TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.482 Palavras (10 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação à Distância

Anhanguera Taubaté Unidade 1

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

PEDAGOGIA

Cintia Patrícia da Silva Marcelino                                                       RA  2859137291

Mary Cristiane de Sousa Silva                                                            RA  1711162871

Sebastião Anderson Soares de Azevedo                                           RA  2867972787

Silvana da Silva Ramos                                                                      RA  2862977960

Maria Zilda Martins                                                                             RA  2850141590

Tutora Cilene Aparecida da Silva Freitas

Taubaté, 25 de Maio de 2015

1.Introdução:

 

Este desafio mostra a importância dos temas, filosófico e sociológico da Educação, Tecnologia Aplicada à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

O Projeto ONG Esperança, retrata muito bem esses temas, para se criar salas temáticas aplicamos a tecnologia, ao escolher o público alvo, o Projeto teve a preocupação social e filosófico. Para o desenvolvimento Pessoal e Profissional, foi exigida a capacitação dos funcionários, através de cursos diversos.

2. Desenvolvimento:

2.1 – Passo 1

Tecnologias Aplicadas, salas temáticas e ambientes

        Com os vários recursos voltados para o âmbito e pedagógico, podemos observar diversas formas de trabalharmos com os educandos, utilizando diversos recursos tecnológicos e outros não tecnológicos mais de todos de grande importância para a comunicação.

Recursos Tecnológicos

Justificativa e Estratégias de Uso

Objetivos

Aplicação de Tecnologias Assistivas

Computador

[pic 2]

Reproduzir clips de músicas infantis, que contenham em sua letra os números, para que os educandos possam identifica-los.

Reconhecer e diferenciar os números.

Equipamentos de entrada e saída (síntese de voz, Braille), auxílios alternativos de acesso (ponteiras de cabeça, de luz), teclados modificados ou alternativos, acionadores, softwares especiais (de reconhecimento de voz, etc.), que permitam os educandos com deficiência a usarem o computador.

Lousa Digital

[pic 3]

Explorar o quiz (jogo de perguntas e respostas), onde os educandos responderão perguntas relacionadas aos conteúdos apresentados, memorizando assim os mesmos.

Desenvolver habilidades de raciocínio.

Fica mais fácil trabalhar com a questão, concentração, atenção e da coordenação motora fina. O educando que não tem movimento de pinça, fica fácil manusear a lousa, pois pode escrever com os dedos. E também não podemos esquecer, dos deficientes de baixa visão, e o acesso que um cadeirante tem.

PowerPoint (computador)

[pic 4]

Montar uma receita, mostrando o passo a passo, pedindo aos educandos ajudarem na preparação, usando as medidas (números) para a preparação.

Conhecer o uso dos números em diversas situações do nosso cotidiano.

Trabalho aplicado com sucesso, para o educando com deficiência intelectual (DI).

Biblioteca + Cinema

[pic 5]

[pic 6]

Visitar a biblioteca e manusear os livros, visando o estímulo da leitura. Após esse contato pedir para que escolham um exemplar, onde faremos um cinema caseiro utilizando o retroprojetor para a contação da história.

Ampliar a socialização Conhecer um conto e suas características Distinguir personagens do conto Recontar o conto

Atende todo nosso público em geral.

Pranchas e Placas de

Comunicação

[pic 7]

Uso das placas para atender as necessidades dos educandos com dificuldades de fala e de escrita.

Ampliar a comunicação dos educandos de modo que com o uso das placas elas consigam formar frases expressando o que estão querendo ou pensando.

Atende todo público em geral, pois auxilia no processo de comunicação e linguagem de ambas as idades e diferentes níveis de aprendizagem.

2.2 – Passo 2

Apresentação da ONG – Projeto Esperança

1° Parte do Projeto:

Quando falamos em Tecnologia Assistiva, significa que desejamos resolver com criatividade os problemas de crianças e adolescentes com ou sem deficiência. Foi pensando nessa questão, que o Projeto ONG Esperança criou um espaço amplo com salas com TA, pois grande parte de nossa população é detentora de alguma deficiência, seja ela, física, mental ou visual. E muitas vezes, porque não falarmos na maioria delas essas pessoas sofrem discriminações de outras pessoas e até mesmo do “mundo” que as cercam. Vendo isto, a ONG, visa trabalhar para facilitar o entrosamento dos educandos, possibilitando assim, sua comunicação com o mundo.

 Esperamos que essas salas sirvam como fontes inspiradoras para tantos outros recursos e alternativas que ainda surgirão. A partir de agora descrevemos várias situações reais que fazem parte da rotina e do espaço físico da ONG Esperança. As salas de Tecnologia Assistiva, nos possibilitam a trazer os educando para um mundo no qual era impossível de ser incluído.

A Lousa Digital ajuda a trabalhar com a questão, concentração, atenção e da coordenação motora fina. Acriança que não tem movimento de pinça, fica mais fácil manusear a lousa, pois pode escrever com os dedos. E também não podemos esquecer-nos dos deficientes de baixa visão, e o fácil acesso para cadeirantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (225.4 Kb)   docx (130.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com