TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociológicos da Educação

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.004 Palavras (13 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 13

 [pic 1]

Unidade de Ensino: Anhanguera Educacional - UNIDERP

Curso: Pedagogia – Licenciatura

Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação

Componentes:  *Adriana Barbosa de Souza –RA- 432502  

                         *Ellen Oliveira da silva –RA- 433772

                         *Elizete Barbosa da silva –RA- 430217

                         

Título: Sociologia da Educação e sua representação na sociedade

Tutor a Distância: Leandra Maria Luna Navarros

Cidade: Santa Cruz- Rio de Janeiro

Data: 11/2014        

[pic 2]

Componentes:  *Adriana Barbosa de Souza –RA- 432502  

                         *Ellen Oliveira da silva –RA- 433772

                         *Elizete Barbosa da silva –RA- 430217

Título: Sociologia da Educação e sua representação na sociedade

 [pic 3]

SUMÁRO:

1 – Introdução.............................................................................................................................4

2 – Desenvolvimento..................................................................................................................5

2.1 – As concepções da Sociologia da Educação.......................................................................5[pic 4]

2. 2 – ................................................................6[pic 5]

2.2.1 –...........................................7

2.3 –......................................9

2.4 –........................10

2.5 –.............................................12

2.6 –.......................................................................................................13

3-............................................................................................................................14

Introdução:[pic 6]

     Quando a Psicologia é inserida no espaço educacional, prepara os conteúdos a serem ensinados, tendo objetivo estabelecer, outros e novos patamares, para compreender as vivencias do dia-a-dia da escola, promovendo uma reflexão conjunta que possibilitem o levantamento de estratégias para que venha reduzir as dificuldades enfrentadas na educação.

     A Psicologia também busca mostrar como, com a ajuda da interação entre o professor e aluno, é possível a obtenção do saber e da cultura, por tanto é fundamental o papel do professor nesse processo, pois, procura estruturar condições para a ocorrência de interação professor e alunos, que levam a apropriação do conhecimento.

Contribuições da Psicologia para a Educação[pic 7]

      Este texto mostra a importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem. A Psicologia, em relação ao comportamento do ser humano, tem sido uma atividade natural, praticada informalmente e assistematicamente no dia a dia das pessoas, sendo assim, chamada de Psicologia do Senso Comum. Já a Psicologia Científica, procura entender o comportamento do ser humano e seu processo evolutivo, pois seu princípio é a pesquisa racional e profundamente influenciada pela visão de mundo. Qualifica-se a Psicologia da Educação, como uma dimensão para onde concentram interesses e discussões sobre a aprendizagem e tudo o que está, direto ou indiretamente, à problemas no âmbito educativo escolar.

    Aprendizagem é de suma importância para a vida humana, pois a sociedade busca meios para fazer da aprendizagem mais eficiente, sendo considerados contextos educativos.

    Devemos levar em conta as notáveis matrizes teóricas da Psicologia no século XX e suas realizações, para termos uma percepção sobre a aprendizagem. Este fenômeno foi estudado inúmeras vezes: uns enfatizam a motivação para aprender, outros salientam o resultado da aprendizagem. E foi assim que as análises sobre a aprendizagem se iniciaram e vários modelos desenvolvidos. Distingue-se pelo menos, dois exemplos de teorias de aprendizagem: no modelo associacionista, a aprendizagem é oferecida como determinação de uma ligação entre estímulo e resposta, destacando o condicionamento clássico de Pavlov e o condicionamento operante de Skinner. A Aprendizagem, no modelo cognitivista, é a renovação cognitiva de problemas ciscunstanciais. Os associacionistas iniciaram uma explicação mais simplificada para, posteriormente, instruir comportamentos mais complexos, através de um encadeamento de etapas. Já as cognitivas escolheram estudar processos e outros mais elementares. O principal mediador do processo de aprendizagem é o próprio aprendiz.              A Psicologia no processo ensino-aprendizagem é de suma importância, pois habita no reconhecimento de que a educação é uma manifestação verdadeiramente complexa e por ser impactante, em relação ao desenvolvimento humano, impõem que se apreciar a diversidade e a globalidade das práticas educativas, em que o ser humano se encontra mergulhado, isto porque a educação divide-se em múltiplos contextos, nos quais as pessoas vivem e participam conceituados como ambiente educativo.
  O educador tem o compromisso de aperfeiçoar profissionalmente, renovar os paradigmas norteadores de sua ação para amparar o espaço individual e psicossocial do educando, sendo resultante dessa conversa entre as três exigências, que são elas: a realidade de quem aprende, a realidade do objeto a ser aprendido e a realidade de quem ensina. Esta compreensão é fundamentada e justificada, pela preocupação em refletir e ocasionar o repensar das práticas pedagógicas instituídas, sendo como um requisito necessário para que essas práticas realizam de um modo mais ético, mais eficiente e eficaz, cumprindo com êxito a função de socialização.

Teorias da Aprendizagem[pic 8][pic 9][pic 10]

Teorias

Psicologia – Aspectos                  Conceituais

Contribuições Para o âmbito Educacional

Teoria verbal significativa

Os aspectos conceituais tem como objetivo representar tratos expressivos entre concepções na forma de proposições, sendo a mesma constituída de dois ou mais vocabulários, para formar uma construção autônoma de significados que comportam desvendar as concepções ou interpretações não aprovado de um conceito.

São ponderados instrumentos úteis para agenciar significados, já que os educandos sempre trazem algo deles mesmos para a negociação, não são como uma tábua rosa ou como um reservatório vazio que o professor deve preencher.

Piaget

Teoria genética da aprendizagem

Os estudos mostram que o desenvolvimento humano constitui uma área de conhecimento da Psicologia, cujo teorema concentra-se em entender o homem em todos os seus aspectos, emglobando fases deste nascimento até o mais completo grau de maturidade.

A busca pela compreensão tem culminado na elaboração de várias teorias que procuram reedificar diversas metodologias e ponto de vistas, o estado de representação do mundo e de suas ligações com as visões de mundo e de homem.

Vygotsky

Teoria sóciocultural

Esta teoria concentra-se na conexão entre a interação social do indivíduo junto ao seu desenvolvimento cognitivo, já que a competência é edificado nas interações dos sujeitos com o meio e com outros indivíduos.

A comunicação dos indivíduos, medida pela cultura pode levá-lo a utilizar técnicas e conceitos adquiridos durante o esforço colaborativo para resolver situações com autonomia.

Teoria da aprendizagem colaborativa

Representa uma resposta teórica  e metodológica favorecendo uma forma de ensinar e aprender que supera o exemplo tradicional de ensino, pois, reúne os sujeitos na transformação social.

O educando é um componente ativo na edificação e desenvolvimento do seu percurso individual, contudo, o contexto educativo deve compor situações para que este se desenvolva autonomamente.[pic 11][pic 12]

As principais teorias e suas contribuições para a educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (198.3 Kb)   docx (38.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com