TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do livro " Educação Infantil"

Por:   •  26/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE AGES

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

CRISTIANE NASCIMENTO ALMEIDA

. EDUCAÇÃO INFANTIL: Pra que te quero?

Fichamento apresentado ao Colegiado do Curso de Pedagogia da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção de nota parcial da disciplina de FUNDAMENTO TEORICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Orientador: Prof. Patrícia Matos Correia

Lagarto-SE

2019

REFERÊNCIAS: CRAIDY, Maria e KAERCHER, Gladis. Educação Infantil: pra que te quero. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

CITAÇÕES DIRETAS:

 

“A educação da criança pequena envolve simultaneamente dois processos complementares e indissociáveis: educar e cuidar”. (p. 16).

“A infância passa a ser nada mais do que um momento de passagem, que precisa ser apressado como, aliás, tudo em nossa vida”. (p. 17).

Portanto, a educação não constitui um processo de transmissão cultural, mas de produção de sentidos e de criação de significados. A forma corno as instituições escolares, entre elas as creches e pré-escolas, se organizam para produzir estes processos é o currículo. (p. 18).

“Piaget, Vygotsky e Wallon tentaram mostrar que a capacidade de conhecer e aprender se constrói a partir das trocas estabelecidas entre os sujeitos e o meio”. (p. 27).

“No período de adaptação os pais podem ficar alguns momentos na sala, ate que a criança adquira um pouco de confiança naquele novo ambiente e nas pessoas que ali estão”. (p. 33).

“O principal prejuízo que o uso da chupeta pode trazer refere-se à dificuldade que a criança terá em articular corretamente as palavras, caso esteja com a chupeta na boca”.  (p. 35).

Apesar de toda a informação disponível à criança hoje, muitos pais se negam a discutir com ela questões ligadas a sexo e sexualidade, com receio de que isto vá despertar nela um comportamento precoce. (p. 62).

“Portanto,  os interesses  e curiosidades  das crianças precisam ser  trabalhados de forma clara, objetiva, de acordo com a capacidade de compreensão que possuem. “(p. 62).

Em primeiro lugar é preciso informar aos pais, mães ou responsáveis que a sexualidade será alvo de estudo, para que as crianças possam colocar suas duvidas e verem respondidas suas inquietações. (p. 63).

“O cotidiano de uma Escola Infantil tem de prever momentos diferenciados que certamente não se organizarão da mesma forma para crianças maiores e menores.” (p. 68).

“A criança aprende a imitar ao longo do seu desenvolvimento. As primeiras imitações do bebe acontecem quando ele se agita ao ver um objeto sacudindo pelo vento”. (p. 132).

A criança poderá aprender a imitar a partir de investimentos pessoais que lhe permitem incorporar as novas experiências ao seu saber pessoal, ou por adestramento – que são aquelas aprendizagens realizadas por sugestão e insistência dos adultos. (p. 132).

TEXTO CRITICO:

“Educação Infantil, pra que te quero?” é uma obra organizada por Carmem Craidy e Gládis E. Kaercher, onde aborda varias temáticas sobre a Educação Infantil, quais metodologias, conteúdos e para quem são mães e pais de primeira viagem e quer conhecer os ciclos do desenvolvimento do seu filho. É uma boa sugestão como guia dessa fase única que passa rápido.

No inicio do livro, trata-se sobre a história da Educação da criança que nem sempre teve um lugar de destaque na formação da criança pequena, onde a responsabilidade de alfabetizar era da sua família e do seu grupo pertencente, essa maneira de se pensar nela, só pôde ser possível diante das mudanças que sofreram ao decorrer dos anos. Aborda também o surgimento das creches e pré-escolas que o seu aparecimento foi depois das escolas e tem sido um trabalho materno fora do seu lar, a partir da revolução industrial.

Segundo as organizadoras, Piaget, Wallon e Vygotsky falam sobre a capacidade da criança aprender e conhecer se constrói por meio do contato com seu próprio corpo, com o ambiente e da interação com outras crianças e adultos, as crianças vão desenvolvendo a sua capacidade afetiva, a sensibilidade e a auto-estima, o raciocínio, o pensamento e a linguagem.

Wallon(1879-1962) fala sobre o desenvolvimento se dá de forma que se deve prosseguir sendo marcado por retrocessos e rupturas, tendo-se deus estágios: Estagio Impulsivo-Emocional, que é a fase da construção do seu emocional e seu cognitivo. Estagio Sensório-Motor, que ocorre no desenvolvimento da sua inteligência pratica e sua capacidade de simbolizar. Personalismo, neste período a sua concepção de si, diante da sua interação com o social. Estagio Categorial interesse infantil voltado ao conhecimento e à conquista do mundo exterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (120.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com