aula à noite, deverá ir dormir uns 40 minutos mais tarde; mas, em qualquer caso, não durma an¬tes de estudar as aulas daquele dia.” (pág.45 e 46)

Após ler esse trecho caso o leitor pense em deixar para estudar outro dia ele automaticamente ira se lembrar de que não valeria de nada e desse modo acabará estudando naquele momento mesmo, isso e extremamente importante para obra, já que a mesma tem o objetivo de auxiliar na vida do leitor, uma vez que o mesmo logo antes de ter alguma ação considerada errada ira refletir e acabará a evitando.

No que se refere à segunda parte do livro esta tem como pauta principal a inteligência. Nesta parte o autor fala sobre o que é inteligência e explica formas e passos para que o leitor se torne mais inteligente, como neste trecho, por exemplo:

“Quarto passo: PROCURAR DESAFIOS

Esse, por definição, é o mais di¬fícil. Sabe por quê? Porque o quarto passo consiste, justamente em... enfrentar desafios!Explicando melhor: o cérebro, tanto quanto o corpo, precisa prati¬car esporte. Só que, no caso do cérebro, trata-se de uma ginástica mental. Isso significa que, toda vez que você puder optar entre uma maneira fácil e uma maneira difícil, o que desenvolve a inteligência é escolher a difícil.” (pág.101 e 102).

Nesse trecho ele fala claramente um passo que você deve seguir para se tornar mais inteligente sendo este se desafiar cada vez mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com