TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação

Por:   •  24/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.055 Palavras (9 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 2][pic 3]

JENNIFER THAÍS CAVALCANTE DOS SANTOS – RA:1856613730                                        JOSÉ IRLANDO DA CONCEIÇÃO– RA:1908635324                                                                   RAQUEL LUCINEIDE DOS SANTOS – RA:1114538112                                                   SEANNE CRISTINA VALE DA SILVA– RA:1890616513                                                           SOFIA HELLEN OLIVEIRA DOMINGOS – RA:1809556153

DESAFIO PROFISSIONAL

 Educação e Diversidade;                                                                                 Estrutura e Organização da Educação Brasileira;                                        Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação;                                        Tecnologias Aplicadas à Educação;                                                      Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Tutora EAD:

Tutor Presencial: Luis Ferreira da Costa Junior

[pic 4]

SUMÁRIO

Introdução3

Desenvolvimento4

Dados de Identificação4

Planejamento5

Divulgação7

Avaliação7

Considerações finais8

referências9

introdução

Este projeto foi elaborado com o intuito de desenvolver uma proposta educacional e inovadora, envolvendo os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Construindo o Saber, juntamente com os profissionais da escola. O Projeto trará a proposta de se trabalhar atividades em torno da temática Educação e Diversidade, atividades que serão desenvolvidas durante cinco dias, utilizando diversos recursos, e por fim será apresentada aos familiares da turma. A proposta apresentada visa despertar interesse dos alunos, procurando gerar momentos de reflexão nas relações de respeito, igualdade e diferença. Procurando explorar projetos pedagógicos na nossa cultura, realizados por meios de brincadeiras, danças, vídeos, passeios e visitas entre outros. Reforçando com todos envolvidos a importância em elaborar projetos, no qual possa levar a educação e a diversidade para dentro e fora da sala de aula.

Formação pessoal do aluno por será formada através de conhecimentos sobre o tema, as temáticas trabalhadas sobre a educação e diversidade irão possibilitar ao aluno um olhar diferenciado no sentido de se minimizar os preconceitos e discriminações que acontecem em relação às diferenças, as salas de aula hoje estão repletas de alunos provenientes dos mais diversos segmentos sociais, descendentes das mais diversas etnias, portanto com hábitos, costumes, atitudes as mais diversas.

O projeto oferecerá a oportunidade para uma reflexão sobre a realidade social e condições de vida da comunidade que os alunos fazem parte ou desconhecem.

.

DESENVOLVIMENTO

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome da Escola: Escola Municipal Construindo o Saber

Ano/ Turma:  5º Ano  do Ensino Fundamental

Tema do Projeto: Educação e Diversidade

Justificativa: Ensinar a importância que se deve ter com as diferenças das pessoas no ambiente escolar e de fundamental importância. A diversidade cultural, ou seja, as diferenças culturais existentes entre o ser humano podem ser expressas das mais variadas formas, tais como: linguagem, dança  vestuário, religião e outras tradições com o a organização da  sociedade, que  devem  ser respeitadas por todos nós. Nos dias atuais a escola está se adaptando quanto a o respeito a outras culturas, tais com o a cultura indígena e a consciência negra, consideramos esta uma prática de imenso valor, pois todos os alunos acabam conhecendo as mais variadas culturas, ocorrendo ai uma mistura entre as já conhecidas por eles e as que estão sendo descobertas. Pois hoje em dia já pode se dizer que uma prática pedagógica sem multiculturalismo é uma prática sem sentido. O brasileiro é afetuoso e aberto, vive em grupos sociais e possui características herda das dos índios e dos negros, não é única e por isso não podemos aceitar um acultura padronizada. O Brasil é multicultural, nós somos um país único, mas é o berço de várias culturas que devem ser respeitadas.

Objetivos: Reconhecer e valorizar a diversidade humana, partindo de um processo de conhecimento e respeito de nossas identidades culturais, com o intuito de resgatar e fomentar atitudes individuais e coletivas contra o preconceito e a favor do respeito às diferenças, com suas crenças, credos e valores, superando assim, a intolerância e a violência entre os indivíduos. Desenvolver cartazes e slides e divulgar, na escola.

PLANEJAMENTO

AULA 01

  • Atividade a ser realizada:  

1-Pesquisa e debate coletivo sobre a historia de Zumbi dos Palmares (Símbolo da resistência dos escravos).

2-  Ensaio da  peça teatral  a ser encenada pelos próprios alunos com o auxilio dos professores buscando mediar o conhecimento através da arte, em homenagem a Zumbi dos Palmares.

  • Duração da atividade: 60 minutos
  • Materiais e recursos necessários: livros, computadores, sala de vídeo, maquiagem, cenário, som, pendrive e figurino.  

AULA 02

  • Atividade a ser realizada:
  1. Exibição do Vídeo Diversidade, Nelson Mandela. Em homenagem a cultura afro- brasileira o desbravado Rolihlahla Madiba Mandela ( Nelson Mandela). Importante Líder da África, vencedor do prêmio Nobel da paz 1993.
  2. -Debate irá ser discutido em rodas de conversas sua vida, seus dilemas. O educador estará mediando o debate instigando as perguntas aos alunos que iram responder entre si.
  • Duração da atividade: 60 minutos
  • Materiais e recursos necessários: Folhas, lápis, canetas, livros, quadro negro, pincel e sala de vídeo.

AULA 03

  • Atividade a ser realizada:

1-Visita ao Orfanato, à construção de valores éticos morais para o desenvolvimento infantil de ambos as partes, educador e educando.

2-Atividade de expressão em forma de desenho livre. Em homenagem a Giovanni di Pietro di Bernardone (Francisco de Assis).

Símbolo de humildade que expande- se além das fronteiras da religiosidade nos demonstrando a verdadeira conduta do cidadão de bem.

  • Duração da Atividade: 02 horas vivenciadas dentro do orfanato e na escola. Assim totalizando 04 horas
  • Materiais e recursos necessários: Transporte, caderno, lápis, caneta, borracha, termo de responsabilidade, lanche.

AULA 04

  • Atividade a ser realizada:

1-Apresentação de Poemas. Visando enaltecer as obras indianistas O Guarani (1857), Iracema (1865) e Ubirajara (1874). Em reconhecimento a José Martiniano de Alencar (José de Alencar). É considerado um dos maiores expoentes do romantismo no Brasil. Com teor nacionalista e indianista, Alencar exaltou diversos aspectos nacionais e a figura do índio como herói brasileiro.

2-Irá ser destacado algumas estrofes e tendo-as como base para inspiração dos poemas que irão ser construídos partindo dos seus conhecimentos prévios.

  • Duração da atividade: 60 minutos
  • Materiais e recursos necessários: Livros, cadernos, lápis, caneta, borracha, quadro negro, pincel.

AULA 05

  • Atividade a ser realizada:

1-Apresentação de uma Música em forma de dança, explorando os movimentos corporais com a participação dos profissionais e assim finalizando a semana com o diálogo respectivo aos dias de estudo e aprendizagem. Uma proposta da paz, idealizamos a cultura de paz entre os educamos na transformação de um mundo melhor.

2-Roda de conversa para debater o que os alunos compreenderam sobre diversidade no decorrer da semana.

  • Duração da atividade: 60 minutos
  • Materiais e recursos necessários: Aparelho de som, pendrive, figurino, cenário.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (186.4 Kb)   docx (256.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com