TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociológicos da Educação

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.807 Palavras (8 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 8

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação

Atividade Colaborativa

NOME

Suze Miguel da Silva

RA

6448309494

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

08/11/2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação

Atividade Colaborativa

Atividade Colaborativa

Atividade desenvolvida para a disciplina Fundamentos Sociológicos da Educação apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor (Carla Matie de Jesus Egi).

Anhanguera Educacional

08/11/2014

Análise sociológica sobre o sistema educacional brasileiro

Introdução

Bourdieu com suas teirias conseguiu achar uma resposta bem significativa para todos os probems encontrados nas desigualdaes escolares, e com isso se tornou um marco do conecimemto da historia da ociologia daducação, e da pratica do pensamentoeducacional do mundo todo.

Dominava muito bem as Ciencias Sociais e o senso comum , tinha visão otimista sobre a inspiração funcionalista , onde juntava a escolarização a um papel central no processo de superação de atraso economico, e da sociedade tradicional,onde pensava em uma sociedade mais justa e moderna ,democratica e de mais qualidade .

Tinha a visão de que uma escola publica e gratuita ajudaria a resolver o problema do acesso a educação , tendo assim garantia , em principios , a igualdade e oportunidades para todos os cidadãos.

Nos anos 60 houve uma grande crise, relacionada a concepção de escola , gerada por varios movimentos, um dos quais foram a divulgação de uma serie de pesquisas quantitativas , direcionadas por governos ,Ingles, Americano,e Frances , que de forma geral e clara direcionava o peso da origem social sobre os destinos escolares.

Mesno sabendo que eram passageiros os diferenciais encontrados no Sistema de Ensino, e conseguindo resolver tudo com muito mais investimento,     as pesquisas ajudaram a gerar confiança na igualdade de oportunidades diante da escola, conseguindo dessa forma ter não somente mais desempenho escolar , dons individuais , e sim mais origem social dos alunos.

Veio tambem a mudança nos anos 60 , sobre a educação , por estar relacinada a acontecimentos inesperados da massificação do ensino.

Considerando um grande processo de frustração dos estudantes, principalmente os frances, onde o caracter era altoritario e elitista do sistema educacional, com baixo retorno social e economico, interssados pelos certificados escolares no mercado de trabalho.

Bourdieu, nos direcionou com um novo metodo de interpretação da escola e da educação, que de certa forma parecia ser capaz de resolver tudo que a perpctiva anterior não conseguia.

Propos um novo incentivo teorico para a analise da educação , sabendo que os dados das estatisticas acumuladas desde os anos 50 e analise de confiançã no sistema de ensino vividas nos anos 60 ganhariam uma nova interpretação.

Observamos duas partes importantes nesse conceito , a primeira esta dirigida as teses de Bourdieu , sobre a escola e o papel das desigualdades sociais , e a segunda esta direcionada as analises e reflexoes de Bourdieu, ligadas ao tema da contituição diferenciadas dos autores seguindo suas origns sociais e familiares , e os acontecimentos ligados a formação modificadas para as realidades e comportamentos escolares.

Fundamentação teórica: análise de Pierre Bourdieu

Investigador do sistema escolar , Frances , concluiu que ao inves de ter uma formação transformadora ,reprodusia e reforçava as desigualdades sociais.

Em sua teoria ele criou serie de conceitos , como , habitus e capital cultural, partiam de uma tentativa de superação da oposição entre subjetivismo e objetivismo , a noção do habitus direcionava –se a incorporação de uma determinada estrutura social    pelos individuos , interfirrindo no seu modo de agir, sentir, e pensar , de maneira que se começam a confirma-la e reproduzi-la mesmo que nem sempre de modo consiente.

Bourdieu, utilizava o capital cultural ,que se acumulava na educação, e tinha tres maneiras de apresentar muito influente nas trocas simbolicas ,que seriam as :informaçoes e valores(estado incorporado)aprendido sob a forma de bens como livros , quadros, maquinas tec, (objetivado) certificados e diplomas , (industrializados).

Por esses instrumentos simbolicos são demostrados o conceito de violencia simbolica,legitimadora da dominação e posta em pratica pelo meio de modalidade de vida.

Direcionada as camadas dominadas , a maior consequencia da violencia simbolica exercida pela escola, não é a cultura familiar é a implantação de uma nova cultura , que seria prejudicada por falta de condiçoes nessesarias a sua recepção, e sim o reconhecimento por parte dos menbros dessas camadas,  da superioridade e legitimidade da cultura dominante.

Porem o reconhecimento seria traduzido numa desvalorização do saber e do saber fazer tradicionais , como por exemplo, da medicina, artes, e da linguagem popular               , e mesmo do direito habitual , em favor do saber e do saber fazer socialmente legitimados.

A reprodução e legitimação das desigualdades sociais proposta pela escola não resultariam apenas da falta de bagagen cultural apropiada para a recepção da mensagem escolar.

Bourdieu, procurava demosntrar que a escola valoriza e cobra o dominio de um conjunto de referencias culturais e linguisticas , mais tambem , um modo especifico de se relacionar com a cultura e o saber.

O sistema escolar pensou em reproduzir as diferençãs entre os dois modos basicos de se relacionar com a cultura, um deles é desvalorizado , que se caracteriza pela figura do aluno esforçado, estudioso, que procura buscar e compensar sua distancia em relação a cultura legitima , por meio de dedicação insistente as atividades escolares .

O outro modo , seria valorizado , tendo um aluno dado como brilhante , desfiador, talentoso, inteligent, e muitas vezes precose , onde atende a todas as necessidades e exigencias da escola , sem demonstrar muitos esforços , e muitas habilidades e sabedorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (171.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com