TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.229 Palavras (9 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

KEILA REGINA V. C. PACHECO-1912194643

LUCIENE GOMES DE LIMA-2810699690

SISHYA M. DOMINGOS-2848234687

YARA MARQUES C. PRADOS-1709132867

Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional

                     Tutora Presencial: Edcelma Borges

CERES – GO

2015

SUMÁRIO[pic 3]

Introdução...................................................................................................................02

Desenvolvimento........................................................................................................03

Considerações finais...................................................................................................10

Referências bibliográficas...........................................................................................11

Introdução

O fato de que a tecnologia façam parte do colégio tem a capacidade surgindo uma inquietação de como fazer uma adaptação as circunstâncias educacionais. Diante, este fato, educadores estão buscando completamente estável extraindo benefícios ao usar a máquina como uma ferramenta a serviço da aprendizagem do estudante.

Novidades nas aulas por usar recursos tecnológicos possuem vida longa e são adequadas para diversos modos de estudantes, para diversas idades e vários graus de aprendizado. O trabalho tem um retorno bastante ativo. É formidável, porém, que exista não somente uma revolução tecnológica nos colégios. É indispensável a revolução na capacitação docente, já que a tecnologia é alguma coisa que ainda será desmistificado para a maior parte dos educadores.

Há uma grande porção de programas disponibilizados para montagem de apresentações de slides, de atividades interativas e jogos; entretanto, determinados educadores não estão sabendo como usar. Usar o computador na aula é o menor dos reptos do educador: usar o computador tornando a aula mais abrangente, interativa, inventiva e perspicaz é que com certeza preocupa. Transferindo a ocupação do quadro-negro para o computador não modifica uma aula. É vital que a metodologia usada seja ponderada em conjunto com os recursos tecnológicos que a atualidade proporciona.

Desenvolvimento

A tecnologia na educação tem uma probabilidade de aprendizagem, desenvolve-se a partir momento da utilização da informática educativa analisando questões como: adaptação dos conteúdos à realidade do educando, Empregando novas metodologias que estimulam e incentivam a participação ativa do aluno no procedimento de aprendizagem e redefinição dos objetivos a fim de desenvolver o indivíduo para a sua inclusão na sociedade moderna.

Ambiente/Sala Temática: Laboratório de Informática e Multimídia

Usuários: Adolescentes de 14 a 16 anos

Recursos Tecnológicos

Justificativa e estratégias de uso

Objetivos

Aplicação de tecnologias assistivas

Computadores

Os computadores promoverão a aprendizagem pondo os usuários com um mundo mais

Fazer com que os estudantes se interajam mais com a internet e todos os cargos que ela proporciona

Televisores 29 polegadas com entrada para pendrive

A TV, Pendrive ou multimídia é um plano que conjetura televisores de 29 polegadas - com entradas para VHS, DVD, cartão de memória e pendrive e saídas para caixas de som e projetor multimídia

Fazer com que os educadores podem, através do pendrive, guardar objetos de aprendizagens que sejam usados na classe, complementando  e apoiando o método de ensino-aprendizagem.

A relação da TV pendrive permite a acessibilidade aos objetos de aprendizagem fabricados em várias plataformas por diversas ferramentas e mídias

Data show

Com essa técnica projetamos figuras estáticas ou em movimento e, do mesmo modo, sincronizamos a projetação da figura com uma trilha sonora emitida por certo  aparelho.

Telão

Novas probabilidades que as TICs nos proporcionam

Fazer com que as figuras permaneçam bem esquematizadas

O telão é indispensável para a projetação das figuras do datashow. Tamanho e qualidade da figura

Passo2

Razoes pelas quais o projeto “Esperança com tecnologias para a educação” vai contribuir para a formação das crianças e adolescentes atendidos pela ONG Esperança.

Neste início de milênio vive-se na Era distinguida por uma nova Revolução Tecnológica. Ainda que sejam diferentes as tecnologias da informação, o computador possui um lugar de evidência nos meios de comunicação e vem induzindo um cenário social, determinando perplexidade ainda naqueles que têm seguido de perto o progresso dessa tecnologia. Assim, ressalta-se que por saber que a escola não pode desconhecer que estamos perante de uma tecnologia que está desfigurando a vida no planeta.

Destaca-se que o mundo de hoje, dominado pela informação e pela informática, não comporta mais uma escola que aprisiona o conhecimento em alguns poucos livros didáticos.

É evidente que as crianças vão à escola para construir e ampliar seus conhecimentos e, também, para apropriar-se do saber construído ao longo do tempo pelo homem. Chegam cheios de sonhos, de ansiedade de expectativas, ou seja, vão para a escola motivada, querem aprender coisas novas, visto que toda criança tem uma curiosidade natural que a faz explorar tudo o que é novo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (174 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com