TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.321 Palavras (18 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

Faculdade Anhanguera de Indaiatuba

CURSO DE PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

        

Indaiatuba- SP

25 de Maio de 2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...……………………………………………………………….....        02

2. DESENVOLVIMENTO……..……………………………………...………….....        03

2.1 Ambientação tecnológica aplicada à educação.…...………………………..        03

2.2 Projeto “Esperança com tecnologias para a educação”..…………….…....         05

2.3 Conteúdos para a capacitação profissional………………………………....        07

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS……………………………………………….…....         10

4. REFERÊNCIAS……………………. ……………………………….………......         11


1. INTRODUÇÃO

A partir do contexto atual em que vivemos, da realidade do mundo digital e da necessidade do indivíduo de se adequar e se beneficiar dos recursos tecnológicos existentes, a ONG Associação Beneficente de Assistência Social Esperança, desenvolveu o projeto “Esperança com tecnologias para a educação” que visa disponibilizar recursos tecnológicos para as diversas atividades desenvolvidas na instituição e criar um ambiente tecnológico destinando ao ensino e aprendizagem de crianças, adolescentes e professores.

Para tanto são descritos neste trabalho os recursos tecnológicos necessários para a ambientação de uma sala multimídia, justificando seus usos e objetivos na utilização de cada um deles, além de descrever as tecnologias assistivas necessárias para criar um ambiente acolhedor e eficiente à inclusão social. Ainda para a concretização do projeto são indicados conteúdos para a capacitação de professores neste ambiente tecnológico.

A proposta da ONG Esperança, com o projeto “Esperança com tecnologias para a educação” é descrita aqui, de forma a compreender a necessidade da utilização de tais recursos, assim como os objetivos que se pretende alcançar.

2. DESENVOLVIMENTO

        Para a concretização do projeto “Esperança com tecnologias para a educação” é proposto a implantação de um ambiente tecnológico destinado ao ensino e aprendizagem, para que crianças e adolescentes desenvolvam suas habilidades, ampliem seus conhecimentos e saibam lidar de maneira mais eficiente com o mundo digital, assim como para que professores se atualizem no conhecimento dos recursos digitais, ampliem seu olhar sobre a interação da tecnologia de informação e comunicação com as práticas pedagógicas e aprendam a utilizar e mediar o que ela tem a nos oferecer.

2.1 Ambientação tecnológica aplicada à educação

Sala: Laboratório de Informática e Multimídia

Usuários: Crianças e adolescentes, de 06 a 17 anos, e professores

Recursos

tecnológicos

Justificativas e

estratégias de uso

Objetivos

Aplicação de

Tecnologias

Assistivas

Computadores e seus periféricos

(mouse, teclado, webcam e fone de ouvido)

Ferramentas básicas   para interação com o ambiente tecnológico e consequente  capacitação dos usuários, sendo recursos indispensáveis no mercado de trabalho atual. O acesso individual aos recursos facilita o aprendizado e permite acesso a conteúdos específicos para o que lhe for posposto. A webcam para utilização nos casos de interação com outros usuários online e o fone de ouvido possibilita que um usuário possa acessar um conteúdo específico sem atrapalhar os demais.

Ambientação e capacitação técnica dos usuários aprendendo a lidar adequada e individualmente com as ferramentas básicas.

Realização de todas as tarefas propostas, como digitação, elaboração de trabalhos, exploração dos recursos digitais disponíveis, acesso à internet, pesquisas, interação online, orientando a socialização virtual e aprendizagem em geral.

Para deficientes visuais, teclado Braille e sistema Dosvox[1] (comunicação por áudio). Para deficientes auditivos, software HandTalk[2], (tradução para libras). Para deficientes físicos, pulseira de peso, estabilizador de pulso e abdutor de polegar (para aqueles que têm o tônus muscular flutuante), haste para digitação, que pode ser fixada na cabeça, boca ou queixo[3] (para aqueles com impossibilidades motoras nos braços.

Internet

(banda larga e rede wi-fi)

O acesso à internet é indispensável no ambiente tecnológico.

É necessário disponibilizar acesso a toda a rede de computadores que se criará e wi-fi liberada para alunos e professores que possuam dispositivos móveis.

Acesso ao mundo digital e a todo o conteúdo que a internet pode oferecer como enriquecimento da aprendizagem.

Explorar as funcionalidades dos dispositivos móveis e permitir que quem os possua possa usufruir da internet.

As tecnologias necessárias nesse caso são os equipamentos para seu acesso, de acordo com a necessidade de cada um (teclado, comando ou softwares, especificados nos itens desta tabela)

Notebooks

O notebook facilita o deslocamento, podendo ser levado para outros ambientes, emprestado para usuários que o necessitem por mais tempo, otimizando o aprendizado.

Para que professores que não tenham esta ferramenta possam emprestá-lo da instituição e assim ter mais contato com o  material, utilizando-o para sua capacitação profissional, para preparação de aulas e para explorar mais seu conteúdo.

Podem ser equipado com os mesmos softwares e ferramentas que um computador desktop.

Tablets

Ferramenta que deve ser explorada, no seu principal diferencial que é a mobilidade e acesso wi-fi.  Sua utilização para este fim é muito semelhante aos smartphones, englobando assim seu aprendizado. Pode-se destacar seu uso também como recurso para leituras virtuais.

Explorar este recurso em situações onde haja necessidade de mobilidade (fora da sala de aula, criação de vídeos e fotos) e apresentando e estimulando como recurso de pesquisa em qualquer ambiente onde haja acesso wi-fi e também como recurso para leitura.

Estes recursos também contam com softwares de inclusão já citados, além do  CPqD Alcance[4] (indica em áudio em que opção o usuário está tocando) e o Touchscreen Braille Writer[5] (permite que o usuário escreva em Braille a partir da própria tela).

Impressora

Wi-fi

A impressora com sistema wi-fi permite que dispositivos móveis se conectem diretamente a ela sem necessidade de intermediação com um computador.

Permitir que os usuários de dispositivos móveis se beneficiem desta tecnologia, diretamente de seus aparelhos que possuam acesso wi-fi, como laptops, tablets e smartphones.

Não necessita de tecnologia assistiva específica para seu uso, apenas o software/equipamento adequado à deficiência de cada indivíduo (já citados acima).

Lousa Digital (e seus componentes)

A lousa digital é um novo mecanismo de interatividade na área da educação, possibilitando uma abordagem inovadora e colaborando com as práticas pedagógicas. É possível compartilhar diferentes conteúdos digitais, inclusive diretamente da internet.

Permite maior interação dos alunos, estimulando o aprendizado.

Por ser uma tendência, é de extrema importância a adequação do professor a este recurso.

Proporcionar um ambiente tecnológico que é tendência no universo escolar, capacitando professores para sua utilização e ambientado os alunos nesta interação.

Proporcionar aulas mais eficientes, visualizando as informações de forma prática e ajudando em um melhor aprendizado e compreensão, além de tornar o ensino mais interessante, dinâmico e interativo.

Devido às lousas digitais transmitirem o mesmo conteúdo observado na tela do computador, torna possível adequar o computador individual do deficiente, com os softwares necessários para que ele tenha acesso ao mesmo conteúdo da maneira que lhe for mais conveniente. A interatividade do deficiente com a lousa em si, quando possível, pode ser auxiliada pelo professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (220 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com