TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosóficos

Por:   •  28/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A presente ATPS é realizada sobre os fundamentos filosóficos que permeiam a educação brasileira, a fim de mostrar a participação da filosofia a cerca de diversos assuntos ligados a educação.

Através das pesquisas sugeridas, conhecemos idéias e pensamentos de filósofos preocupados em contribuir para que todos possam participar da construção do nosso saber de forma ativa.

É possível entender que a socialização é fundamental no âmbito escolar, sendo necessário discutir a importância o diálogo e o contato entre as pessoas.

Quando o professor estimula o debate, o diálogo, a reflexão, a problematização, a argumentação, ele ajuda o aluno a descobrir que é capaz de pensar e refletir e não apenas reproduzir conhecimentos prontos.

A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE E DO MUNDO EM QUE SE VIVE E AS DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO NO CURRÍCULO ESCOLAR.

Ao se estudar filosofia é importante saber que diferentemente de outras matérias, a filosofia na maioria das vezes não apresenta resultados consensuais, ou seja, muitas questões ficam em aberto, ou até mesmo possuem diferentes pontos de vista de filósofos, que acabam por divergindo opiniões uns dos outros em busca de argumentos e acabam mostrando que algumas teorias propostas não funcionam.

Ao se estudar filosofia não obtém respostas exatas, porém isto não significa que outras disciplinas sejam totalmente resolvidas e que não acorram dúvidas e questionamentos, porém ocorrem em número muito menor se comparados à filosofia.

No entanto a filosofia não deixa de ser um ensinamento importante aos alunos, por se tratar de uma matéria que não apresenta os resultados consensuais que geralmente são esperados. Há de se ter certo cuidado ao transmitir os conhecimentos filosóficos, e nesse sentido de acordo com Murcho:

“ A solução habitual é procurar substituir a filosofia por outra coisa qualquer: pela história da filosofia, pelo ensaísmo literário ou pela especulação de caráter mais ou menos vagamente sociológico ou psicológico”.(Desidério Murcho – Educação e Filosofia pág. 83)

As questões que norteiam o porquê de estudar a filosofia se não há resultados consensuais, são muitas, e por esse motivo é importante compreender um pouco mais sobre a filosofia para assim entender a sua importância no currículo escolar como as demais disciplinas.

Primeiramente, a filosofia está indiretamente ligada com outras matérias, ela fornece questionamentos a cerca de problemas que serão resolvidos em disciplinas como biologia, física ou matemática, apesar de não fornecer provas, a filosofia participa de questões onde não há metodologias cientificas que possam ser utilizadas, como por exemplo, pode-se utilizar de meios filosóficos para discutir se tal atitude ou procedimento é ou não moral.

Entende-se que a filosofia estimula ao aluno a pensar, pois isso é possível através de experiências e observações.

Um método usado na filosofia é apresentar teorias para discutir determinados assuntos, essas teorias devem ser analisadas e questionadas para provocar ao estudante o interesse em saber quais os pontos de vista do filosofo, como foi sua argumentação ao defender tal teoria, e não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com