TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosóficos Da Educação

Por:   •  9/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 6

Anhanguera Educacional

ATPS :

Fundamentos Filosóficos

Da Educação

1° Semestre Pedagogia

São Paulo

2014

Anhanguera Educacional

ATPS :

Fundamentos Filosóficos

Da Educação

1° Semestre Pedagogia

São Paulo

2014

O Show de Truman

Um reality show que mostra a vida de uma pessoa desde o seu nascimento. Um menino rejeitado ainda no ventre da mãe, mas que é adotado por uma corporação que o transformou num personagem, vivendo num mundo imaginário, tendo todas as ações manipuladas por uma vida/texto criada para reter a atenção dos telespectadores, baseado na vida de um homem comum, figura bem aceita pelo público, politicamente correto, cuja vida/show são um produto. Tudo que faz parte do reality é comercializado, a mídia explora a imagem de Truman para vender.

Tudo é controlado. Truman que vive uma vida cinematográfica e os telespectadores que ao acompanhar os episódios vivem um pouco da vida dos personagens, assimilando necessidades de ser, ter e agir como eles.

 A transmissão do reality ocorre 24 horas por dia e é acompanhada por pessoas no mundo todo. Aqui fica subliminar a mensagem do poder alucinógeno da mídia de reter e manipular a atenção e atitude de grandes massas, recorrendo à curiosidade nata do ser-humano em saber como vive e reage o homem diante das diversas situações. É o olhar sempre atento da sociedade que ora copia e ora recrimina atitudes. Observar a vida alheia é algo atraente para pessoas que fogem da própria vida.

A venda de produtos com a marca Trumam gerava muito lucro por esse motivo todos os obstáculos foram criados para impedir o desvelamento da verdade e a saída de Truman da cidade.

Várias são as mensagens contidas na intensa vontade de Truman de sair da cidade. Está implícito o desejo de mudança, esgotamento da rotina, frustação com o modo de viver. Sair, fugir, mudar. Mas, a sociedade aprisiona o homem fisicamente, financeiramente, moralmente, psicologicamente e emocionalmente num contexto, numa caverna, numa ilha, numa gaiola difícil de sair.

Truman tinha muita vontade de mudar de vida, mas as pessoas não o encorajavam porque sua mudança transformaria a vida de outros que viviam em sua função. Ou seja, sua saída, representaria o final do reality show.

Ele sempre acabava ouvindo as opiniões dos seus próximos, seus medos e valores morais e culturais o impediam, pois o trauma ocasionado devido à perda do falso pai afogado desenvolveu medo de água, o que o impede de sair da ilha onde mora, pois não consegue entrar em barcos nem atravessar a ponte que o ligaria ao continente. Aqui vemos a alegoria de romper o medo do novo, descobrir a verdade ao deixar o antigo modo de viver.

Sua vida é totalmente controlada pela direção do programa, todos que se relacionam com ele são atores, e ele começa a se cansar daquela vida perfeita e totalmente previsível. Viver uma história forjada, fazer coisas de que não gosta e viver com pessoas que simulam emoções e sentimentos. Esta farsa não satisfazia Truman, mesmo sem saber que tudo era mentira.

 Até que um dia por falhas técnicas do programa ele começa a desconfiar de algo errado, e suas suspeitas ficam mais fortes quando seu pai aparece para ele e é levado por seguranças do programa na frente dele.

Daí em diante ele começa procurar respostas, mas não conseguia com ninguém de sua “família”, e era sempre desestimulado a mudar sua vida. Ele tenta sair da ilha, mas sempre é impedido e de várias maneiras, até à força, ele tenta tanto que consegue enganar os controladores das câmeras e foge, começa o desfecho final quando ele vence seu medo de água ao entrar num barco, vai navegando, apesar de várias tentativas de fazê-lo desistir ele consegue chegar ao final e obter as respostas que queria e se liberta do programa.

A perspectiva filosófica predominante é a Histórica-social porque mostra as influências culturais, éticas, morais, políticas e econômicas impostas por uma sociedade representada por pequenos grupos dominantes e elitizados com o objetivo de manipular as minorias para agir e pensar,  de acordo com os seus interesses e ideologias.

Truman representa um indivíduo como tantos.  Aprisionado a valores, regras e obrigações construídos socialmente de maneira a convencê-lo a adotar os padrões tidos como corretos e ideais.

Sua vida é um produto a favor da riqueza de uma corporação, bem como nossas vidas e nossa força de trabalho cumpre o único objetivo de manter a política capitalista, enriquecendo os detentores do dinheiro e do poder, responsáveis por controlar e ditar as regras de conduta para toda a sociedade que não consegue perceber que está sendo controlada.

Visto por este ponto de vista, cabe um pouco da perspectiva Essencialista que entende o homem como um ser que deve buscar a perfeição, assemelhando-se ao que é divino. Viver dentro das regras de um mundo onde tudo já está pronto e acabado, um mundo perfeito e ideal, onde todos têm um papel marcado e nada pode sair do controle.

QUASE DEUSES

Foi Muito bom assistir um filme que mostra uma história tão bonita que conta a vida de uma pessoa que embora as dificuldades fossem aparecendo não se deixou vencer, nunca deixou de lutar pelo desejo de ser médico, mesmo não tendo estudado por vias normais.

Um homem negro na América do Norte do início do século XX extremamente racista e segregadora vence com trabalho e estudo, um exemplo de perseverança. Mostra que nada que desejamos nos é impedido de alcançar.

É triste vermos como o ser humano é ruim e ambicioso. O filme mostra apenas algumas das situações preconceituosas que Vivian enfrentou em um círculo tão elitista como o médico acadêmico da época sobressaindo-se pela competência e determinação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com