TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosoficos da Educacao

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 4

GRUPO EDUCACIONAL UNINTER

Curso de Pedagogia

UTA Fundamentos da Educação

Tutora Valdirene Ap. Foratto Pinto.

[pic 1]

Acadêmico: Renata Antonia de Souza Vidal RU 1160185

Jarinu

Julho 2015

Atividade de aprendizagem

Pagina 64

  1. Qual dos pensadores estudados neste capitulo se encontra mais em sintonia com as tendências iluministas: Voltaire ou Rousseau? Justifique sua resposta.

Voltaire é o mais importante autor no iluminismo, defendia o uso da razão e fazia criticas a religião e a monarquia,

A educação para questões pratica, colocando a razão acima da tradição. Enquanto Rousseau esta em sintonia com a tendência naturalista, que o homem é bom por natureza, mas a sociedade o corrompe.

Pagina 90

  1. Explique de que modo o iluminismo e a Revolução Industrial influenciaram o pensamento positivista.

O pensamento positivista foi inspirado pelo iluminismo e  Revolução Industrial por valorizarem a razão e o progresso da humanidade, com níveis cada vez mais altos de desenvolvimento social e cultural. Com o impacto da Revolução Industrial, surgiram nova tecnologias, e novas formas de organização do trabalho que aceleram o ritmo de produção. Com isso ocorreu um impacto na mentalidade das pessoas, o ser humano adaptava o mundo ao seu redor de acordo com suas necessidades. Assim o homem compreende a natureza para controla-la em seu beneficio.

3-Por que o legado de Augusto Comte é tão controverso, especialmente no Brasil? Por que seus seguidores frequentemente discordavam entre si?

As influências de Comte no Sul do Brasil era predominantemente positivista ortodoxa, seguiam o pensamento de Comte, que no final da sua vida criou uma religião chamada “Religião da Humanidade” onde se cultuava a ciência em templos positivista. Alguns de seus seguidores viam nessa iniciativa uma controvérsia, pois o estágio positivista ou científico consiste em uma superação do pensamento mítico/ teológico e da metafísica, então nada mais incoerente do que fundar uma religião positivista. No Nordeste Brasileiro, surgiu uma corrente do pensamento positivista, eles não aceitavam o modo ortodoxo, e consideravam-se como heterodoxa, que priorizada a doutrina que Comte havia desenvolvido na juventude.

Pagina 113

  1. Faça uma explanação sobre os conceitos de materialismo e dialética e explique de que modo esses conceitos se articulam na filosofia de Marx e Engels.

 Para Hegel, como pensamento e realidade é a mesma coisa, a dialética não seria somente um método, mas sim uma lógica que estaria inerente no próprio processo histórico. O pensamento dialético pode ser expresso através de uma tese.          Marx concorda com Hegel em interpretar a realidade dialeticamente, mas para Marx ele incorre em erro ao adotar uma filosofia idealista. Marx e Engels acreditam que a realidade primária é a matéria, e que o pensamento é uma consequência da matéria.

A filosofia de Marx e Engels

No materialismo dialético, Marx e Engels fazem uma critica ao sistema de governo capitalista, e da submissão da classe proletária, acreditando em uma ideologia que os levaria a uma alienação. Em sua critica ele prever a queda do capital, e o surgimento de uma nova ordem econômica chamada de socialismo.

  1. Explique a critica que Marx e Engels fizeram a instituição escolar no século XIX.

 Marx e Engels fazem uma dura critica ao sistema educacional de sua época. Eles acreditam que as escolas servem apenas aos interesses particulares da classe capitalista, e que as escolas são empresas, e os professores trabalhadores assalariados, e que o produto fabricado por eles, era a instrução repassadas ao jovem, visando tão somente à preparação de mão-de-obra para o trabalho  das indústrias. No projeto de Marx para uma educação perfeita, seria a educação com fim para acabar com a alienação do capital. E a preparação para o trabalho intelectual, mas também com as mãos. Ele defendia uma homogeneização entre a educação e o trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com