TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação

Por:   •  23/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

[pic 1]

DESAFIO PROFISSIONAL

Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação,Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Claudia Francisco Caetano

403737

Eclair S.S. Castro

403536

Maria Ap. Barbosa

403618

Valdirene Ap. Furlan  Moreton

                        394316

Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação,Tecnologias Aplicadas  à educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional”, sob a orientação da professora-tutora. 

ITATIBA, Setembro de 2015.


INTRODUÇÃO

Nos dias atuais as tecnologias invadiram as nossas casas,as nossas vidas,a nossa rotina de maneira geral.Hoje tudo o que vamos  efetuar necessitamos de algum tipo de tecnologia pela facilidade que nos proporciona.

Nas nossas residências os eletrodomésticos são muito equipados com a tecnologia,não precisamos fazer coisas que antigamente fazíamos como descongelar a geladeira. Hoje os empresários não precisam se preocupar quando estiver fora do escritório,pois através de um aplicativo no celular ele consegue ver toda a movimentação dentro da empresa mesmo não estando lá.

       Com todo esse avanço tecnológico surgindo à educação não poderia ser diferente, mas a tecnologia na educação Brasileira não é algo recente, nos últimos anos ocorrerão várias mudanças em sua estrutura, ocasionando vários pontos positivos, o uso dessa tecnologia dentro e extraclasse se tornou uma ferramentas importantíssima para o ensino-aprendizagem dos alunos, pois contribuindo para facilidade na compreensão de conteúdos e pesquisa, dentre muitos outros benefícios.

Estaremos mostrando em nosso desafio de que forma a tecnologia deve ser inserida na educação, e de quais maneiras as tecnologias poderá ser utilizada de que forma irá beneficiar pedagogicamente e quais as soluções apresentadas para que os aprendizes e professores tenham esse grande desafio no qual terão que tornar a tecnologia como uma grande aliada para facilitar o ensino-aprendizagem de todos os envolvidos.

. “A teoria sem a prática vira 'verbalismo', assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade.” 
―Paulo Freire.

Passo 1

As tecnologias deverão ser usadas de acordo com a idade e com o desenvolvimento cognitivo e da faixa etária de cada um As tecnologias devem ser utilizadas com objetivos específicos. Considerar capacidade cognitiva e faixa etária dos usuários, estratégias didáticas e capacidade de operacionalização. 
ONG ESPERANÇA 
PROJETO: “ESPERANÇA COM TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO”
A ONG Esperança tem como seu objetivo proporcionar a cerca de 300 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, um ambiente seguro para prática de esportes e atividades lúdicas, reforço escolar, oficinas de artesanato, música e cursos profissionalizantes,oferecendo a comunidade carente oportunidade de desenvolvimento que vai além do ambiente escolar. 
Inicialmente, para inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) à ONG Esperança, em reunião com os docentes, ficou decidido pela utilização de 100 tablets, que seriam disponibilizados e inseridos á rotina das salas temáticas, de forma a atingir grande parte dos aprendizes. 
Ambiente: Brinquedoteca e sala de reforço.
Usuários: Crianças e adolescentes dentre 6 e 17 anos. 
Espaço BRINQUEDOTECA: Seriam disponibilizados 50 tablets, para utilização de crianças de 6 a 10 anos. 
Espaço SALA DE REFORÇO: Disponibilidade de 50 tablets para utilização dos aprendizes de 10 a 17 anos, para auxílio nas disciplinas ministradas. 
Teconologias que irão compor o ambiente: tablets com acesso a internet, para utilização de sites educativos, jogos e softwares.
Justificativa: Para favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento das competências e habilidades das crianças em idade de letramento e dos adolescentes da ONG Esperança, foram escolhidos, como tecnologia a ser aplicada os tablets. 
Para definição de qual aparelho adquirir foi levado em conta à facilidade para manuseio e disposição. Os tablets são geralmente leves, e compactos o que o torna o ideal para armazenagem e um grande aliado para a educação podendo ser utilizado tanto pelos jovens como pelas crianças, na brinquedoteca ou nas salas de reforço escolar. 
Objetivos: Os tablets, seriam adquiridos com o objetivode proporcionar aos alunos conhecimento e aprendizagem através das ferramentas da internet. O intuito principal é contar com as facilidades e abrangência do uso dos aplicativos, jogos e sofwares para que juntamente com os educadores possam contribuir no letramento das crianças, e fixação de conteúdos no caso dos adolescentes, proporcionando dessa forma, apoio na parte pedagógica. 
A inserção dessas tecnologias no meio educacional, contam ainda com a vantagem de favorecer a construção de habilidades e atitudes, e aumenta as possibilidades de pesquisa, de escolha, e de situar informações, criar e participar, dilatando os espaços dos ambientes de aprendizagem e ampliando as oportunidades de conhecimento.
Estratégias de uso: Os tablets serão usados, no caso da Brinquedoteca, em um momento de descontração das crianças, possibilitando que os educadores em momentos pontuais, substituam os jogos e brinquedos tradicionais, pelo uso dos aparelhos. A intenção é que o momento da “brincadeira” seja também um momento de aprendizagem, quando através de jogos e softwares divertidos e coloridos às crianças possam dar continuidade e dilatar ainda mais a aprendizagem de dentro da sala de aula. 
No caso da sala de reforço, os docentes poderão aliar o ensino das salas de aula, com bons aplicativos para fixação. No caso do reforço em matemática, por exemplo, o aluno terá a possibilidade de executar um aplicativo, que o desafia com problemas, e operações, fazendo com que o seuinteresse em vencer o desafiante o torne mais atento aos conteúdos ministrados. 
Como a tecnologia será aplicada: Os docentes em um primeiro momento necessitarão de cursos capacitadores para a aplicação das tecnologias nas salas temáticas. A intenção pedagógica é que cada aluno, de acordo com a sua faixa etária seja direcionado pelos educadores, de forma que facilite ainda mais o seu trabalho, quando o momento da brincadeira e do reforço se tornem algo interessante e desafiador para os alunos. 
Aos educadores ficará o desafio da consolidação, do sucesso, o direcionamento pedagógico adequado das atividades, e dependendo deles para a correta definição e escolha dos sites, softwares ou jogos educativos que possam acrescentar conhecimento e contribuir positivamente com o aprendizado. Nenhuma atividade com o uso da tecnologia deverá ocorrer sem um objetivo claro, pois é comprovado que se utilizado de forma irresponsável, sem forço a tecnologia só contribuirá para a perda do tempo de estudo dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com