TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosóficos da Educação

Por:   •  19/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Centro de Educação a Distância - Universidade Anhanguera – UNIDERP

Polo: Barretos /SP

Curso: Pedagogia

Disciplina: Fundamentos Filosóficos da Educação.

Título da Atividade:

Os Fundamentos Filosóficos que Permeiam a Educação Brasileira.

Atividades de Práticas Supervisionadas (ATPS) postadas para avaliação da disciplina: Psicologia da Educação, Prof. EAD: Ma. Mariciane Mores Nunes- Curso de Pedagogia.

        

        BARRETOS

2013

Introdução.

        O presente trabalho discorre sobre os fundamentos filosóficos que permeiam a educação brasileira, vamos abordar sobre a importância da filosofia e suas dificuldades de implementação da disciplina no currículo escolar, e também como uma sociedade pode comportar duas realidades tão diferentes, e sobre em que medida a indústria cultural interfere na educação e a visão de Bourdieu sobre a educação.

        Temos como objetivo entender melhor sobre os fundamentos da filosofia, e a realidade que permeiam essa disciplina que tem seus estudos voltados para a existência do ser humano, e ver que temas que a filosofia abrange que são diversos.

A importância da Filosofia para a compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implementação da disciplina no currículo escolar.

 Pensador é uma importante obra de Auguste Rodin, a escultura nos passa um homem de seus 40 anos, mergulhando em seus pensamentos, lutando com seu interior, em profunda meditação, em um simples ato de raciocínio, talvez ele pense na natureza dos seus pensamentos, porque pensar é mais que raciocinar e expressar sentimentos e emoções.

A filosofia é o estudo da existência do ser humano, ela estuda os problemas relacionados com a mente, a verdade, o conhecimento e aos valores morais, tem algumas semelhanças com a ciência, apesar de muitas teorias ainda serem debatidas e condenadas. Filosofia significa amor e sabedoria, ela aborda todos os conhecimentos que temos através de nossa existência, tem muita importância para a compreensão do mundo e da sociedade, também estuda o desenvolvimento do pensamento do ser humano.

Como disciplina gera graves dificuldades para ser lecionada, apesar de existir várias formas de ensino, mesmo assim existem inúmeras dificuldades para assumir essa disciplina. Existem duas ideias: compreensão da  literatura filosófica dos textos, mas a filosofia representa poucos resultados por isso ainda existem problemas em aberto como em qualquer outra disciplina escolar.

Cada um tem sua opinião e defende uma ideia, mas isso nos significa que não há resultados, porque há mesmo se negativos ou não. Sempre estamos questionando algo ou alguma coisa e sempre esperamos resultados, e afirma que temos dificuldade de implantação da filosofia nas escolas, mas se questiona seus métodos de ensino e faz com que sua imagem seja prejudicada, apesar de que seu caráter em nada diminui o seu valor.

.

Como uma sociedade pode comportar duas realidades tão diferentes.

A educação sofreu varias transformações em vista do século passado entre estas estão as sociais, culturais e principalmente a econômica, que através dessas transformações a educação passa por um processo difícil de falta de estrutura das escolas para fornecer uma educação de qualidade a seus alunos. Precisamos mudar a forma de ensino e adequando aos dias de hoje, cada dia mais a tecnologia está presente em nossas vidas. Mas ainda encontramos uma educação baseada em métodos do passado, com isso vimos à urgência em adotar novos métodos de ensino e melhorar a educação, preparando melhor a população para um mundo globalizado.

        Em nosso país temos duas realidades muito diferentes na área da educação, enquanto algumas escolas possuem sala de aula cheia de inovações tecnológicas como: computadores, tablet, wi-fi, boa estrutura física, bons professores, ou seja, tem todas as condições necessárias para um bom aprendizado. Já em algumas escolas publicas do Brasil a situação na área da educação é crítica, sofrem com falta de professor competente, sem carteiras, outras salas de aula em uma situação precária sem manutenção, prédios se deteriorando, sem bibliotecas, sem merenda, sem as condições necessárias para uma boa aprendizagem, assim causando um impacto direto no futuro de nossos alunos.

        A educação é um direito para todos, mas na verdade o acesso a um bom aprendizado é para poucos, a desigualdade é vista de maneira clara, podemos citar o exemplo das Universidades Federais, grande parte dos alunos, são de classe social alta, a concorrência entre alunos de escola privada e escola publica acaba sendo desleal, devido à oportunidade obtida durante anos de estudos serem completamente diferentes.  

Em que medida a indústria cultural interfere na realidade da educação contemporânea.

 

        A indústria cultural invade a escola brasileira, dai o interesse único e exclusivo da subversão de valores, ou seja, corromper e alienar o homem. No primeiro momento a educação brasileira seguiu normas e regras ditadas pela burguesia, como o objetivo de manter a estrutura capitalista, não desenvolvendo homens e pensantes mais, porem, maquinas humana.

        A estrutura politica é outro aspecto relevante no meio escolar, menosprezando os menos favorecidos, distorcendo a imagem real. A indústria cultural além de invadir varia áreas da sociedade, chega às escolas seduzindo e manipulando o homem para o consumo desesperado, também com o intuito exclusivo da lucratividade seja através dos programas inseridos pelo governo, ou informações geradas através dos membros da escola. Maquiando as informações veiculadas com ideologias que fere a população de massa.

        Entretanto, o texto vem mostrando o quanto o homem vem sendo manipulado por ideologias subsequentes que reforça o engrandecimento da minoria da população e o mundo capitalista, onde reforça que o homem deve somente e simplesmente receber e capacitar àquilo que lhe é passado, sem ter opiniões próprias, ideias diferentes, tendo em mente e anulação total. A estrutura educacional não presa por seres humanos capazes de pensar, sonhar e manter um caráter crítico e socialmente reflexivo.

A educação segundo a teoria de Bourdieu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (148.5 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com